A segunda ronda do Mundial de Resistência FIM (FIM EWC) serão as 24 Horas de Spa, disputadas no circuito belga Spa-Francorchamps, nos dias 17 e 18 de junho. Antes do arranque desta corrida, que vai ser mais uma dura prova de resistência para pilotos e máquinas, disputaram-se as duas sessões de qualificação, e para os portugueses o grande destaque vai para a presença do Pedro Nuno, que integra o Team Bolliger Switzerland nesta temporada 2023.
Pedro Nuno, que compete pela primeira vez nas 24 Horas de Spa e que estreia aqui uma nova decoração do seu capacete Nexx X.R3R, tem de descobrir os segredos do traçado belga em ritmo acelerado, como já nos confidenciou numa entrevista exclusiva à Revista MotoJornal que pode ler clicando aqui.
Foi o 10º piloto mais rápido em pista na sessão de qualificação 1 para os pilotos vermelhos. E esse foi o tempo que contou para a sua qualificação final. Refira-se que as qualificações não foram as melhores para o Team Bolliger Switzerland, com as suas motos da equipa a apresentarem problemas técnicos, conforme o Pedro Nuno explicou em declarações exclusivas à Revista MotoJornal, e que pode ler mais à frente neste artigo.
Com uma volta em 2m24.155s aos comandos da Kawasaki Ninja ZX-10R #8, o piloto português ajudou a equipa suíça a garantir a 12ª posição na grelha de partida para as 24 Horas de Spa, competindo novamente ao lado dos pilotos Marcel Brenner e ainda de Nico Thoni.
Recordamos que para a ordem final da qualificação nas provas do Mundial de Resistência FIM é calculada a média das melhores voltas dos dois pilotos mais rápidos de cada uma das equipas, que disputam duas sessões de qualificação com pilotos do mesmo grupo de cor: vermelho, azul ou amarelo.
Neste momento decorrem os treinos noturnos no circuito Spa-Francorchamps, pelo que esperamos poder receber as declarações do Pedro Nuno assim que possível, de forma a ter em primeira-mão a reação do piloto português do Team Bolliger Switzerland a esta qualificação para as 24 Horas de Spa.
Atualização:
O Pedro Nuno já nos enviou algumas declarações sobre o que aconteceu na qualificação. Aqui ficam as palavras do piloto português:
“A qualificação não foi a melhor. O Niko teve um problema com um defeito no pneu dianteiro. Depois o Marcel saiu e teve um problema elétrico na moto. Ou seja, tivemos problema com uma das motos e fomos obrigados a usar a outra moto que estava com um problema na frente e não consegui evitar a queda! Ainda assim consegui dar uma volta com o pneu de qualificação. O treino noturno foi para ver se estava tudo bem depois de reconstruirem a moto e para conhecer a pista que é bastante difícil à noite”.
Quanto à “pole position”, a primeira posição na grelha de partida será ocupada pela equipa austríaca YART.
A formação oficial da Yamaha neste campeonato do mundo viu os seus três pilotos – Karel Hanika, Marvin Fritz e Niccolò Canepa – serem os únicos a conseguir rodar em 2m19s baixos, pelo que a diferença de cerca de um segundo para a BMW Motorrad World Endurance Team (Markus Reiterberger, Illya Mykhalchyk e Jérémy Guarnoni), equipa que venceu a edição anterior desta prova, não surpreende.
A terceira posição fica para a Yoshimura SERT Motul (Gregg Black, Sylvain Guintoli e Etienne Masson), equipa que depois do desastre que foi a primeira ronda da temporada do FIM EWC, quando logo no arranque das 24 Horas Le Mans Motos se viram envolvidos num incidente que os deixou muitos minutos na box a reparar a Suzuki GSX-R1000R, espera aqui nas 24 Horas de Spa um resultado muito mais positivo.
Conforme é habitual, esta corrida do Mundial de Resistência FIM terá transmissão em direto no Eurosport. Nesta 24 Horas de Spa estes serão os horários de transmissão em direto:
Eurosport 2 – 12H45 às 23H00 (sábado 17 de junho)
Eurosport 2 – 6H00 às 13H30 (domingo 18 de junho)
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo do desporto em duas rodas. A não perder!
O conteúdo EWC 2023 – Pedro Nuno 10º na sua qualificação e YART na “pole” aparece primeiro em MOTOJORNAL.