De 20 a 26 de junho, a Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR), a Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Polícia de Segurança Pública (PSP) levaram a cabo a campanha de segurança rodoviária ‘Cinto-me Vivo’.
Após estar concluída, a ANSR fez um balanço da mesma e revelou que foram fiscalizados presencialmente 43.833 veículos, tendo sido registado um total de 12.199 infrações, “das quais 597 relativas à não utilização ou utilização incorreta dos dispositivos de segurança”.
Nesta campanha foram ainda sensibilizados um total de 321 condutores e passageiros com três mensagens importantes, segundo comunica a ANSR.
Utilize sempre uma cadeirinha homologada, devidamente instalada e adaptada à altura e peso da criança;
Utilize sempre o cinto de segurança, em todos os lugares do veículo e em todos os percursos, mesmo nos de curta distância;
Utilize o capacete de modelo aprovado, devidamente ajustado e apertado.
Ainda no decorrer desta campanha, as autoridades registaram um total de 2.595 acidentes, de que resultaram 10 vítimas mortais, 66 feridos graves e 823 feridos leves. Relativamente ao período homólogo de 2022, verificaram-se mais 130 acidentes, uma vítima mortal, 16 feridos graves e 62 feridos leves.