Moto TNB 2023 Jerez – E tudo Fred levou!

TNB 2023 Jerez – E tudo Fred levou!


A ronda de abertura Estoril I, então em conjunto com a estreia do Campeonato Nacional de Velocidade, já deixava antever que esta temporada 2023 será extremamente intensa para o renovado campeonato dos Troféus de Naked Bikes (TNB), que, recordamos, e tal como a Revista MotoJornal já aqui tinha dado conta, adotam um novo figurino em termos de regulamentos e classificações de categorias.

Depois de algumas semanas de descanso dos “guerreiros”, os Troféus de Naked Bikes realizaram a habitual transposição de fronteira com Espanha, mais precisamente com destino ao circuito andaluz Jerez – Ángel Nieto, para aquela que foi então a segunda ronda da temporada 2023 do TNB.

Apesar da tempestade de chuva e granizo ter ameaçado o que se perspetivava que fosse um excelente fim de semana de corridas na Andaluzia, a verdade é que as condições climatéricas estiveram perfeitas para a prática da modalidade, como se costuma dizer, e os muitos pilotos que integram as classes TNB1 e TNB2, ou ainda os troféus S 1000 R Cup e Tuono Cup – recordamos que o troféu Z Cup deixou de existir este ano, embora duas Z900 integrem o campeonato – desfrutaram de sol e temperaturas bem agradáveis nesta ronda em terras de “nuestros hermanos”.

Apesar dos ausentes da primeira ronda terem aparecido, houve três ausências a registar (Duarte Amaral #10 e Marco Perez #49 da S 1000 R Cup e António Reis #88 da Tuono Cup) somando mesmo assim 14 participantes, com 9 a integrarem a TNB1 e 5 na classe TNB2, com os troféus a registarem a presença mínima.

Dos pilotos que estiveram no circuito de Jerez, dois estreavam-se na catedral do motociclismo da Andaluzia: João Curva #54 o duplo vencedor à geral da ronda inaugural, com a sua BMW S 1000 R, e o “rookie” da TNB2, Daniel Coelho #40, com a sua Kawasaki Z900, gerando grande expectativa no paddock e, claro, aos próprios neste fim de semana de descoberta do traçado espanhol.

Depois do excelente desempenho das Triumph Street Triple 765 RS no circuito do Estoril durante a ronda de abertura da temporada, havia também grande expectativa sobre o desempenho da naked britânica numa pista onde a potência faz menos diferença, por contrapartida da qualidade dos chassis e dotes de pilotagem dos pilotos aos comandos das naked de três cilindros.

Tal como acontece sempre que os Troféus de Naked Bikes visitam os nacionais do país vizinho, estas correm com grelha própria, ou seja, sem integrarem outras categorias, apesarem de partilharem a pista nos treinos livres e cronometrados.

Desta vez, calhou partilhar com a Promoção 1000 e 600 do campeonato Manchego (FCMM), levando para a pista o total de 36 motos e proporcionando outro tipo de comparações. Com este contexto presente e as estreias anunciadas, o fim de semana anunciava-se promissor e não defraudou ninguém. Mas vamos ao que interessa!

TNB – Treinos Cronometrados

Com tantos pilotos em pista e apesar de se realizarem duas sessões de qualificação para um total de 45 minutos, foi difícil aos pilotos fazerem voltas limpas, mas tal não foi obstáculo para a primeira surpresa (ou não!) do fim de semana, ao ver uma TNB2 fazer a “pole position” à geral!

A Triumph Street Triple 765 RS de Frédèric Bottoglieri #11 consegue a primeira “pole” à geral de uma TNB2 ao registar 1m52.668s, deixando o rival mais próximo, a BMW M 1000 R de Paulo Vicente #62 a quase 7 décimas. Refira-se ainda que Bottoglieri e a sua Triumph foram os únicos a rodar no segundo 52!

De realçar que o combinado de tempos com a promo manchego dariam a Bottoglieri o 4º posto da geral combinada, a pouco mais de 2 segundos do melhor. Uma performance fantástica que mais não era do que um “cheirinho” do que viria a acontecer nas corridas dos TNB.

Atrás dos dois primeiros surgiu a S 1000 R de João Curva, que na sua estreia neste circuito consegue rodar no segundo 53 e ficar somente a 97 milésimas de Vicente! Mas as surpresas não ficaram por aqui, pois as Street Triple de Romain Bérton #83 e de Cyrille Shertenleib #74, ficaram logo a seguir, com o primeiro a rodar em 54 e o segundo a iniciar o grupo do segundo 55 que incluiu a Tuono 1100 V4 de Luis Franco #22, a S 1000 R de Ricardo Almeida #31 e a Tuono 1100 V4 de Miguel Sousa #5.

Ricardo Pires #14 com a sua GSX-S1000 é o único em 56, com a regressada Tuono 1100 V4 de Anselmo Vilardebó #12 a abrir o grupo do segundo 57 que incluiu a Z900 do estreante Coelho e a também regressada S 1000 R de Nuno Farias #21. De realçar que Vilardebó e Farias ainda recuperam das lesões sofridas e que Coelho descobre Jerez nesta 2ª ronda da sua temporada de estreia nos TNB.

Atrás destes fica a Z900 de Marcos Leal #73 e a S 1000 R de Luis Metello #6 que melhorou o seu tempo da época passada em quase 1 segundo, mais uma prova da diversidade que tem caracterizado este início de época dos TNB.

TNB – Corrida 1

Com 12 voltas para cumprir, os 14 pilotos dos TNB alinharam na grelha de partida e assim que os semáforos apagam é a M 1000 R de Vicente quem faz o “holeshot”. Vicente mantém a liderança durante as primeiras duas voltas, mas é passado pela Street Triple 765 RS de Bottoglieri à terceira volta e depois pela S 1000 R do recém-chegado João Curva a 3 voltas do fim, terminando em 3º da geral atrás dos vencedores das classes TNB1 e TNB2!

A primeira surpresa, pelo menos para aqueles que têm estado menos atentos aos Troféus de Naked Bikes, foi a fantástica vitória à geral de uma TNB2 pelas mãos de Bottoglieri, repetindo o feito da época passada em Aragón! Com um ritmo muito forte, rodando entre 51 alto e 52 baixo, Bottoglieri esteve inalcançável, e depois de ir para a frente nunca mais ninguém o viu!

João Curva, a segunda surpresa da Corrida 1, seria, eventualmente o único capaz de ir com ele, pois também só ele conseguiu rodar no segundo 51, vencendo a TNB1. Fantástica estreia num circuito que desconhecia até então.

Um pouco mais atrás, a Street Triple de Bérton começou por andar na frente de Curva, mas depois de passado por este, teve a companhia da S 1000 R de Ricardo Almeida que sofreu problemas elétricos que condicionaram a prestação, conseguindo, mesmo assim, fechar o pódio da S 1000 R Cup. Depois de Almeida, foi a vez de Bérton medir-se com a Tuono 1100 V4 de Luis Franco, perdendo no final o 4º posto à geral para este, que aproveitou para somar a vitória na Tuono Cup.

Disputas por posições bem animadas e que deram um colorido especial a esta Corrida 1 dos TNB em Jerez.

Atrás destas “escaramuças”, a Suzuki GSX-S1000 de Ricardo Pires ainda consegue superar a S 1000 R de Farias a meio da corrida, enquanto atrás as posições fixam-se. Fixam-se mais ou menos, pois a Z900 de Marcos Leal recupera de um arranque menos bom e inicia um duelo de 11 voltas com a Z900 do estreante Coelho, conseguindo este levar a melhor sobre Leal.

Muito boa prestação de quem se estreia na modalidade, nas nakeds e no circuito.

A fechar a classificação, fica a Tuono de Vilardebó que faz uma corrida à defesa pois a lesão ainda está “fresca”, e a S 1000 R de Metello que rodou consistentemente no seu ritmo, tendo respondido muito bem às bandeiras azuis no final das 12 voltas.

O azar da Corrida 1 foi para a Triumph Street Triple de Shertenleib, que se despistou ainda no início da primeira volta, felizmente sem consequências de maior, tanto físicas como materiais, mas o suficiente para dar por cumprido o fim de semana.

TNB – Corrida 2

Depois de um excelente convívio no méson El Rancho com a simpática presença da equipa do piloto português Pedro Fragoso #10, que também esteve presente no traçado espanhol, alguns pilotos dos Troféus de Naked Bikes aproveitaram o pequeno warm-up de domingo para “acordar” para a última corrida do fim de semana, com previsões que apontavam para uma meteo instável.

Felizmente a chuva não apareceu, e apagados os semáforos é outra vez a M 1000 R de Paulo Vicente que faz o “holeshot”, mas desta vez só consegue resistir a Bottoglieri até à curva 5, onde este lhe faz o exterior e constrói a diferença suficiente para conter a maior potência da BMW na reta posterior do circuito de Jerez.

Vicente ainda perde a frente na forte travagem para a curva Pedrosa, mas consegue recuperar e manter a posição até ao final.

Paulo Vicente não teve a vida simplificada, pois a Triumph Street Triple de Bérton andou a “cheirar-lhe” a roda até meio da corrida. O piloto ia super motivado para fazer história, mas uma tentativa de ultrapassagem demasiado otimista na forte travagem para a curva Lorenzo, relega-o para a nona posição, conseguindo, mesmo assim, recuperar depois até à 6ª posição  da geral, garantindo a repetição do 2º lugar no pódio TNB2!

Com tudo isto, a BMW S 1000 R de João Curva, que vinha na cola de Bérton, aproveita a escaramuça deste com Vicente e, momentaneamente, sobe a 2º da geral. A maior potência da versão M da naked alemã ajuda Vicente a recuperar a posição logo na reta principal, terminando Curva logo atrás, mas repetindo a vitória na S 1000 R Cup e somando importantes pontos para o campeonato.

Um pouco mais atrás, com a discussão da liderança da Tuono Cup em jogo, a Tuono 1100 V4 de Luis Franco segue a Tuono de Miguel Sousa até 3 voltas do fim, onde desfere o seu ataque, ganha a posição e repete o 4º lugar à geral e a vitória no troféu com as nakeds italianas.

Atrás destes, os duelos para a sexta posição foram-se sucedendo e com vários protagonistas, começando por ser a GSX-S1000 de Ricardo Pires, depois a S 1000 R de Nuno Farias que aguentou até à sexta volta, perdendo a posição para a Z900 de Coelho que a aguentou até à volta 8, perdendo-a novamente para Farias que depois teve de a entregar a Bérton, que vinha a dar tudo para recuperar desde lá de trás. Farias ainda teve de ceder a 7ª posição à S 1000 R de Ricardo Almeida na última volta, depois de este recuperar do problema elétrico (outra vez) que o tinha relegado para último nas duas primeiras voltas desta Corrida 2.

A Z900 de Coelho termina na frente da GSX-S1000 de Pires que, por sua vez termina na frente da Z900 de Marcos Leal, que foi baixando de posições ao longo da corrida. Atrás deste chegou o duo Vilardebó e Metello que assim cumpriram o fim de semana “sem espinhas” a fazerem o que mais gostam!

No rescaldo desta ronda de Jerez dos Troféus de Naked Bikes, podemos dizer que foi mais um fim de semana fantástico, cheio de histórias, umas melhores que outras, com a geral e os pódios a terem outros protagonistas, reforçando a aposta do promotor de incluir estas visitas a Espanha!

A próxima ronda dos Troféus de Naked Bikes acontece no fim de semana de 17 a 18 de junho no circuito do Estoril no regresso da caravana ao Campeonato Nacional de Velocidade.

TNB 2023 – Classificações após ronda de Jerez

Geral

1 – Frederic Bottoglieri – Triumph Street Triple 765 RS – 86 pontos

2 – João Curva – BMW S 1000 R – 86 pontos

3 – Paulo Vicente – BMW M 1000 R – 65 pontos

4 – Luis Franco – Aprilia Tuono V4 – 46 pontos

5 – Miguel Sousa – Aprilia Tuono V4 – 41 pontos

TNB1

1 – João Curva – BMW S 1000 R – 95 pontos

2 – Paulo Vicente – BMW M 1000 R – 81 pontos

3 – Luis Franco – Aprilia Tuono V4 – 54 pontos

4 – Miguel Sousa – Aprilia Tuono V4 – 49 pontos

5 – Ricardo Almeida – BMW S 1000 R – 49 pontos

TNB2

1 – Frederic Bottoglieri – Triumph Street Triple 765 RS – 100 pontos

2 – Romain Bérton – Triumph Street Triple 765 RS – 80 pontos

3 – Marcos Leal – Kawasaki Z900 – 52 pontos

4 – Daniel Coelho – Kawasaki Z900 – 43 pontos

5 – Cyrille Shertenleib – Triumph Street Triple 765 RS – 32 pontos

S 1000 R Cup

1 – João Curva – 100 pontos

2 – Ricardo Almeida – 72 pontos

3 – Luis Metello – 50 pontos

4 – Nuno Farias – 36 pontos

5 – Marco Perez – 29 pontos

Tuono Cup

1 – Luis Franco – 95 pontos

2 – Miguel Sousa – 85 pontos

3 – Anselmo Villardebó – 32 pontos

4 – António Reis – 32 pontos

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Fotos: Victor Schwantz

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