Moto “Big Four” japoneses apostam no hidrogénio!

“Big Four” japoneses apostam no hidrogénio!


Quando os quatro grandes fabricantes japoneses, conhecidos globalmente como os “Big Four” se unem e decidem trabalhar em conjunto rumo a um objetivo comum, o mundo das duas rodas presta atenção. E é precisamente isso que está agora a acontecer, depois da Honda, Kawasaki, Suzuki e Yamaha terem chegada a acordo para dar início a uma nova associação de pesquisa para utilização de hidrogénio como combustível alternativo em motos.

A HySE – Hydrogen Small mobility & Engine technology, resulta da vontade dos quatro fabricantes japoneses em encontrar soluções para disponibilizar aos motociclistas motos equipadas com motores que utilizem combustíveis alternativos, e neste caso será o hidrogénio, sempre com o objetivo de combater a poluição provocada pelos motores a combustão interna e que utilizam combustíveis fósseis.

Até agora, a ideia generalizada é que a descarbonização do Planeta será conseguida com recurso a motores elétricos. Porém, a Honda, Kawasaki, Suzuki e Yamaha, marcas que também trabalham nesses motores elétricos de zero emissões e que até criaram um convénio para desenvolvimento de baterias unificadas, acreditam que os objetivos ambientais podem ser atingidos recorrendo a combustíveis alternativos como é o hidrogénio.

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O objetivo do HySE será pesquisar e desenvolver formas de adaptar os motores a combustão interna de forma a que possam ser usados com hidrogénio em vez de combustíveis fósseis.

Devido às muitas diferenças entre o hidrogénio e os combustíveis fósseis como a gasolina, nomeadamente o estado físico que altera o seu comportamento fluído dinâmico ou a volatilidade, o HySE irá focar a sua atenção e pesquisas em três campos distintos: funcionamento dos motores com recurso a hidrogénio, sistemas de abastecimento, e ainda sistemas de alimentação.

Para conseguir atingir os seus objetivos mais rapidamente, os quatro fabricantes japoneses de motos, unidos sob a bandeira do HySE, recorrem também a uma ajuda externa: a Toyota. O grande fabricante de automóveis, através dos seus responsáveis máximos, tem vindo a mostrar-se favorável à utilização de hidrogénio como alternativa, quer aos combustíveis fósseis, quer também à eletricidade.

Destaque ainda nesta associação HySE para que cada um dos “Big Four” terá uma missão diferente a cumprir:

– Honda ficará encarregue de desenvolvimento de todos os modelos com recurso a programas de simulação;

– Kawasaki ficará encarregue pelos sistemas de abastecimento do hidrogénio e depósitos (refira-se que a Kawasaki já criou um navio para transporte de hidrogénio em larga escala);

– Suzuki ficará encarregue de testar performance e fiabilidade dos motores a hidrogénio;

– Yamaha ficará encarregue de encontrar forma segura de transporte, armazenamento, e reabastecimento dos veículos a hidrogénio.

Este não deixa de ser um movimento associativo importante por parte dos grandes fabricantes japoneses. Num momento em que o mundo parece abraçar, cada vez mais, os motores elétricos como forma de combater a poluição e garantir a mobilidade das pessoas, principalmente nos grandes meios urbanos, a pesquisa e desenvolvimento de combustíveis alternativos como o hidrogénio poderá ser um importante passo e complemento neste combate pelo futuro do Planeta.

E será que a vontade de utilizar hidrogénio como combustível alternativo é uma situação de “agora” ou já está a ser estudada a sua utilização há mais tempo?

De facto, e como a Revista MotoJornal foi dando conta ao longo dos últimos anos aqui em www.motojornal.pt , o hidrogénio tem sido visto como um combustível importante para o futuro do motociclismo “ecológico”.

Aqui ficam alguns exemplos de motos que utilizam hidrogénio como combustível para alimentar os seus motores:

Hydra Bike: O futuro do motociclismo passa pelo hidrogénio?

Kawasaki revela motor a hidrogénio

TVS desenvolve scooter híbrida com hidrogénio

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