Quando a Yamaha mostrou ao mundo das duas rodas durante o Festival of Speed em Goodwood um protótipo habilmente denominado de DB40, em homenagem aos quarenta anos de vida do quadro Deltabox (DB), e para além dos aplausos recebidos pela criação deste projeto especial, a marca japonesa rapidamente se viu (novamente) envolvida numa série de rumores que davam conta de uma nova variante 900 cc com o divertido motor CP3.
Agora, e aproveitando a sua estreita ligação à casa mãe em Iwata, a revista japonesa Young Machine, que muitas vezes consegue obter informações “top secret” dos fabricantes japoneses, volta à carga, anunciado que até final de 2023 veremos a versão de estrada e de produção em série deste protótipo XSR900 DB40.
Se acreditarmos nos rumores e algumas informações que conseguimos recolher junto de representantes da Yamaha, de facto o Salão de Milão EICMA, evento onde a Revista MotoJornal estará presente para uma cobertura total e trazer até si as mais recentes e desejadas novidades do motociclismo, parece ser o momento perfeito para a revelação desta grande novidade.
Ainda não existem informações técnicas sobre a possível XSR900 GP, mas não é difícil de perceber que esta moto desportiva será mais uma variante que utiliza o motor três cilindros CP3 com 890 cc, tal como encontramos na naked MT-09.
Porém, e sendo que as especificações técnicas serão sempre fundamentais, ainda mais quando estamos perante uma moto desportiva, a revista Young Machine adianta que o nome do modelo poderá não ser XSR900 GP como há muito se diz, mas sim o regresso da sigla TZR.
Se esta informação se confirmar, estaremos então perante aquilo que será a nova Yamaha TZR 900, com um design que não fugirá muito à aparência desportiva que encontramos no protótipo XSR900 DB40 estreado em Goodwood.
A reforçar a possibilidade do regresso da mítica TZR agora em formato “grande” e moderno, está o facto de que o criador do protótipo XSR900 DB40 trabalhar na Yamaha Motor Europa, e, mais que isso, ser ele próprio proprietário de uma TZR 250 e ainda de uma TDR 250 e entusiasta das desportivas dos anos 80 e 90 de uma forma geral.
Veremos se de facto a Yamaha decidirá ressuscitar o nome TZR como novidade para 2024, ou se seguem uma lógica mais em linha com a sua gama atual, o que levaria a que esta nova desportiva tricilíndrica seja denominada de XSR900 GP.
Por outro lado, e numa vertente desportiva mais agressiva, espera-se que a Yamaha não se fique apenas por esta novidade equipada com o CP3.
Durante a EICMA em novembro próximo esperamos ter também a oportunidade de conhecer a nova YZF-R9, uma moto que virá ocupar o espaço deixado vago pela YZF-R6 de quatro cilindros em linha, que não cumpre com a homologação Euro5 e por isso apenas está disponível em versão “race”.
A chegada da R9 permitirá à Yamaha disponibilizar aos motociclistas uma desportiva na sua versão mais agressiva, que fará a “ponte” entre a R7 bicilíndrica e a todo-poderosa e mais exótica YZF-R1 com mais de 200 cv.
Veremos o que o futuro nos reserva em relação a novidades da Yamaha, mas antecipa-se um futuro recheado de surpresas para os lados da marca de Iwata!
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