O novo BMW i5, é o grande destaque da nova gama BMW Série 5 Berlina, que conta com tecnologia de última geração e novos serviços digitais. Este é o primeiro i5 de sempre lançado pela marca alemã, que chegará em outubro ao mercado em duas versões: i4 eDrive40 e i5 M60.
A variante normal está equipada com um motor elétrico na traseira e debita um total de 340 cv e 430 Nm de binário.
Isto promove uma aceleração dos 0 aos 100 km/h em seis segundos e uma velocidade máxima de 193 km/h. A autonomia, graças à bateria de 81,2 kWh, varia entre os 497 e os 582 quilómetros.
Já a versão mais desportiva e potente, o i5 M60 conta com dois motores responsáveis por este modelo debitar 661 cv de potência e 820 Nm de binário. A potência é controlada pela tração integral – ao contrário do i5 eDrive40 que tem tração traseira – e os números da performance são bem mais elevados do que a versão anterior.
O i5 M60 acelera dos 0 aos 100 km/h em apenas 3,8 segundos, embora velocidade máxima esteja limitada aos 230 km/h. Por outro lado, equipado com a mesma bateria, este modelo desportivo apresenta-se com uma ligeira redução na autonomia, que vai desde os 455 até aos 516 quilómetros.
Ambos os modelos estão equipados com a opção ‘Max Range’, que permite aumentar a autonomia em detrimento de alguma potência e de algumas funções do automóvel que têm impacto na autonomia.
Tanto o i5 eDrive40 como o i5 M60 vêm com um carregador de série de 11 kW, embora tenham um de opção de 22 kW. Em ambos está também presente a função Plug & Charge da BMW, que automatiza os processos de identificação e ligação à rede de carregamento.
Quanto aos consumos elétricos, o i5 eDrive40, segundo a BMW, tem um consumo de 15,9 kWh/100 km. Já o i5 M60 pode realizar uma média de 18,2 kWh/100 km.
A BMW Portugal divulgou os preços de ambos e o i5 eDrive40 tem um PVP recomendado de 77.000 euros, enquanto o i5 M60 de 116.500 euros.