Moto Capacete Alpinestars Supertech R10 – Do MotoGP para a estrada

Capacete Alpinestars Supertech R10 – Do MotoGP para a estrada


Em estreia no MotoGP esta temporada, pelas mãos dos pilotos patrocinados pela marca italiana, como são Jorge Martin e Jack Miller, o novo capacete desportivo Alpinestars Supertech R10 (ou S-R10) acaba de ser confirmado como sendo uma novidade que estará em breve disponível para qualquer motociclista comprar nas lojas.

A marca, que em Portugal é representada pela Multimoto, passou os últimos anos a desenvolver este capacete específico para uma utilização extrema em motos desportivas, e o resultado é o Supertech R10, fabricado em fibra de carbono e com um conjunto de características que o fazem diferenciar da concorrência.

A primeira coisa que deve ficar a saber sobre este capacete Alpinestars S-R10 é que apenas 200 unidades serão inicialmente fabricadas, e disponibilizadas através do website oficial no próximo dia 10 de julho. Essa primeira série denomina-se de Limited Launch Edition Supertech R-10 e deverá esgotar em tempo recorde!

Como destaques nesta edição especial encontramos, entre outros, a decoração exclusiva Carbon / Red Shadow, ou ainda o spoiler traseiro na variante Race, sendo por isso uma réplica perfeita do capacete utilizado pelos pilotos de MotoGP.

Em termos de construção, este capacete Supertech R10 conta com uma calota fabricada em fibra de carbono, ao qual é aplicada uma resina especial. Através da sobreposição de diversas camadas de material – carbono, compósito de carbono, fibra de vidro e aramida –, a Alpinestars reclama uma capacidade superior de resistência aos impactos, mas também de leveza e flexibilidade para dissipação das forças geradas pelos impactos em caso de queda.

No design, e para além da adoção de linhas aerodinâmicas que resultam de intensos estudos em túnel de vento de forma a reduzir o arrasto aerodinâmico, o Alpinestars Supertech R10 apresenta um colar inferior bastante recortado. Esta opção, de acordo com a marca italiana, permite proteger o pescoço do motociclista em caso de queda, para além de permitir que o S-R10 se torne mais confortável quando adotamos uma postura mais “racing” aos comandos da moto.

Para além do spoiler traseiro em variante Race, mais longo, a Alpinestars instala de série em todos os S-R10 o spoiler traseiro na variante Road, que, em conjunto com as asas laterais, também de série em todos os capacetes, permite reduzir o arrasto aerodinâmico em 4,54%.

Refira-se que os spoilers deste capacete de pista são fixos ao capacete através do mesmo sistema de ligações elásticas que encontramos no capacete de motocross Alpinestars S-M10, que, em caso de queda, permitem que o spoiler se destaque do capacete e assim minimiza a probabilidade de ficar preso em alguma coisa.

Num capacete de moto tão extremo, a visão do piloto / motociclista é sempre vital. E neste particular o Alpinestars Supertech R10 recebe uma abertura frontal para viseira que permite desfrutar de 220 graus de campo visual na linha horizontal, e na vertical chega aos 57 graus. Aqui, é possível destacar o pequeno “recorte” na margem inferior lateral da viseira.

A viseira é também um ponto importante, não apenas de visão, mas também de proteção. Neste caso estamos perante uma viseira com uma espessura que varia entre 1,6 mm nas laterais e os 2,6 mm na zona frontal. Tem homologação de classe ótica nível 1, e o mecanismo de abertura conta com uma patilha frontal que fecha a viseira impedindo que a mesma se abra. De referir que a Alpinestars instala um mecanismo “quick release” para remoção fácil da viseira.

Num capacete que será utilizado em condições extremas, e sabendo que o controlo da temperatura é vital, a Alpinestars instala no Supertech R10 nada menos do que 11 pontos de ventilação! Diversas entradas de ar são ajustáveis, enquanto as saídas traseiras, incluindo duas por debaixo do spoiler, garantem uma eficaz remoção do ar quente do interior.

E por falar em interior, refira-se que a calota interior do S-R10 é fabricada em EPS, mas que neste caso apresenta seis densidades diferentes!

Também no interior, e a pensar no ajuste ideal à cabeça de cada motociclista, este novo capacete desportivo conta com o patenteado sistema A-Head, que permite a cada motociclista ajustar e rodar o capacete de acordo com a sua preferência em termos de posição do capacete em relação à cabeça quando conduz a moto.

O forro interior é fabricado em tecido microfibra suave ao toque, removível e lavável, podendo ser facilmente removido através do sistema de emergência. Por outro lado, e para aqueles que gostam de se manter hidratados, a Alpinestars preparou o S-R10 para poder ser compatível com os sistemas de hidratação, sendo por isso fácil posicionar e fixar um tubo para hidratar em andamento.

Quanto a preços, e apesar da proximidade do início da comercialização desta novidade muito aguardada, a Alpinestars não revelou ainda o valor a pagar para ter um dos 200 capacetes edição limitada que estarão disponíveis a 10 de julho.

E mesmo o normal Supertech R10 não tem ainda PVP confirmado, sendo que deverá demorar mais algum tempo para estar disponível nas lojas. A previsão aponta para final do ano. O valor, tendo em conta os rivais diretos, deverá ser acima dos 1000 euros.

Para mais informações sobre esta novidade da Alpinestars poderá contactar o importador da marca, a Multimoto, clicando aqui .

Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo dos equipamentos de motociclismo. A não perder!

O conteúdo Capacete Alpinestars Supertech R10 – Do MotoGP para a estrada aparece primeiro em MOTOJORNAL.

Related Post

Generated by Feedzy