Foi nesta quinta-feira que a Stellantis confirmou estar a finalizar testes com combustíveis sintéticos (eFuels) em 28 famílias de motores. O objetivo é ajudar a acelerar o potencial da redução de emissões de carbono dos 28 milhões de motores de combustão interna construídos pelo grupo automóvel desde 2014.
No entanto, há a realçar que a Stellantis mantém o seu compromisso de vender unicamente automóveis de passageiros elétricos na Europa até ao final da década.
No entanto, Carlos Tavares explicou que não se pode descurar o eFuel porque é um combustível sintético de substituição direta, fabricado a partir de CO2 atmosférico capturado de energia renovável.
A adoção dos combustíveis sintéticos ofereceria aos clientes com veículos de combustão em circulação uma opção fácil para descarbonizar os seus veículos, sem a necessidade da sua substituição, atualizar o sistema de combustível do motor ou aguardar uma nova rede de infraestruturas, apesar de que os preços são ainda um grande ‘contra’ para estes combustíveis, dada os seus custos de produção.
“Estamos a duplicar a nossa luta contra o aquecimento global testando um combustível neutro em carbono como solução complementar à nossa abordagem holística de descarbonização. Enquanto continuamos firmes na execução da nossa estratégia agressiva de eletrificação, também devemos encontrar alternativas inteligentes para lidar com as emissões de CO2 de 1,3 mil milhões de viaturas com motores de combustão interna existentes”, afirmou Carlos Tavares, CEO da Stellantis.
“Ao trabalhar para garantir que os nossos motores Stellantis sejam compatíveis com os eFuels, pretendemos dar aos nossos clientes uma nova ferramenta na luta contra o aquecimento global e que poderá ter um impacto quase imediato. É, também, mais uma ação que estamos a levar a cabo e que está bem em linha com o nosso compromisso de neutralidade carbónica a atingir até 2038”, acrescentou o português, responsável por um dos maiores grupos automóveis do planeta.
eFuels em 28 milhões de carros?
A Stellantis está a testar e a validar 28 famílias de motores construídas entre 2014 e 2029, tanto a gasolina como diesel. O protocolo de validação inclui testes de emissões de escape, capacidade de arranque, potência do motor, resistência à fiabilidade, diluição de óleo, depósito de combustível ou condutas de combustível e filtros. A utilização de eFuels num volume máximo de 28 milhões de veículos Stellantis tem potencial para reduzir até 400 milhões de toneladas de emissões de CO2 na Europa de 2025 a 2050.