A Lamborghini apresentou no Festival de Velocidade de Goodwood, no Reino Unido, o hipercarro com que vai atacar o Mundial de Resistência (WEC) e o Campeonato de Resistência Norte-Americano (IMSA) já no próximo ano.
O Lamborghini SC63 correrá na categoria Hypercar no WEC e na GTP no IMSA.
Nas próximas semanas, o modelo vai entrar em fase de testes. Este está equipado com um motor V8 biturbo de 3,8 litros totalmente novo, que foi desenvolvido pelos engenheiros da Lamborghini especificamente para o programa de competição. O motor possui uma configuração ‘cold V’, em que os turbocompressores estão montados fora do ângulo em V formado pelas bancadas de cilindros, o que os torna mais fáceis de refrigerar e assistir.
Com uma potência de 680 cv, limitada pelos regulamentos, o sistema híbrido conta com uma unidade de potência que é gerida por uma unidade de controlo eletrónico Bosch. A regulamentação de LMDh especifica que a caixa de velocidades, a bateria e a unidade motor-gerador (MGU) são standard, o que ajuda a conter os custos de desenvolvimento do protótipo.
“O SC63 é o mais avançado carro de corridas alguma vez produzido pela Lamborghini, e acompanha o nosso quadro de referência ‘Direzione Cor Tauri’, traçado pela marca para a eletrificação da nossa gama de produtos. A oportunidade de competir em algumas das mais importantes corridas de resistência do mundo com um protótipo híbrido encaixa com a nossa visão de futuro de mobilidade de alta performance, como demonstrado, no caso dos modelos autorizados a circular na via pública, pelo lançamento do Revuelto. O SC63 LMDh é o passo em direção aos mais altos escalões, e ao futuro dos desportos motorizados, para a nossa Squadra Corse”, afirmou Stephen Winkelmann, CEO da Lamborghini.