A Jaguar Land Rover, que agora adotou a nomenclatura JLR, estabeleceu uma parceria com a Wykes Engineering, líder no setor de energias renováveis, para desenvolver um dos maiores sistemas de armazenamento de energia do Reino Unido e aproveitar a energia solar e eólica através da reutilização das baterias dos veículos Jaguar I-Pace.
Um sistema de armazenamento de energia em baterias utiliza 30 baterias reutilizadas e pode armazenar até 2,5 MWh de energia na sua capacidade máxima. As baterias recuperadas provêm de protótipos e veículos de teste de engenharia, e o objetivo da JLR é fornecer as baterias necessárias para armazenar um total de 7,5 MWh de energia, o suficiente para alimentar 750 casas durante um dia, até ao final de 2023.
A partir daí, podem ser criados mais contentores para alojar mais baterias recuperadas de veículos de produção usados, para utilização futura.
Segundo a JLR, a colocação das baterias não requerem remoção de módulos ou etapas de produção. As baterias são simplesmente retiradas do Jaguar I-Pace e colocadas nos contentores das instalações, contribuindo para maximizar a sustentabilidade do projeto.