Foi, literalmente, uma corrida para a história do Mundial de Velocidade! A 1000ª corrida da história do MotoGP foi um momento que os fãs do motociclismo de competição dificilmente irão esquecer, não apenas pelo momento em si, mas porque o Grande Prémio de França foi uma corrida fantástica e que podemos considerar como a melhor do ano, com batalhas intensas, toques, penalizações, quedas dos principais protagonistas e muitas ultrapassagens e momentos de defesa que deixam qualquer adepto do MotoGP com as emoções no “redline”.
Numa corrida de 27 voltas e com a grande maioria dos pilotos a escolherem pneus de composto macio, apenas com algumas exceções que optaram por pneu de composto duro para a roda dianteira, na expectativa de capitalizar na resistência desse pneu nos momentos finais do Grande Prémio de França, o momento do arranque viu Marc Márquez (Repsol Honda) saltar para a liderança, mas atrás do espanhol, que este fim de semana regressou à competição, formou-se rapidamente um grupo de sete pilotos em batalha direta pelo pódio.
Jack Miller (Red Bull KTM Factory), que queria vingar a queda da MotoGP Sprint de sábado, não quis esperar muito para atacar a liderança, e à quarta volta já o australiano estava na frente da corrida, com Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) e Luca Marini (Mooney VR46) a tentarem aproveitar o momento para também se posicionarem para os seus ataques.
Por esta altura já Maverick Viñales (Aprilia Racing) estava com confiança em alta e a subir de posições. Primeiro passou por Marini ascendendo a quarto, e pouco depois atacou forte a terceira posição de Francesco Bagnaia. O piloto da Aprilia RS-GP23 acabou por deixar a sua moto escorregar um pouco num primeiro momento, alargando a trajetória. Isso deixou espaço para Bagnaia responder e tentar recuperar a posição, mas, precisamente nesse momento, Viñales regressou à trajetória e acabou por tocar em Bagnaia.
Os dois pilotos não tiveram outra hipótese que não fosse sair pela gravilha, com os dois a caírem. Num momento em que as emoções estavam bem “quentes”, Maverick e Bagnaia trocaram algumas acusações ainda na gravilha, mas já no regresso ao paddock, foi possível perceber que o espanhol e o italiano acabaram por se desculparem e, aparentemente, os ânimos acalmaram.
Quanto à corrida, e no início da 6ª volta, era a vez de Luca Marini tentar salvar uma queda na saída da primeira chicane do traçado de Le Mans, sendo evitado por uma série de pilotos, mas com Alex Márquez (Gresini Racing) a não conseguir evitar o impacto com o italiano. Os dois pilotos acabaram a deslizar pelo asfalto, com a moto de Alex Márquez a ficar perigosamente na pista lançando uma enorme confusão.
No meio de tudo isto, Jack Miller assume a liderança do Grande Prémio de França, Marc Márquez estava em segundo, Marco Bezzecchi logo atrás em terceiro, e Jorge Martin em quarto a tentar não deixar os primeiros escapar.
Na 11ª volta, e já depois de ter passado por Márquez, o jovem italiano da Mooney VR46 estava então em segundo e na perseguição a Jack Miller que procurava dar nova vitória à KTM. O australiano começava nesse momento a sentir muitos problemas, perdendo a liderança para Bezzecchi. O italiano não desperdiçou a oportunidade, e volta após volta foi amealhando uma boa margem de segurança para os perseguidores.
Marco Bezzecchi acabaria então por se sagrar vencedor do Grande Prémio de França, o milésimo da história, e relança a sua candidatura ao título da categoria rainha.
Sem grande história para contar quanto ao vencedor, a batalha mais interessante desenrolou-se mais atrás, com Marc Márquez a defender-se como conseguiu dos inúmeros ataques de Jorge Martin. Quanto a Jack Miller, que parecia estar a caminho de mais um pódio, os problemas com os pneus fizeram com que descesse muitas posições, até que na 25ª volta viria mesmo a abandonar devido a queda.
Como referimos, Márquez e a sua Honda RC213V andaram sempre nos limites, com a moto japonesa a derrapar de frente e traseira enquanto o oito vezes campeão do mundo dava tudo o que tinha para manter o compatriota da Prima Pramac Ducati atrás de si. O momento mais alto e intenso desta batalha foi quando no início da 25ª volta Martin passa por Márquez na travagem para a chicane Dunlop. Tudo parecia ter corrido bem ao piloto de Madrid que tinha vencido a MotoGP Sprint do GP de França, mas Márquez, no limite dos limites, trava mais tarde do que se pensava ser possível e consegue recuperar essa segunda posição.
Porém, o esforço do piloto da Repsol Honda viria a ser inglório, pois na volta seguinte, e na tentativa de responder à ultrapassagem de Jorge Martin, Márquez puxa demasiado pela frente da sua Honda e acaba por dar por terminada a sua corrida de regresso à competição na gravilha de Le Mans.
Isto significou então que Jorge Martin ficou com o segundo lugar, e, para grande entusiasmo dos milhares de fãs franceses nas bancadas do circuito de Le Mans – mais de 278 mil espectadores no fim de semana! – seria então Johann Zarco a colocar mais uma Prima Pramac Ducati no pódio, com o francês, bicampeão do mundo de Moto2, a mostrar novamente que consegue fazer grandes recuperações nas corridas “longas” de MotoGP.
Refira-se ainda que neste GP de França o “rookie” Augusto Fernandez (GasGas Factory Tech3) surpreendeu tudo e todos, ao conseguir o seu melhor resultado em MotoGP. O espanhol cruzou a meta em 4º.
Uma nota também para Brad Binder (Red Bull KTM Factory), que depois de uma confusão nas primeiras curvas desceu a 19º, efetuou uma grande recuperação, e nessa recuperação foi ainda penalizado com uma “long lap” por ter cortado caminho depois de falhar uma travagem na curva 9 e 10, e conseguiria mesmo voltar a recuperar algumas posições e recebeu a bandeira de xadrez em 6º.
Com este conjunto de resultados, Francesco Bagnaia mantém a liderança da classificação de pilotos, mas agora tem o compatriota Bezzecchi logo atrás a apenas um ponto, e todos os restantes pilotos conseguiram aproximar-se um pouco dos primeiros lugares e por isso a luta pelas melhores posições em MotoGP está ao rubro.
MotoGP Grande Prémio de França – resultados da corrida
1 – Marco Bezzecchi (Mooney VR46)
2 – Jorge Martin (Prima Pramac Ducati)
3 – Johann Zarco (Prima Pramac Ducati)
4 – Augusto Fernandez (GasGas Factory Tech3)
5 – Aleix Espargaró (Aprilia Racing)
6 – Brad Binder (Red Bull KTM Factory)
7 – Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha)
8 – Fabio di Giannantonio (Gresini Racing)
9 – Takaaki Nakagami (Idemitsu Honda LCR)
10 – Franco Morbidelli (Monster Energy Yamaha)
MotoGP – classificação após Grande Prémio de França
1 – Francesco Bagnaia – 94 pontos
2 – Marco Bezzecchi – 93 pontos
3 – Brad Binder – 81 pontos
4 – Jorge Martin – 80 pontos
5 – Johann Zarco – 66 pontos
6 – Luca Marini – 54 pontos
7 – Maverick Viñales – 49 pontos
8 – Jack Miller – 49 pontos
9 – Fabio Quartararo – 49 pontos
10 – Alex Rins – 47 pontos
…
16 – Miguel Oliveira – 21 pontos
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