Esta temporada 2023 será um ponto final na ligação que une o campeão do mundo de Superbike em 2021, Toprak Razgatlioglu, à casa japonesa Yamaha. Num comunicado divulgado na manhã desta segunda feira 22 de maio, piloto e fabricante anunciaram que seguem caminhos separados a partir de 2024.
Depois de quatro anos de união que parecia inquebrável, a verdade é que as negociações entre Toprak Razgatlioglu e a equipa Pata Yamaha Prometeon nunca pareceram ser fáceis.
Por um lado, o turco, que tem Kenan Sofuoglu como empresário, mostrou vontade em diversas declarações públicas de enfrentar um novo desafio. A Yamaha Racing ainda tentou aliciar Toprak com uma ida para o MotoGP, tendo o piloto testado por duas vezes o protótipo YZR-M1, mas sem ter conseguido uma boa “ligação” à moto japonesa.
Com a mudança para o MotoGP praticamente fora de questão, a Yamaha Racing, liderada por Andrea Dosoli, tentou uma nova estratégia para não perder o seu piloto: oferecer um bom contrato e manter Toprak Razgatlioglu como principal piloto no Mundial Superbike aos comandos da YZF-R1.
Porém, as negociações prolongaram-se, Toprak Razgatlioglu tem visto que a moto japonesa não consegue enfrentar a dupla Alvaro Bautista / Ducati Panigale V4 R, embora sejam aqueles que mais se aproximam em performance e resultados do campeão de SBK, e a isto juntou-se ainda o interesse de várias equipas e fabricantes em garantirem os préstimos de Razgatlioglu para 2024.
Inicialmente falou-se que a Team HRC teria já feito uma oferta bastante generosa para “roubar” Toprak Razgatlioglu à Yamaha, mas Sofuoglu negou, antes da ronda de Barcelona, ter recebido essa suposta proposta de contrato que teria como valores base cerca de um milhão de euros por ano para o piloto
Depois foi a vez da BMW Motorrad Motorsport entrar em cena, com a marca de Munique a, supostamente, querer assegurar que a sua mais recente “arma”, a M 1000 RR, terá aos seus comandos um piloto capaz de extrair o seu potencial máximo. Toprak Razgatlioglu tem um estilo de pilotagem bastante particular, e os responsáveis da BMW Motorrad Motorsport parecem acreditar que será Toprak o piloto certo para conseguir levar a M 1000 RR às vitórias, e, claro, ao título.
Neste cenário de incertezas, a única certeza que temos, para já, é que Toprak Razgatlioglu não continuará a competir pela Yamaha a partir de 2024. Incertezas que continuam a crescer tendo em conta as declarações do piloto turco no momento em que anuncia a sua saída da marca de Iwata, pois não parece garantir que continuará a competir no Mundial Superbike:
“Quero agradecer a toda a família Yamaha pelo amor e respeito que mostraram por mim. Vencer o campeonato quando assinei pela Yamaha era o meu sonho, e atingimos esse objetivo juntos. Para a próxima temporada eu sinto que preciso de um novo desafio, e embora tenha existido a oportunidade em MotoGP, não senti a mesma ligação com a moto de MotoGP que tenho com a superbike. Mas se eu ficar em Superbike, então preciso de um novo objetivo, uma nova ambição. Peço desculpa à Yamaha, tanto à marca como às pessoas, pois temos uma relação muito boa, mas a mudança faz parte do desporto e é normal para um profissional”.
A ligação de Toprak Razgatlioglu à Yamaha começou em 2020, e logo de uma forma fantástica, com o turco a vencer na estreia em Phillip Island e depois também no final do ano no circuito do Estoril, terminando a temporada em 4º na classificação.
No ano seguinte, 2021, Razgatlioglu e Jonathan Rea (Kawasaki Racing Team) viriam a batalhar intensamente pelo título, que ficaria na posse do piloto da Yamaha com um registo impressionante de 13 vitórias e um total de 29 pódios. Toprak Razgatlioglu devolveu à Yamaha o título de pilotos no Mundial Superbike, um título que já lhes escapava desde 2009, então com Ben Spies.
Em 2022 voltou a ter uma grande batalha pelo título, agora com Alvaro Bautista, e viria a perder essa luta, mas pelo caminho assegurou 14 vitórias e outros 29 pódios no Mundial Superbike, o que tornou Toprak Razgatlioglu no piloto de maior sucesso da Yamaha nesta categoria destronando o lendário Noriyuki Haga.
Agora que se sabe que o piloto turco não continuará a vestir o azul da Yamaha, e com o recomeço do Mundial Superbike a acontecer dentro em breve no circuito de Misano, certamente que o paddock será inundado de rumores sobre qual será o futuro de Toprak Razgatlioglu, e se realmente ficará nas SBK ou se terá hipótese de mudar-se para um novo campeonato, provavelmente MotoGP.
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