O cérebro precisa de mais atenção para se concentrar numa tarefa mais complexa ou que exija uma menor concorrência de estímulos capazes de influenciar o resultado de uma manobra, como é o caso do estacionamento, logo o instinto normal de todos os condutores é baixar o volume do rádio ao estacionar.
Citado pelo Business Insider, Daniel Kahneman, Nobel de Ciências Económicas e autor do livro ‘Rápido e Devagar: Duas Formas de Pensar’, diz que o estacionamento é algo que necessita de mais esforço de concentração e pensamento analítico, logo é necessário eliminar distrações existentes para realizar a boa ‘arte’ de estacionar.
A situação é simples: ao realizar uma tarefa de maior complexidade, como é o caso do estacionamento no contexto da condução, é normal desejarmos silêncio ou mais calma para realizar a manobra com mais eficiência, em especial se for num lugar complicado onde a visibilidade é mais difícil ou existem pessoas e outros carros em volta.
Assim, faz todo o sentido que sinta necessidade de baixar o volume do rádio ao estacionar, para obter o melhor estacionamento possível.