Moto Governo terá ‘luz verde’ para Inspeções às motos em 2025

Governo terá ‘luz verde’ para Inspeções às motos em 2025


O tema das Inspeções às motos é uma luta de há muito tempo por parte dos motociclistas. Já se realizaram diversas ações de protesto contra a aplicação de uma medida que, para muitos, é vista como apenas mais um ‘imposto’ que vai recair sobre os motociclistas.

As Inspeções Periódicas Obrigatórias (IPO) já foram publicadas em Diário da República há alguns anos.

Porém, e para além da força das manifestações contra as Inspeções às motos, nomeadamente as organizadas pelo Grupo Acção Motociclista (GAM), diversos fatores têm vindo a adiar a aplicação da Lei que regulamenta as conhecidas IPO.

As inspeções são, por isso, um assunto que continua a ‘pairar’ sobre a comunidade das duas rodas em Portugal, e ciclicamente surgem ‘novidades’ sobre o início das IPO aos veículos de duas rodas em todo o território de Portugal Continental.

Isso mesmo ficou hoje, 29 de julho, novamente à vista, graças a uma notícia publicada pelo Jornal de Notícias na sua edição online.

O referido meio de comunicação refere que foram aprovadas, pelo Instituto da Mobilidade e Transportes (IMT), “Duas deliberações em falta – alteração dos quadros das deficiências dos veículos nas inspeções e formação dos inspetores”, dando como fonte desta informação o Ministério das Infraestruturas.

A partir de agora, e à luz destas novidades processuais, o Governo liderado pelo Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, terá ‘luz verde’ para conseguir aquele que há vários anos tem sido um objetivo governamental, mas que tem sido adiado, ano após ano.

Faltarão agora introduzir e publicar estas deliberações do IMT em Diário da República.

A Revista Motojornal já contactou o Secretário de Estado das Infraestruturas, Hugo Espírito Santo, no sentido de perceber se realmente se confirma a informação avançada pelo Jornal de Notícias, e qual será efetivamente a intenção do Governo sobre se as Inspeções às motos são mesmo para avançar a partir de janeiro de 2025.

Aguardamos pela resposta oficial por parte do Secretário de Estado das Infraestruturas.

Recordamos que no final de 2023, tal como aqui publicámos em maior detalhe, o Governo da altura, liderado pelo Partido Socialista, adiou precisamente para janeiro de 2025 o início das IPO às motos.

Caso avancem, como tudo parece indicar, uma moto terá de ir à inspeção cinco anos após a data da primeira matrícula, e a partir daí será necessário ir a um Centro de Inspeções de dois em dois anos.

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. A não perder!

O conteúdo Governo terá ‘luz verde’ para Inspeções às motos em 2025 aparece primeiro em MOTOJORNAL.

Related Post

Generated by Feedzy