Em abril deste ano, a Renault apresentou o renovado Clio, que conta agora com uma nova imagem, mais em linha com os restantes modelos da gama da marca francesa.
Este Clio de ‘cara lavada’ chega a Portugal no final do verão e o Auto ao Minuto foi até Bruxelas, na Bélgica, para ter o primeiro contacto com o icónico citadino que traz consigo várias novidades.
Disponível com cinco motorizações (SCe 65 gasolina, TCe 90 gasolina, TCe 100 GPL, dCi 100 diesel e E-Tech full hybrid 145) foi com o bloco que surge como novidade neste novo Clio que percorremos mais de 130 quilómetros em estradas belgas. Um curto contacto que permitiu, ainda assim, que o sistema híbrido nos surpreendesse pela positiva.
A eficiência com que combina o motor térmico e o elétrico origina uma poupança de combustível até 40% que comprovámos sem grande esforço. Com uma condução perfeitamente normal atingimos uma média de 4,0 litros nos 132 quilómetros de percurso que realizámos.
Foram cerca de duas horas ao volante que nos permitiram utilizar os três modos de condução disponíveis (My Sense, Sport e Eco). Ao escolher o modo mais desportivo, a condução torna-se mais dinâmica, mais atrevida e bastante divertida. Os 145 cv fazem notar-se e chegam perfeitamente para brincar um bocadinho mais com o Clio, que se comporta de forma bastante razoável neste capítulo.
Mas voltando ao tema ‘poupança’, acreditamos que com uma condução mais conservadora se chegue perfeitamente a um consumo na casa dos 3,5 litros/100 km com ajuda do modo Eco. Numa condução em cidade, o Clio promete uma uma condução totalmente elétrica em 80% do tempo percorrido, o que facilita a obtenção de melhores consumos. Para ajudar à festa dos baixos consumos, o modo B (Brake), que pode ser escolhido através do seletor na caixa de velocidades, ajuda também a que bateria de 1.2 kWh de capacidade esteja sempre disponível.
Dadas as nossas impressões acerca da motorização E-Tech Full Hybrid 145, é tempo de falarmos noutra das grandes novidades desta atualização do Clio, que é a inclusão do nível de equipamento Esprit Alpine. Presente na unidade que testámos, o Renault Clio conta com pormenores únicos e mais desportivos, como o logótipo em Ice Black ou símbolo nas jantes de 17 polegadas diferenciado. No interior destaca-se o símbolo da Alpine nos bancos, que apresentam-se com pespontos azuis. Um outro pormenor desta versão Esprit Alpine são as duas riscas azuis nos cintos de segurança.
Naquilo que foi a nossa experiência, só temos a dizer bem do conforto proporcionado pelo Clio. Tanto na posição de condução, como em qualquer lugar. Fizemos questão de experimentar os assentos traseiros e cumpre com o espaço que esperamos dele – não podemos esquecer-nos que é um utilitário de apenas 4,05 metros.
Repleto de ajudas à condução (no total são 20), nós destacamos três: o Cruise Control adaptativo, a travagem automática de emergência e câmara de 360 graus.
A segurança dos ocupantes é um ponto que a Renault nunca descura e o Clio foi equipado com vários sistemas que ajudam a incrementar os níveis de segurança, mas também os de conforto. Exemplo disso é o ‘Easy Park Assist’, que ajuda no estacionamento autónomo.
O novo Renault Clio, recorde-se, chega a Portugal no final deste verão, mas ainda não são conhecidos os preços. Porém, o Auto ao Minuto sabe que a tendência crescente de preços no mercado pode não ser acompanhada pela Renault… o que pode ser um bom indicador para os interessados neste renovado Clio.
ESPECIFICAÇÕES TECNICAS
RENAULT CLIO E-TECH FULL HYBRID
MOTOR
Térmico
4 cilindros, 1,6 litros e 94 cv
Elétricos
Motor de 36 kW e motor de arranque/gerador de alta tensão de 18 kW
Bateria
1,2 kWh
Potência total
145 cv
Binário
148 Nm
TRANSMISSÃO
Tração
Dianteira
Caixa de velocidades
Automática E-Tech multimode
DIMENSÕES E CAPACIDADES
Comp. x Larg. x Alt.
4053 mm x 1988 mm x 1439 mm
Capacidade da mala
301 l
Capacidade do depósito
39 l
Rodas
FR: 205/45 R17; TR: 205/45 R17
Peso
1238 kg
PRESTAÇÕES E CONSUMOS
Velocidade máxima
174 km/h
0-100 km/h
9,3s
Consumo misto
4,2 l/100 km
Emissões CO2
95-109 g/km
9
0-10
ANÁLISE
Se nos pedissem para eleger uma palavra que defina melhor este modelo escolheríamos “versátil”. Este é um citadino que se adapta ao estilo e às necessidades do condutor.
Ágil quando é chamado para tal ou ‘poupado’ quando assim o requisitamos. Ficámos muito satisfeitos com esta versão híbrida, mas sem dúvida que a diversa escolha de motorizações continua a ser um ‘plus’ para o Clio.
Consumos
Eficiência do sistema híbrido
Versatilidade
Insonorização do habitáculo