Moto Ducati Panigale V2 Superquadro Final Edition – A edição limitada para celebrar o Superquadro

Ducati Panigale V2 Superquadro Final Edition – A edição limitada para celebrar o Superquadro


No que diz respeito às motos especiais, a Ducati tem sabido apresentar ao mundo das duas rodas verdadeiras propostas de colecionador. E a sua mais recente novidade que certamente esgotará rapidamente a produção, limitada a 555 unidades, é a Panigale V2 Superquadro Final Edition.

Como o nome desta moto indica, estamos perante uma celebração do conhecido motor bicilíndrico em L que em Borgo Panigale foi batizado de Superquadro.

Atualmente utilizado em maior destaque na Panigale V2, o motor italiano continua a ser um excelente exemplo da capacidade técnica da Ducati, conquistando vitórias em pista e deixando os motociclistas satisfeitos com as suas performances numa utilização em estrada.

Definido pela marca italiana como sendo o mais sofisticado motor bicilíndrico que foi produzido em Borgo Panigale, o Superquadro segue uma linha de evolução que se iniciou há mais de 30 anos, com os motores V2 a 90 graus e que utilizam o sistema de distribuição desmodrómica e 4 válvulas por cilindro.

O primeiro motor Superquadro foi criado em 2011 para a Panigale 1199. O nome deriva relação entre diâmetro e curso, que na cilindrada de 1285 cc permitia entregar um valor de potência máxima que era referência absoluta para um bicilíndrico.

Evoluído ao longo dos anos, viu também nascer versões de menor cilindrada, primeiro 898 e depois 955, esta última capaz de conquistar o primeiro título mundial de Supersport para a Ducati, em 2023, com Nicolò Bulega, e de conquistar o título de Supersport no MotoAmerica em 2022 e 2023.

No caso da Panigale V2 Superquadro Final Edition, o Superquadro montado é o de 955 cm3 de cilindrada, tão agradável na estrada quanto eficaz e desportivo na pista, com seus 155 cv às 10.750 rpm e binário de 104 Nm às 9.000 rpm.

A homenagem da Ducati a esta unidade motriz tão especial assume a forma de uma moto de colecionador, a Ducati Panigale V2 Superquadro Final Edition. A pintura Superquadro Tribute, criada pela Drudi Performance em conjunto com o Ducati Style Centre, mantém-se fiel à linguagem estilística da Ducati, utilizando as cores características: branco, vermelho, preto e cinzento.

A curva do escudo, na metade superior da carenagem, estende-se para coincidir com a forma da moto, e a placa numérica por baixo segue o seu contorno. O Superquadro torna-se o protagonista da pintura graças ao desenho técnico nas laterais da carenagem, na posição exata do motor, jogando nos tons de cinza para permanecer em segundo plano.

O tom escuro e frio do cinza mate do depósito acentua o contraste com as cores das carenagens, dando a esta desportiva um caráter moderno. A pintura é complementada com a utilização de um assento decorado com bordados que acrescentam elegância ao seu estilo desportivo.

A segurança e o controlo total da moto são sempre garantidos pelos equipamentos eletrónicos da Panigale V2, baseados na utilização da plataforma inercial de 6 eixos.

O pacote eletrónico de série inclui ABS Cornering Evo, Ducati Traction Control (DTC) Evo 2, Ducati Wheelie Control (DWC) Evo, Ducati Quick Shift up/down (DQS) Evo 2 e, finalmente, Engine Brake Control (EBC) Evo, que ajuda o piloto a otimizar a estabilidade desta Panigale V2 Superquadro Final Edition em condições extremas de entrada em curva.

A base técnica da Panigale V2, caracterizada pela solução de chassis monobloco, é enriquecida pela instalação das suspensões com assinatura dos especialistas suecos da Öhlins e amortecedor de direção da mesma marca.

Os poisa-pés Rizoma são ajustáveis, fabricado em alumínio maquinado para um nível de acabamento superior.

Os guarda-lamas dianteiro e traseiro, a ponteira de escape, o protetor da corrente, a proteção da tampa da embraiagem, do braço oscilante e do amortecedor são todos elementos fabricados em fibra de carbono. A bateria é de iões de lítio, o que ajuda a reduzir um pouco mais o peso do conjunto.

A Panigale V2 Superquadro Final Edition está disponível exclusivamente em configuração monolugar, incluindo ainda os punhos desportivos. Por outro lado, e para os motociclistas que estão atentos a todos os detalhes, convém ainda referir que a animação do painel de instrumentos, quando se liga a moto, e a chave de ignição são exclusivas deste modelo.

Para aqueles que desejam usar a Panigale V2 Superquadro Final Edition no circuito a Ducati entrega juntamente com a moto um kit para a remoção da matrícula e dos espelhos, e a tampa de competição do depósito de combustível é em alumínio maquinado. Neste kit destaque ainda para o módulo GPS para utilização de dados DDA, o que permite ao proprietário recolher e analisar dados de telemetria para melhorar os seus tempos por volta.

Como todas as Ducati de coleção, a Panigale V2 Superquadro Final Edition tem uma exclusiva mesa de direção, maquinada a partir de um bloco de alumínio, na qual o número do modelo é apresentado. A moto será entregue acompanhada de um certificado de autenticidade e uma capa personalizada.

A Panigale V2 Superquadro Final Edition estará disponível nos concessionários nacionais em outubro de 2024, sendo que de momento ainda não temos o valor confirmado para Portugal. Para mais informações poderá contactar o concessionário Ducati mais perto de si clicando aqui !

Galeria de fotos Ducati Panigale V2 Superquadro Final Edition

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. A não perder!

O conteúdo Ducati Panigale V2 Superquadro Final Edition – A edição limitada para celebrar o Superquadro aparece primeiro em MOTOJORNAL.

Related Post

Generated by Feedzy