Moto BMW CE 02 – Não é moto, não é scooter. É uma eParkourer!

BMW CE 02 – Não é moto, não é scooter. É uma eParkourer!


A aposta na eletrificação da gama é um passo que a BMW Motorrad quer continuar a dar rumo a um futuro mais sustentável do mundo das duas rodas. Depois da scooter elétrica CE 04 há dois anos, chegou agora a vez da marca apresentar uma segunda proposta movida a eletricidade. A nova BMW CE 02 foi revelada ao mundo durante o festival Pure&Crafted “Powered by BMW” realizado paralelamente aos Motorrad Days, evento sobre o qual teremos uma reportagem completa na próxima edição da Revista MotoJornal, em breve nas bancas!

A BMW Motorrad define a CE 02 como sendo uma eParkourer, uma denominação que claramente se inspira no Parkour, desporto urbano diferenciado pelas manobras dos seus praticantes enquanto exploram a cidade e formas inusitadas de ir do ponto A ao ponto B, e que se adapta na perfeição às capacidades dinâmicas e técnicas desta moto elétrica, concebida de origem para ultrapassar os obstáculos urbanos em grande estilo.

A sua estrutura e proporções foram reduzidas ao minimalismo associado às propostas elétricas urbanas, com rodas grandes, um quadro pintado de preto que contrasta com o cinza mate do motor elétrico. A imagem futurista da CE 02 ganha novos contornos quando olhamos para a variante Highline, com as bainhas da forquilha dianteira a serem pintadas de dourado a combinarem com a opção de cor Petróleo.

O motor elétrico está disponível em duas versões: 15 cv de potência máxima, ou, para os mais jovens que começam a dar os primeiros passos no mundo das duas rodas, uma versão limitada a 5 cv e que permite que a CE 02 atinja os 45 km/h, sendo por isso equivalente a um ciclomotor.

Na versão mais potente, de 11 kW (15 cv), e por isso equivalente a uma 125 cc, a BMW Motorrad anuncia que a autonomia é de mais de 90 km, sendo que a velocidade máxima atingida será de 95 km/h. Porém, a grande mais-valia deste motor elétrico será a sua capacidade de aceleração instantânea, ideal para enfrentar com rapidez as acelerações de semáforo em semáforo rumo ao destino.

A energia, no caso da versão de 11 kW, é fornecida por um conjunto de duas baterias de iões de lítio, refrigeradas por ar, com uma voltagem de 48 V, cada uma com uma capacidade de armazenar 1,96 kWh. No caso da versão de 4 kW a CE 02 conta apenas com uma única bateria.

As baterias podem ser carregadas numa convencional tomada elétrica doméstica com recurso ao carregador externo de 0,9 kW.

Tempos de carregamento:

CE 02 11 kW – 0 a 100% em 312 minutos; 20 a 80% em 168 minutos

CE 02 4 kW – 0 a 100% em 182 minutos; 20 a 80% em 85 minutos

Existe ainda, como equipamento opcional e apenas para a versão de 11 kW, um carregador com uma capacidade de 1,5 kW, sendo que a sua utilização reduz bastante o tempo de carregamento das baterias.

Em termos de performances, e para além das velocidades máximas acima referidas, a CE 02 de 11 kW consegue acelerar até aos 50 km/h em apenas 3 segundos, com o condutor a poder aproveitar ao máximo os 55 Nm de binário, sempre disponíveis, graças aos sistemas eletrónicos de ajuda à condução.

Entre estes sistemas encontramos o ASC – controlo de estabilidade automático, perfeito para pisos com aderência reduzida garantindo a tração máxima do pneu traseiro, enquanto o RSC – controlo de recuperação da estabilidade, que é semelhante ao ajuste do efeito travão-motor, permite manter a estabilidade da CE 02 nos momentos de desaceleração mais agressivos.

Convém também referir que a BMW Motorrad instala na CE 02 um valioso sistema de marcha-atrás, perfeito para as manobras em espaços apertados.

Refira-se que existem diferenças de peso consideráveis entre as duas versões: no caso da CE 02 mais potente o peso é de 132 kg, enquanto na versão menos potente o peso é de apenas 119 kg.

Seja como for, o baixo peso ajudará os condutores, mesmo os menos experientes, a conseguirem divertir-se aos comandos desta moto elétrica da BMW Motorrad, beneficiando de uma maneabilidade e agilidade acima da média, mas também usufruindo de muita confiança graças ao assento a apenas 750 mm de altura do solo, o que permite chegar com os pés ao solo facilmente.

Claro que a BMW Motorrad permitirá aos condutores da CE 02 ajustar o comportamento e reposta do motor elétrico às suas necessidades. Estamos a falar dos modos de condução.

De série, esta novidade vem equipada com os modos de condução Flow e Surf. No primeiro modo, o motor permitirá poupar alguma bateria graças a uma resposta mais suave aos impulsos no acelerador, enquanto a regeneração de energia é de nível médio. No caso do modo Surf, a reposta ao acelerador é mais dinâmica e a recuperação de energia é nula, permitindo “surfar” facilmente entre o trânsito.

Existe ainda um terceiro modo de condução, disponível como opcional, denominado de Flash. Este será o modo preferencial para aqueles motociclistas que desejam chegar ao destino mais rapidamente, sem concessões em relação à autonomia, e beneficiando de uma resposta mais direta por parte do motor da CE 02.

Ao nível da ciclística, temos de destacar ainda a utilização de forquilha dianteira com bainhas de 37 mm, enquanto na traseira está instalado um monoamortecedor fixo diretamente ao monobraço oscilante, e que permite o ajuste da pré-carga.

Os travões são de disco, em ambos os eixos, e o ABS é uma presença que otimiza a segurança. Já a posição de condução, nomeadamente dos pés / pernas, pode ser uma de duas, pois a BMW CE 02 conta com dois poisa-pés, um mais avançado e outro em posição mais convencional, que permitem ao condutor optar pela posição que for mais cómoda para si.

Uma última nota para o pacote de equipamento especial Highline, que inclui os seguintes elementos:

– Modo de condução Flash;

– Fitas decorativas específicas nas jantes;

– Forquilha com bainhas anodizadas em dourado;

– Assento Highline em preto / petróleo;

– Punhos aquecidos;

– Suporte para smartphone e o Connected Ride Control;

– Carregador rápido de 1,5 kW (apenas na versão de 11 kW / 15 cv)

Apesar de a BMW Motorrad não ter indicado oficialmente nem disponibilidade nem o preço, durante a apresentação mundial da CE 02 que decorreu no festival Pure&Crafted em Berlim, e onde a Revista MotoJornal marcou presença a convite da BMW Motorrad Portugal, fomos informados de que potencialmente o preço desta eParkourer elétrica da marca alemã poderá rondar um valor entre os 8.000 e os 9.000 euros.

Teremos agora de aguardar pela confirmação oficial sobre o preço, mas também sobre quando a poderemos ver nos concessionários de todo o mundo.

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