Moto Yamaha MT-09 Y-AMT – A estreia da transmissão automatizada desportiva

Yamaha MT-09 Y-AMT – A estreia da transmissão automatizada desportiva


O modelo que estreou há vários anos o motor CP3 (tricilíndrico Crossplane) volta a ser o escolhido pela Yamaha para estrear uma grande novidade desenvolvida pela casa de Iwata. A nova MT-09 Y-AMT foi finalmente revelada oficialmente e neste artigo vai encontrar todos os detalhes desta novidade.

Para além de todas as novidades introduzidas na mais recente geração da hyper naked japonesa, a Yamaha decidiu oferecer aos motociclistas a oportunidade de desfrutar de uma experiência de condução especial. Isto porque a nova MT-09 Y-AMT conta com o denominado Yamaha Automated Manual Transmission.

O que, basicamente, significa que temos à disposição uma transmissão automatizada que elimina a necessidade de utilizar manualmente a embraiagem da moto, com um sistema eletrónico a gerir as trocas de caixa.

Concebida para revolucionar a experiência de condução no seu aspeto mais desportivo, a Y-AMT permite que os condutores se concentrem exclusivamente no desempenho da MT-09 ao redefinir o processo de troca de relações de caixa, podendo ser operadas com os dedos ou de forma totalmente automática.

Assim, e de acordo com a Yamaha, o novo sistema estreado na MT-09 Y-AMT proporciona trocas de caixa mais rápidas e sem perdas de tempo, gerando uma experiência de condução mais empenhada e envolvente.

Do ponto de vista mecânico, o motor tricilíndrico CP3 de 890 cc é mantido tal como o conhecemos. É acoplado o sistema Y-AMT que adiciona 2,8 kg à unidade motriz, que atua através de um sistema de dois atuadores eletrónicos, que operam os controlos da embraiagem na mão esquerda e seletor de caixa no pé esquerdo, o que significa que o condutor da moto não tem de realizar qualquer movimento para trocar de caixa, o Y-AMT integra-se com acelerador eletrónico e disponibiliza vários modos de funcionamento.

As mudanças de relação de caixa são realizadas através das patilhas colocadas junto à ponta dos dedos da mão esquerda do condutor.

Os condutores podem utilizar o polegar e o indicador para engrenar mudanças mais altas com o seletor ‘+’ e engrenar mudanças mais baixas com o seletor ‘-‘. Podem ainda optar pelo funcionamento apenas com o dedo indicador para uma condução mais desportiva, puxando o seletor ‘+’ para engrenar mudanças mais altas e empurrando-o para engrenar mudanças mais baixas.

Como não é necessário usar embraiagem, o condutor pode escolher mais facilmente o melhor momento para mudar de velocidades, sem perder a concentração na melhor trajetória e noutros controlos.

A ausência do tradicional pedal do seletor de velocidades na MT-09 Y-AMT permitirá, de acordo com a Yamaha, ao condutor posicionar melhor a parte inferior do corpo nas curvas, aumentando a sensação de estabilidade e criando uma ligação ainda mais próxima com a moto.

Quando a moto está parada ou roda a baixas velocidades, o sistema Y-AMT controla o funcionamento da embraiagem e da caixa de velocidades, tornando mais fácil controlar os momentos de arranque, as manobras a baixa velocidade ou circular pelo meio do tráfego intenso em cidade.

O sistema assume totalmente as funções de mudanças de velocidades quando está num dos dois modos AT (automáticos), mas pode ser desativado com a alavanca de controlo.

O modo D+ liberta todo o potencial e carácter desportivo do motor CP3 da MT-09 Y-AMT, mantendo a mesma relação nas rotações mais elevadas e durante mais tempo, tanto nas mudanças para cima como nas reduções da caixa de seis velocidades.

Em alternativa, o modo D proporciona uma mudança de velocidades totalmente automatizada e que se destaca por ser mais suave, para ajudar nos momentos de condução urbana e a baixa velocidade, ideal para deslocações quotidianas ou nas viagens em que o condutor quer desfrutar de uma condução mais descontraída.

O grande destaque da MT-09 Y-AMT vai inteiramente para o facto de que enquanto as gerações anteriores de caixas de velocidades automáticas visavam apenas o conforto e a facilidade de condução, a tecnologia Y-AMT procura tirar o máximo partido do binário e da natureza ágil da MT-09 e do seu motor tricilíndrico desportivo, o que se traduzirá numa experiência mais cativante para os motociclistas.

Alternar entre os modos MT (manual) e AT (automático) poderá ser feito em movimento, através do botão específico posicionado no comutador no punho direito, permitindo que o condutor transforme o temperamento da MT-09 Y-AMT num piscar de olhos.

A natureza dinâmica da tecnologia Y-AMT da Yamaha foi possível utilizar graças ao sistema eletrónico de controlo do acelerador Yamaha (YCC-T) ‘ride-by-wire’ e a uma unidade IMU de seis eixos, que controla um completo conjunto eletrónico herdado da R1, detalhes que tornam a MT-09 Y-AMT numa opção muito completa.

Este pacote eletrónico inclui um sistema de controlo de tração (TCS) com três níveis e sensível à inclinação, um sistema de controlo de escorregamento (SCS), um sistema de controlo de elevação (LIF) da roda dianteira, um sistema de controlo de travagem (BC) e um regulador de derrapagem da roda traseira (BSR).

Os modos de condução são personalizáveis e permitem ao condutor ajustar o desempenho e a atitude desta hyper naked de Iwata às suas caraterísticas e estado de espírito, com o painel de instrumentos TFT a cores a apresentar todas as informações num formato de fácil leitura, além de oferecer a conectividade do smartphone e a funcionalidade de navegação integrada.

Para complementar esta tecnologia, a MT-09 Y-AMT está equipada com um sistema Smart Key, que permite ao condutor, desde que tenha a chave consigo, ligar a moto com o simples toque de um botão. O sistema inclui também uma função de bloqueio/desbloqueio da tampa do depósito de combustível.

A nova MT-09 Y-AMT, bem como a versão de 35 kW (licença A2) estar disponível com três opções de cores: Tech Black, Midnight Cyan e Icon Blue. A sua chegada aos concessionários Yamaha em Portugal ainda não foi anunciada, sendo que a marca japonesa apenas refere que isso acontecerá durante o ano de 2024.

Naturalmente, também o preço desta versão de transmissão automatizada não foi ainda divulgado, mas acreditamos que o preço será um pouco superior à versão de caixa manual convencional.

Galeria de fotos Yamaha MT-09 Y-AMT

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. A não perder!

O conteúdo Yamaha MT-09 Y-AMT – A estreia da transmissão automatizada desportiva aparece primeiro em MOTOJORNAL.

Related Post

Generated by Feedzy