Não precisamos de grandes cursos de economia para olhar para um determinado automóvel e perceber que em Portugal é mais caro do que em muitos países da Europa. No ano passado olhámos para o novo BMW XM e percebemos esses dados.
Por que razão isto acontece? É fácil de responder esta questão. Tudo se prende com o valor dos impostos em Portugal. E isto leva-nos a uma outra questão: quanto arrecada o Estado português com o valor tributado aos automóveis?
O Auto ao Minuto fez as contas de 2022 e são essas que iremos partilhar. Na hora de adquirir um automóvel, estamos logo a pagar IVA a 23% sobre o valor deste e o Imposto Sobre Veículos (ISV), que varia mediante a cilindrada e as emissões de CO2.
Comecemos pela primeira. Para calcular as receitas de IVA em 2022 tentámos procurar o número global de vendas automóveis. Segundo Informa a D&B, o volume de negócios ascendeu aos 5500 milhões de euros. Fazendo as contas, o IVA recebido pelo Estado português perante este valor supera os mil milhões de euros. Foram cerca de 1.028 milhões de euros.
Passando ao ISV, não foram precisas grandes contas, uma vez que a PorData diz-nos o valor exato recebido pelo Estado. Foram 455,2 milhões de euros recebidos em 2022 graças ao ISV.
Mas… há mais valor a acrescentar. O Estado recebe ainda o Imposto Único de Circulação (IUC), que no ano passado ficou fixado em 503,8 milhões de euros. Somando, os valores do IUC e do ISV, o Estado recebeu quase mais 1.000 milhões de euros. O valor exato é de 959 milhões de euros.
O somatório do IVA, ISV e IUC dá um total de 1.987 milhões de euros, o que resultou em… 5,4 milhões de euros por dia recebidos pelo Estado português graças aos automóveis. Um valor que certamente será superior em 2023, devido ao aumento do preço dos veículos.
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