O Autódromo Internacional do Algarve (AIA) foi o cenário da sempre escaldante ronda algarvia do Campeonato Nacional de Velocidade (CNV). Nesta que foi a primeira visita do campeonato maior da velocidade ao Algarve, competição realizada sob a égide da Federação de Motociclismo de Portugal (FMP), os pilotos das diversas categorias voltaram a oferecer aos fãs que fizeram questão de marcar presença na ronda Portimão I dois dias de muito e bom espetáculo.
Nas duas classes maiores do campeonato, as Superbike e Stock 600, o nome dos vencedores foi o mesmo em ambos os dias.
Com seis pilotos inscritos para competir na classe rainha, Ivo Lopes aos comandos da BMW M 1000 RR dominou em ambos os dias sem contestação por parte dos rivais, e no final das 15 voltas de corrida realizadas no sábado fechou a corrida com quase 53 segundos de vantagem sobre Romeu Leite e mais de um minuto sobre Ricardo Lopes, o terceiro classificado.
Com os termómetros novamente a marcarem temperaturas acima dos 30°C, a segunda corrida foi mais uma vez dominada por Ivo Lopes, com o piloto da easyRace BMW a receber a bandeira de xadrez desta feita com quase 56 segundos de vantagem para o segundo classificado, Ricardo Lopes, que nesta segunda corrida das Superbike foi melhor que Romeu Leite que fechou o domingo de corridas no degrau mais baixo do pódio.
Nas Stock 600 foi Pedro Fragoso quem ditou a sua lei em ambos os dias, vencendo sempre na frente de Gonçalo Ribeiro, no primeiro confronto da ronda Portimão I com mais de 16 segundos de margem e no dia seguinte com quase vinte segundos.
Alteração houve apenas no terceiro classificado, sendo que no sábado foi Tomás Silva quem ocupou a posição e no domingo foi Isaac Rosa a subir ao degrau mais baixo do pódio.
Nas contas do campeonato, Ivo Lopes mantém a primeira posição invicto nas Superbike e reforça cada vez mais o seu domínio nesta temporada do CNV, enquanto Pedro Fragoso é o líder nas Stock 600 agora com 25 pontos de vantagem sobre Gonçalo Ribeiro.
Nas Supersport 300 foram dez os pilotos em pista e foram dois os vencedores.
Com tudo a ser decidido nos derradeiros metros de corrida, no sábado foi Tomás Alonso quem registou a sua terceira vitória consecutiva ao cruzar a linha de meta com 2 segundos de vantagem face a Dinis Borges, com os dois pilotos a travarem um intenso duelo onde esteve igualmente envolvido o australiano Varis Fleming, a alinhar nesta visita ao traçado algarvio com as cores de uma equipa espanhola para ser terceiro na linha de meta.
Na segunda corrida foram novamente estes três pilotos a dominar as operações, e tudo se decidiu mesmo sobre a linha de meta, com Varis Fleming a vencer com apenas 212 milésimas sobre Tomás Alonso e 231 milésimas de vantagem para Dinis Borges, desta feita o terceiro classificado.
Com este conjunto de resultados, Dinis Borges é o comandante do campeonato com 31 pontos de vantagem sobre Tomás Alonso.
Ao contrário das Supersport 300 onde vimos dois pilotos diferentes a vencer, nas Moto5 e Moto4, que competem em conjunto, os vencedores foram os mesmos em ambos os dias de competição.
Lourenço Vicente venceu ambas as corridas nas Moto5, no primeiro dia na frente de Teerin Fleming com apenas 192 milésimas de segundo a separar ambos os jovens pilotos, diferença essa que foi igualmente reduzida (292 milésimas) no final das 9 voltas do segundo dia de competição. No sábado foi Martim Lourenço o terceiro e no domingo o degrau mais baixo do pódio nas Moto5 foi ocupado por Guilherme Moreira.
Nas Moto4 coube a Alexandre Cabá vencer em ambos os dias, batendo o estreante em Portimão, Tiago João, no sábado por quase 16 segundos e no domingo na frente de Gonçalo Santos com quase 18 segundos de diferença, um dia onde Tiago João não terminou com problemas na sua moto.
Nas contas do campeonato Lourenço Vicente soma e segue invicto na liderança do campeonato, sendo Cabá o comandante nas Moto4.
O pelotão mais preenchido do fim de semana colocou em pista os pilotos dos Troféus de Naked Bikes e também da Taça Luis Carreira.
No animado pelotão dos TNB, e que integra a Tuono Cup, S 1000 R Cup e divide-se nas classes TNB1 e TNB2, cada vez maior e animado, João Curva foi o vencedor nas TNB1 no sábado na frente de Paulo Vicente e Luis Franco. No domingo João Curva não conseguiu replicar a vitória e a primeira posição ficou nas mãos de Paulo Vicente perante Luis Franco e Ricardo Pires.
Nas TNB2 foi Frédèric Bottoglieri que venceu no final da dezena de voltas em ambas as corridas, terminando sempre na frente de Romain Berton e de Marcos Leal, jornalista da Revista MotoJornal.
Para ler a crónica completa desta ronda Portimão I dos Troféus de Naked Bikes pode clicar aqui para ficar a par de todos os detalhes e classificações atualizadas depois desta ronda do calendário do CNV.
Rodrigo Amaral, Augusto Machado e Bernardo Villar foram os pilotos do pódio na LC Open em ambos os dias e por essa mesma ordem. Nas SS/R foi Márcio Silva o único na linha de meta no sábado e no domingo a primeira posição foi para Raul Felgueiras na frente de Márcio Silva.
No igualmente competitivo pelotão das duas classes da Copa Dunlop Motoval que integra o CNV, a vitória foi assegurada por Bernardo Aguiar em ambos os dias na classe 1, o mesmo fazendo Ruben Macuá na classe 2.
Nota ainda para a presença dos pilotos da Dunlop RR Cup que vieram de Espanha para uma animada corrida no Autódromo Internacional do Algarve, e onde venceu David Iglésias após 12 voltas realizadas no domingo debaixo de temperaturas muito elevadas.
O CNV regressa novamente ao Algarve e ao AIA entre os dias 28 e 30 de julho.
O conteúdo CNV 2023 Portimão I – Primeira visita ao Algarve com grandes corridas aparece primeiro em MOTOJORNAL.