A família de maxitrails GS é extremamente popular em todo o mundo, e isso não será novidade para os motociclistas mais atentos, quer às motos na estrada, quer também às tabelas de vendas. As famosas BMW Motorrad GS são das motos mais vendidas em todo o mundo, e prova disso é o facto da maxitrail ter atingido um número incrível de 1 milhão de unidades vendidas e equipadas com o motor boxer. Porém, a maior novidade, será a confirmação por parte da marca alemã da data da apresentação mundial da muito aguardada R 1300 GS!
Como seria de esperar, e ainda mais em ano de celebração de 100 anos de existência, a BMW Motorrad prepara-se para lançar no mercado uma muito renovada e cada vez mais tecnológica R 1300 GS, a nova geração da maxitrail alemã durante um evento especial que terá como cenário o novo BMW Motorrad Welt, que passará a ser o “coração” da casa bávara e estará localizado ao lado da fábrica em Berlim.
O evento de apresentação da nova R 1300 GS, moto que tem sido desenvolvida ao longo dos últimos anos e a Revista MotoJornal tem vindo a acompanhar de perto todos os desenvolvimentos neste projeto – clique aqui para saber mais –, acontece a 28 de setembro, sendo que todos os fãs poderão assistir à apresentação mundial através da transmissão online nos canais digitais da BMW Motorrad.
Refira-se ainda que o BMM Motorrad Welt estará aberto ao público a partir de 30 de setembro.
Mas para chegarmos à nova R 1300 GS, foi necessário produzir (e vender!) muitas GS. E a 21 de junho de 2023, a marca alemã assinalou precisamente a produção da milionésima GS com o motor de dois cilindros de arquitetura boxer. A unidade específica que assinala 1 milhão de GS boxer é uma R 1250 GS Triple Black.
Recordamos que a fábrica em Berlim fabrica motos da BMW Motorrad desde 1969, e desde 1980 que é das linhas de produção dessas instalações que saem as famosas GS equipadas com o icónico motor boxer de dois cilindros.
A sigla GS, que é o diminutivo de “Gelände StraBe” (off-road/estrada), foi inicialmente utilizada na R 80 G/S apresentada ao mundo durante o outono de 1980. O objetivo, como o nome indica, era de oferecer aos motociclistas uma moto capaz de enfrentar percursos fora de estrada e em estrada, apostando então na polivalência.
A original R 80 G/S, com o seu motor de 798 cc e 50 cv, evoluiu ao longo de mais de quatro décadas para chegarmos agora ao momento em que, dentro de poucos meses, teremos a oportunidade de conhecer a mais potente e sofisticada GS com motor boxer a sair da fábrica de Berlim – Spandau.
Reagindo a este momento especial, o Dr. Marcus Schramm, presidente da BMW Motorrad, refere que “Com a R 80 G/S e a sua aptidão combinada de off-road e on-road, qualidades para o quotidiano e para as longas viagens, a BMW Motorrad criou um novo tipo de turísticas de enduro em 1980. A BMW GS com o motor boxer tornou-se num ícone, que atingiu o sucesso global neste segmento. Mais do que isso, a BMW GS tornou-se numa lenda e na pedra basilar da gama de modelos BMW Motorrad. Estou por isso muito satisfeito, e especialmente por estarmos no ano de aniversário dos 100 Anos de BMW Motorrad, seja possível contribuir para uma grande marca na história da empresa do Grupo BMW com a milionésima GS com motor boxer. Estou igualmente satisfeito que a história única da BMW Motorrad com os motores boxer vai em breve ser aumentada por um novo e entusiasmante capítulo com diversas novidades na nova R 1300 GS”.
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. A não perder!
O conteúdo 1 milhão de GS boxer fabricadas e já sabemos a data da revelação da nova R 1300 GS! aparece primeiro em MOTOJORNAL.