Miguel Oliveira, que largou da 16.ª posição da grelha, concluiu a corrida a 11,247 segundos do vencedor, o espanhol Alex Márquez (Ducati), que deixou o italiano Marco Bezzecchi (Ducati) na segunda posição, a 0,366 segundos, com o também espanhol Maverick Viñales (Aprilia) em terceiro, a 3,374 segundos.
Esta foi a primeira vitória do irmão mais novo do antigo campeão Marc Márquez (Honda) na categoria rainha.
Num circuito encharcado, a direção de prova considerou que seria uma corrida molhada pelo que os pilotos poderiam ter trocado de mota, se assim o entendessem, depois de partirem com pneus de chuva.
Contudo, o asfalto foi secando à medida que as voltas passavam mas ninguém foi às ‘boxes’.
Miguel Oliveira teve um mau arranque, perdendo três lugares nas primeiras curvas, mas, a partir daí, iniciou uma recuperação que o levaria ao 10.º lugar, ainda que sem pontos.
As primeiras voltas foram as mais movimentadas, com vários pilotos a passarem pela liderança, a começar pelo italiano Marco Bezzechi, autor da ‘pole’.
Mas o australiano Jack Miller (KTM) rapidamente saltou para o comando, sendo, depois, passado, momentaneamente, pelo espanhol Jorge Martin (Ducati).
Alex Márquez, que partiu de terceiro mas chegou a ser quinto, viria a chegar ao comando na segunda volta, deixando toda a gente definitivamente para trás.
Apesar de ter terminado na 14.ª posição, o italiano Francesco Bagnaia (Ducati) manteve o primeiro lugar do campeonato, com 194 pontos, agora mais 27 do que Marco Bezzecchi, que subiu a segundo.
Miguel Oliveira é 17.º colocado, com 27 pontos.
No domingo disputa-se a corrida principal.
Leia Também: GP da Grã-Bretanha: Miguel Oliveira protagoniza queda nos treinos-livres