Nos últimos tempos, Valtteri Bottas, piloto da Alfa Romeo na Fórmula 1, tem andado num SUV. O Stelvio tem sido o carro do dia a dia do finlandês, mas isso pode agora mudar com a entrega de um novo carro ao piloto.
Trata-se de um Alfa Romeo Giulia GTAm, um modelo exclusivo e com direito a apenas 500 unidades produzidas.
A marca italiana revelou mesmo que este desportivo foi comprado por Bottas e não oferecido pela Alfa Romeo. O desejo de se tornar proprietário de um “automóvel lendário” para a marca representa uma “manifestação de união pessoal com a Alfa Romeo, com a qual o piloto partilha ideais e valores”. Bottas terá desembolsado cerca de 200.000 euros pelo Giulia GTAm.
“Sou, claramente, um entusiasta do automóvel para toda a vida. Mas, acima de tudo, adoro a marca Alfa Romeo. É para mim uma honra ser embaixador da Marca e tornar-me, agora, cliente, proprietário de um dos 500 Giulia GTA. É um veículo tecnicamente excecional, realizado em colaboração com a Sauber Engineering, aproveitando a perícia e o ‘know-how’ técnico que advém diretamente da Fórmula 1, mas para nós, entusiastas do automóvel e dos desportos motorizados, representa muito mais. Revive uma das lendas do desporto automóvel, o Giulia GTA de 1965, e encarna perfeitamente o ADN da marca, a paixão pelo desporto automóvel, o prazer de conduzir e um estilo único e distinto”.
540 cv e um motor aprimorado
Baseado num Giulia Quadrifoglio, este Alfa Romeo beneficia de uma redução de peso de até 100 kg em comparação com o modelo referido e está equipado com uma versão melhorada do motor V6 Biturbo de 2,9 litros com 540 cv da Alfa Romeo, contando, assim, com uma potência específica de 187 cv/litro. A aceleração dos 0 aos 100 km/h é feita em apenas 3,6 segundos.
Para a redução de peso registou-se uma extensa utilização de componentes em fibra de carbono e materiais compósitos. A aerodinâmica foi especialmente concebida para aumentar a força descendente e ocorreu graças à experiência da marca proveniente da Fórmula 1.