Nos regulamentos do Mundial Superbike, e de forma a tentar manter um certo equilíbrio de performance entre as motos dos diferentes fabricantes que competem neste campeonato, existe a possibilidade de alterar os limites de rotações de cada moto. Estas alterações são anunciadas pela Federação Internacional de Motociclismo (FIM) e pela Dorna WorldSBK, organização que gere os destinos do Mundial SBK.
A diferença entre a performance das motos dos fabricantes é analisada em todas as rondas do calendário, mas apenas a cada 3 rondas cumpridas é que os limites de rotações podem ser atualizados.
Neste caso, e agora que estamos a iniciar o fim de semana da ronda de Imola, a FIM e a Dorna WorldSBK anunciam que o limite de rotações das motos da Ducati e da Kawasaki foi alterado, já a contar para esta ronda italiana.
No caso da Ducati Panigale V4 R, moto que tem dominado a temporada 2023 pelas mãos de Alvaro Bautista (Aruba.it Ducati), as entidades responsáveis decidiram reduzir em 250 rpm o limite de rotação da superdesportiva de Borgo Panigale. Recordamos que ainda há pouco tempo a Panigale V4 R tinha já sofrido redução idêntica, sem que isso tenha resultado em alterações significativas em termos de resultados, pois Bautista continua a vencer de forma consecutiva.
No caso da Kawasaki, a marca de Akashi decidiu aproveitar o momento e gastar 5 pontos de concessão que tem ao dispor para aumentar o limite de rotações da Ninja ZX-10RR, com a superdesportiva japonesa a ganhar então 250 rpm.
Veremos estas atualizações serem aplicadas já este fim de semana em Imola. Mas será que farão diferença nos resultados e na performance destas motos de SBK?
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