Moto 25º Portugal de Lés-a-Lés – Road-book à antiga e quase 30 horas de condução previstas!

25º Portugal de Lés-a-Lés – Road-book à antiga e quase 30 horas de condução previstas!


A Comissão de Mototurismo da Federação de Motociclismo de Portugal já tem tudo preparado para o arranque daquela que é a edição Bodas de Prata da maior aventura de mototurismo da Europa. O 25º Portugal de Lés-a-Lés, que este ano será um regresso às origens ainda que com diferenças notórias, claro, promete ser uma viagem inesquecível entre Bragança e Sagres.

E, nestes dias que antecedem o Portugal de Lés-a-Lés, que este ano se realizará ao longo de quatro dias (7 a 10 de junho), a organização decidiu agora revelar alguns números bastante interessantes e até impressionantes sobre os bastidores do evento que teve a sua primeira edição em 1999.

Se os mais de dois milhões e meio de quilómetros percorridos por todos os motociclistas que integram a caravana do 25º Portugal de Lés-a-Lés são esmagadores, o que podemos dizer das 150 mil páginas que indicarão o caminho entre Bragança e Sagres aos cerca de 2500 motociclistas? Estamos a falar do tão imprescindível quanto pedagógico road-book!

Afinal, esta ainda é uma viagem que pode ser feita “à antiga”.

O road-book é um pequeno livro, em tamanho A5 e com um total de 60 páginas, que acompanhará e guiará os 2185 participantes que rapidamente esgotaram as inscrições, bem como a equipa organizativa e vários convidados, ao longo dos 1085 quilómetros de Norte a Sul do país.

Leia também – 25º Portugal de Lés-a-Lés: O percurso

Na edição das Bodas de Prata do evento organizado pela Federação de Motociclismo de Portugal, serão utilizados 375 quilos de papel de 70 gramas, daquele utilizado habitualmente nos cadernos da escola. A que se juntam mais 43 kg de papel mais grosso para os diplomas e fichas de controlo, impressos na Lidergraf, a única empresa que mantém a parceria com o Lés-a-Lés desde 1999.

Ao todo são 476 as notas de navegação que acompanharão os motociclistas ao longo de 28 horas e 50 minutos de condução previstas para as três etapas, a que se juntarão mais algumas durante o mais descontraído Passeio de Abertura, no concelho de Bragança.

O trajeto que será integralmente cumprido por estradas nacionais, regionais, municipais e até uns quantos caminhos de terra batida, sem tocar em autoestradas ou vias rápidas.

Para desenhar o mapa de descobertas paisagísticas e históricas, do património e da gastronomia lusitana, Ernesto Brochado e a restante equipa de reconhecimento fazem milhares de quilómetros ao longo dos meses que antecedem o evento, sendo, depois, necessárias mais de 300 horas de trabalho em atelier para passar toda a informação para o papel.

Que, além das imponentes paisagens, dos mais significativos monumentos ou das curiosidades da flora e fauna locais, mostra a localização dos postos de combustíveis, nomeadamente da parceira BP, e dos Oásis.

Locais de paragem apetecível, fortemente apoiados desde há vários anos pela BMW Motorrad e a que se vão juntando cada vez mais marcas. E onde é possível sentir o mais genuíno sentimento da grande festa que é a travessia entre dois extremos de Portugal Continental, em 2023 de Bragança a Vila do Bispo, com paragens em Viseu e Ourém.

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