O Grande Prémio da Catalunha de MotoGP viu o seu primeiro dia ficar concluído com a realização do decisivo Treino. Nesta sessão da tarde de sexta-feira, a única que permite aos dez mais rápidos acederem diretamente à ambicionada Qualificação 2 da categoria rainha, Miguel Oliveira (CryptoData RNF Aprilia) esteve em destaque nos primeiros momentos, enquanto Aleix Espargaró (Aprilia Racing) esperou precisamente pelos segundos finais para garantir a primeira posição na tabela de tempos.
Quanto ao piloto português, os primeiros minutos deste Treino foram marcados pela excelente volta que o deixou no topo da tabela de tempos. Embora tenha perdido a primeira posição, a verdade é que Miguel Oliveira conseguia ainda assim manter-se dentro do “top 5”, e com claras demonstrações de ter capacidade para discutir um dos dez primeiros lugares e assim passar direto à Q2.
Porém, na entrada dos dez minutos finais do Treino de MotoGP, Miguel Oliveira tinha descido já à 10ª posição, e pouco depois era mesmo o seu companheiro de equipa na CryptoData RNF Aprilia, Raul Fernandez, a relegar o português para fora dos dez primeiros e assim a ter de novamente batalhar para regressar ao “top 10”.
Infelizmente para as ambições de Miguel Oliveira, mesmo um derradeiro esforço não foi suficiente para conseguir atingir o objetivo, e vai mesmo ter de enfrentar a sempre traiçoeira Q1, onde terá a missão de ser um dos dois mais rápidos e assim chegar à Q2 para discutir as melhores posições na grelha de partida.
A melhor volta neste treino da tarde de MotoGP do piloto português foi em 1m39.779s, quase 1,1 segundos mais lento do que o espanhol Aleix Espargaró, que nesta sessão voltou a ser o mais veloz, tal como de manhã, mas agora a rodar em ritmo de novo recorde absoluto!
O piloto da Aprilia Racing aguardou pelos segundos finais do Treino para rodar em 1m38.686s, uma volta perfeita, obtendo o melhor registo nos quatro setores que integram uma volta ao traçado Barcelona-Catalunha, e eclipsando por completo a concorrência na categoria rainha, revelando um domínio perfeito dos acontecimentos.
Uma clara repetição do que o próprio Aleix Espargaró tinha feito no Grande Prémio da Catalunha dee 2022, e, esperará o espanhol, não venha a terminar em desilusão ao abrandar antes da corrida ter terminado por acreditar que estava na última volta. Pelo menos a decoração especial do seu capacete para este fim de semana recordará Aleix Espargaró de que tem de estar mais atento ao número de voltas da corrida.
A segunda posição na tabela de tempos fica para outra Aprilia Racing, a de Maverick Viñales, que ainda assim ficou a quase quatro décimas do seu companheiro de equipa, mas que o deixa com boas perspetivas para o que falta do fim de semana na Catalunha.
O “top 3” de MotoGP foi o campeão Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team), que em determinados momentos pareceu não estar totalmente satisfeito com a performance da sua Ducati Desmosedici GP23.
Neste Treino que definiu as posições de passagem direta à Q2, destaque para mais um dia dee fracos resultados para os fabricantes japoneses Honda e Yamaha.
Olhando para o que se passou em pista, nenhum piloto aos comandos de uma RC213V ou de uma YZR-M1 parece ter condições ou capacidades para batalhar e levar a melhor aos pilotos das motos europeias, e a melhor moto japonesa foi a Yamaha de Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha) em 17º!
Refira-se que todas as Yamaha e Honda ocuparam as seis últimas posições da tabela de tempos. Um resultado negro para os dois fabricantes, e nem mesmo Fabio Quartararo, o melhor classificado entre estes seis pilotos, conseguiu esconder a sua frustração com o que está a viver esta temporada e mais precisamente neste Grande Prémio da Catalunha, prova que venceu em 2022.
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Resultados do Treino de MotoGP do Grande Prémio da Catalunha
1 – Aleix Espargaró (Aprilia Racing) – 1m38.686s
2 – Maverick Viñales (Aprilia Racing) – 1m39.048s
3 – Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) – 1m39.061s
4 – Johann Zarco (Prima Pramac Ducati) – 1m39.257s
5 – Brad Binder (Red Bull KTM Factory) – 1m39.346s
6 – Alex Márquez (Gresini Racing) – 1m39.549s
7 – Marco Bezzecchi (Mooney VR46) – 1m39.550s
8 – Fabio di Giannantonio (Gresini Racing) – 1m39.621s
9 – Enea Bastianini (Ducati Lenovo Team) – 1m39.628s
10 – Jorge Martin (Prima Pramac Ducati) – 1m39.693s
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