O Smart Fortwo marcou gerações. Já lá vão 25 anos de vida que… estão prestes a terminar. De acordo com a fabricante germânico-chinesa (a Smart faz parte de um consórcio entre a Mercedes e a Geely), a produção do pequeno modelo citadino, agora 100% elétrico, deverá terminar em meados de 2024.
Ainda conforme anunciou a Smart, as encomendas estarão abertas por mais algum tempo, tendo mesmo avançado que poderão ser comprados modelos Fortwo “para lá de abril de 2023”. Isto porque havia rumores de que davam conta que as linhas de montagem iam cessar para o Smart de dois lugares já no quarto mês deste ano.
De referir que o fim da linha para o Smart Fortwo vale para as duas versões existentes: Coupé e Cabrio.
Idealizado por Nicolas Hayek, fundador dos relógios Swatch, há que afirmar este pequeno carro revolucionou o mercado naquele ano de 1998 em que foi apresentado ao mundo. Na altura equipado com um bloco de três cilindros com apenas 0,6 litros de capacidade.
A história foi-se construído e o Fortwo ganhou várias versões e diferentes motorizações. Neste momento, está disponível uma variante 100% elétrica, com 60 kW de potência e 159 de autonomia máxima, com um preço a partir dos 22.845 euros.
A Smart está a entrar numa nova era, como prova o #1, onde parece não existir lugar para o pequeno automóvel que marcou gerações.
Leia Também: Aí está o #1, o primeiro SUV da Smart com 272 cv