Há muito aguardadas, as novas Triumph de cilindrada mais baixa estão, finalmente, e oficialmente, apresentadas ao mundo das duas rodas: eis as novas Speed 400 e Scrambler 400 X.
Duas propostas que têm vindo a ser preparadas e desenvolvidas ao longo dos últimos 5 anos, e que são um claro acenar à história e legado das clássicas Triumph, equipadas com um novo motor monocilíndrico, e, claro, um conjunto de outros argumentos que prometem tornar estas novidades em motos de sucesso quando integrarem a gama britânica em 2024.
Tendo no seu ADN modelos do tipo roadster e scrambler, e sendo que na sua época foram idolatradas por milhares de motociclistas que, a dada altura, foram também transformadas em mitos quando apareceram em filmes como “The Wild One” com Marlon Brando, “The Great Escape” com Steve McQueen, ou ainda a ligação a Elvis Presley que conduziu motos Triumph várias vezes, a casa de Hinckley procura agora fazer uma ligação às novas gerações introduzindo uma plataforma 400 cc, estreada nos modelos Speed 400 e Scrambler 400 X.
A primeira coisa que devemos ter em conta quando abordamos estas duas novidades é que, apesar de serem projetadas e desenvolvidas ao pormenor em Inglaterra, na verdade a Triumph recorre à Bajaj Auto, parceira privilegiada, para conseguir assim duas coisas:
– custos de produção reduzidos e que se irão traduzir num preço mais competitivo (preço final em Portugal ainda não está definido);
– qualidade de construção de acordo com os parâmetros habituais da Triumph.
Todas as Speed 400 e Scrambler 400 X que terão como destino a Europa, e neste caso Portugal, serão fabricadas na gigantesca fábrica da Bajaj Auto na Índia, sendo submetidas a um rigoroso processo de controlo de qualidade. Haverá também parte da produção destinada a mercados específicos que será entregue às instalações da Triumph Motorcycles na Tailândia e Brasil, tornando assim estas novidades em modelos verdadeiramente globais.
Ao contrário do que acontece a outros fabricantes que recorrem a este tipo de parcerias, e que resultam na comercialização nos mercados ocidentais de motos que são em tudo iguais, exceto no nome e emblemas, no caso das Triumph Speed 400 e Scrambler 400 X a marca britânica faz questão de destacar que estas “São motos 100% Triumph. Não são adaptações!”.
Uma situação que reforça ainda mais o compromisso e atenção na criação de motos com características muitos próprias, e que, de acordo com a Triumph, resultam numa dinâmica e qualidades reconhecidas às mais recentes gerações de modelos da marca.
Parte das características específicas destas “quatrocentos” deve-se ao novo motor. Denominado de série TR, tanto a Speed como a Scrambler X dão uso a um monocilíndrico, uma arquitetura de moto que foge aos motores que hoje em dia vemos a Triumph utilizar na sua gama moderna.
Porém, o monocilíndrico tem uma longa ligação à marca, nomeadamente recordando as corridas off road Six Days Trial de início do século XX.
Em termos técnicos, este motor monocilíndrico da série TR apresenta uma cilindrada de 398 cc, refrigeração por líquido com radiador dissimulado de forma a garantir uma aparência mais clássica, mas beneficiando deste tipo de modernidades, sistema de distribuição DOHC de 4 válvulas e uma cambota cuja inércia foi afinada com precisão para garantir que o motor disponibiliza uma resposta suave e simultaneamente enérgica a baixos regimes.
Com uns saudáveis 40 cv de potência às 8.000 rpm e 37,7 Nm de binário às 6.500 rpm, os engenheiros britânicos procuraram que este motor seja extremamente fácil e divertido de explorar.
Desta forma permitirá que, quer os motociclistas inexperientes como os mais experientes, encontrem sempre algo que fará com que esta unidade motriz se torne numa parceira ideal nas viagens de moto, seja a típica viagem de “casa-trabalho” ou mesmo nos percursos mais abertos ou recheados de curvas.
Acoplado ao motor encontramos uma caixa de velocidade, com 6 relações, todas elas definidas de forma a que o condutor das Triumph Speed 400 e Scrambler 400 X consiga extrair todo o potencial do motor em todos os momentos de condução. A este nível a marca britânica faz questão de destacar que foi dada muita atenção à forma como a caixa de velocidades “funciona”.
Isto significa que o condutor de uma destas 400 britânicas irá sentir trocas de caixa suaves e precisas, com um “feeling” de moto grande, o que irá contribuir em grande parte para um sentimento de maior prazer aos comandos da Speed ou da Scrambler X.
Refira-se ainda que o motor TR deixa escapar uma sonoridade viciante graças ao sistema de escape desenhado para deixar escapar uma nota sonora mais grave, sendo que a única diferença entre a Speed e a Scrambler X será a ponteira: uma única saída no caso da roadster e duas saída tipo “shotgun” no caso da scrambler.
A controlar o motor encontramos um acelerador eletrónico ou “ride by wire”, para maior consistência na resposta do motor aos impulsos e desejos do condutor, uma embraiagem com assistência ao binário que, por um lado, reduz o esforço de acionar a embraiagem, e por outro conta com efeito deslizante para evitar o bloqueio da roda traseira nas reduções de caixa mais agressivas.
Tecnologicamente estas duas novidades Triumph também oferecem elementos importantes de segurança na condução.
O principal será o sistema de controlo de tração, desenvolvido pelos especialistas da Bosch, que, como o nome indica, evitará a perda de aderência da roda traseira, principalmente quando o piso está mais escorregadio. O controlo de tração pode ser desligado caso o condutor assim o deseje.
Tanto a Speed 400 como a Scrambler 400 X contam ainda com um importante sistema de travagem auxiliado por ABS, sendo que no caso da variante scrambler o condutor tem a possibilidade de desligar o ABS, uma opção pensada para os motociclistas mais aventureiros que querem desfrutar de uma condução mais “liberta” nos momentos de off road.
Mas para se poder desfrutar de todo este potencial, a Triumph foi obrigada a, tal como aconteceu com o motor, conceber toda uma ciclística diferenciada e que, dependendo de cada moto, apresenta algumas particularidades.
Comum a ambas é o novo quadro híbrido perimétrico em tubos de aço com subquadro traseiro aparafusado, ao qual se junta um braço oscilante em alumínio fundido. A Triumph refere que estes elementos foram afinados de forma a contribuírem para uma condução fácil e maior agilidade.
Em termos estruturais destaca-se também a menor altura do assento (795 mm) da roadster contra a maior altura do assento da scrambler (825 mm). No entanto, a Triumph promete que mesmo os condutores de menor estatura terão alguma ajuda em chegar com os pés ao solo graças ao desenho do depósito de 13 litros. Neste caso a marca concebeu um depósito particularmente estreito na junção com o assento.
Por falar em agilidade, e porque cada quilo de peso tem clara influência neste particular, é importante destacar que a Speed 400 apresenta na balança um valor de 170 kg a cheio, valor esse que sobe para os 179 kg quando passamos para a Scrambler 400 X.
A que se deve esta diferença de 9 kg no peso?
Durante a apresentação técnica destas duas novidades, a Revista MotoJornal questionou os membros da equipa de desenvolvimento sobre a diferença de peso. A resposta que explica essa diferença aponta para elementos como suspensões, assento diferente, quadro ligeiramente redefinido na Scrambler X, guiador maior, para além de um conjunto variado de acessórios – proteção de motor, proteção de mãos, etc – instalados de fábrica e que aumentam o peso em comparação com a Speed.
E por falar em acessórios, convém ter em conta que tanto a roadster como a scrambler podem ser totalmente personalizadas recorrendo ao catálogo de acessórios oficiais específicos para estes modelos.
Continuando a nossa análise mais técnica, não podemos esquecer as diferenças ao nível das suspensões e restantes detalhes da ciclística.
A Speed 400 apresenta forquilha dianteira do tipo ‘big-piston’ que recorre a bainhas de 43 mm, um amortecedor traseiro ‘monoshock’ com reservatório externo, jantes leves de 17 polegadas, geometria e distância entre eixos específica do estilo roadster. Os potentes travões dianteiros de fixação radial apresentam quatro êmbolos, tendo o disco dianteiro 300 mm de diâmetro para proporcionar uma sensação de travagem que inspira maior confiança.
A Scrambler 400 X apresenta uma maior distância entre eixos, suspensão de curso mais longo (150 mm em ambos os eixos vs 140 / 130 mm da roadster), roda dianteira de 19 polegadas e guiador largo para maior estabilidade e controlo quando se conduz em superfícies irregulares, além de proporcionar uma posição de condução Scrambler mais vertical e dominante.
Um pedal de travão em aço fundido maior e poisa-pés de elevada aderência posicionados mais abaixo também proporcionam uma posição de condução em pé mais natural quando se conduz fora de estrada, enquanto um disco de travão dianteiro de 320 mm e um composto de pastilha otimizado proporcionam um desempenho de travagem progressivo em todas as condições.
Refira-se, porque estamos perante uma moto de estilo off road, que a Triumph opta por utilizar em ambos os modelos jantes de alumínio fundido de 10 raios. Questionámos a marca do porquê de não optar por jantes de raios no caso da Scrambler 400 X, tendo-nos sido explicado que as jantes fundidas são mais leves, e porque não pensaram nesta moto como uma proposta para aventuras fora de estrada mais “agressivas”, daí não necessitar de jantes de raios.
Seja como for, no caso da Speed 400 as jantes estão cobertas pelos pneus Metzeler Sportec M9RR, enquanto a Scrambler 400 X conta com Metzeler Karoo Street.
A chegada destas duas novidades ao mercado português está prevista para janeiro de 2024. Mais perto dessa data será anunciado o preço de cada uma, sendo que a Triumph confirma a intenção de as colocar à venda por um valor competitivo e em linha com as rivais de segmento.
O que já sabemos, é que a Speed 400 estará disponível nas opções Phantom Black, Caspian Blue ou Carnival Red, enquanto a Scrambler 400 X estará disponível nas opções Phantom Black / Silver Ice, Matt Khaki Green / Fusion White, ou ainda em Carnival Red / Phantom Black.
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Galeria de fotos Triumph Speed 400
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