Esta corrida principal do Grande Prémio da Catalunha de MotoGP foi ficará para a história do campeonato, mas, principalmente, para a Aprilia. A casa de Noale viu duas motos suas terminarem a corrida em primeiro e segundo, uma dobradinha que acontece pela primeira vez na história do campeonato, e ainda por cima as duas motos de fábrica com Aleix Espargaró a bater Maverick Vinãles. Outra Aprilia, a de Miguel Oliveira, fechou o “top 5”, com o português a voltar a encontrar novamente problemas com desgaste do pneu dianteiro.
Quanto à corrida em si, e depois de ultrapassado o momento aterrador que aconteceu no primeiro arranque, e que terminou com Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) a ter de ser transportado para o hospital local com suspeitas de fraturas nas pernas e tornozelo (informações não oficiais), a ausência do campeão em título permitiu a que outros pilotos aparecessem na frente da corrida.
Foi o caso de Jorge Martin (Prima Pramac Ducati), que saltou para a liderança na travagem para a primeira curva, iniciando assim da melhor forma a corrida de MotoGP do GP da Catalunha que foi encurtada para 23 voltas.
Miguel Oliveira (CryptoData RNF Aprilia), neste segundo arranque, conseguiu partir melhor e posicionou-se logo atrás dos três primeiros, sendo que à sua frente já via Maverick Viñales (Aprilia Racing) assumir a liderança por troca com Martin, enquanto Aleix Espargaró (Aprilia Racing) parecia não ter forma de acompanhar os dois primeiros e estava então sob pressão de Miguel Oliveira nas primeiras voltas.
O piloto português estava confiante com a sua pilotagem num dia de vento muito intenso, e logo na segunda passagem pela linha de meta obtém aquela que era então a melhor volta da corrida com uma volta em 1m40.524s, mostrando a roda da sua Aprilia RS-GP 22 a Aleix Espargaró na Aprilia RS-GP 23.
Mais atrás, e com o passar das voltas, alguns pilotos estavam em destaque. Nomeadamente Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha), que depois de arrancar de 20º, conseguiu recuperar muitas posições e estava já em 8º na passagem da quinta volta.
Regressando à frente da corrida, Aleix Espargaró conseguia também passar por Jorge Martin e encetava então a perseguição ao companheiro de equipa Viñales. Miguel Oliveira queria replicar o que tinham feito as duas Aprilia de fábrica e também suplantou então Martin, ascendendo ao 3º lugar, no que parecia que seria um triplete Aprilia neste GP da Catalunha, pois o espanhol da Prima Pramac Ducati não aparentava conseguir acompanhar o ritmo das Aprilia.
Porém, o ritmo mais elevado imposto por Miguel Oliveira acabou por ter os seus custos.
Na 8ª volta já o piloto português não conseguia manter a diferença para Maverick Viñales ou Aleix Espargaró, e, claro, isso voltou a deixar a Aprilia #88 à distância de um ataque poder ser desferido por Jorge Martin, que se tinha mantido por perto do rival português.
Duas voltas depois esse ataque surgiu, Martin recuperou o terceiro lugar, e Miguel Oliveira descia a quarto, revelando a partir daí grandes dificuldades em acompanhar o ritmo dos três pilotos à sua frente. A causa desta baixa de ritmo foi o desgaste do pneu dianteiro, tal como tinha acontecido no na corrida MotoGP Sprint.
Sem muita borracha disponível a tantas voltas da bandeira de xadrez nesta corrida principal de MotoGP do Grande Prémio da Catalunha, Miguel Oliveira foi obrigado a reduzir o seu ritmo e tentar levar o 4º lugar até ao fim.
Porém, Johann Zarco, na segunda moto da Prima Pramac Ducati, estava a ganhar ritmo e reduzir diferença a olhos vistos para Miguel Oliveira. O piloto francês, conhecido por conseguir ser muito rápido na parte final da corrida, acabou por conseguir aproximar-se rapidamente do Miguel Oliveira, lançou o ataque à posição do português, que não conseguiu impedir a ultrapassagem de Zarco.
A partir daí, Miguel Oliveira geriu a sua corrida de forma a garantir um “top 5”, cruzando a meta em 5º e amealhando mais uma boa quantidade de pontos para a sua conta pessoal na luta por recuperar posições na classificação de pilotos de MotoGP.
Na luta pela vitória nesta décima primeira ronda da temporada 2023, Maverick Viñales, com uma pilotagem ao seu melhor nível, parecia estar totalmente encaminhado para uma primeira vitória com a Aprilia, o que seria um registo fantástico, pois o espanhol já venceu com Suzuki e Yamaha, e se fizer o mesmo com a moto de Noale entra para um clube muito restrito de pilotos que conseguiram vencer com três marcas diferentes em MotoGP.
Porém, as expectativas de Viñales caíram por terra assim que Aleix Espargaró encontrou o seu ritmo. Pese embora o vento mais intenso prejudicasse o estilo de pilotagem de Aleix, principalmente a meio da curva, a verdade é que o vencedor da corrida MotoGP Sprint deste GP da Catalunha estava num ritmo ainda melhor do que o seu companheiro de equipa.
À 20ª volta, na travagem para a curva 1, Aleix Espargaró trava mais tarde do que Maverick Viñales. As duas Aprilia Racing ficam lado a lado, discutindo a liderança, com os dois espanhóis a ficarem a poucos milímetros de se tocarem. Nesta batalha acabou por ser Aleix Espargaró a sair por cima, assumindo a liderança, enquanto Viñales não mais demonstrou ter argumentos para recuperar essa posição.
Numa só volta Aleix Espargaró ganhou de imediato mais de um segundo, e a discussão sobre vencedor deste Grande Prémio da Catalunha ficou terminada logo aí.
Desta forma, Aleix Espargaró dominou as corridas na Catalunha, tornando-se no segundo piloto de MotoGP a vencer as corridas “curta” e “longa” em 2023, depois de Francesco Bagnaia, e a Aprilia garantiu a primeira dobradinha na história com as suas duas motos a serem 1º e 2º. Aliás, a marca de Noale tem mesmo três motos nos cinco primeiros graças ao 5º lugar de Miguel Oliveira, no que é um dia memorável para a Aprilia.
Jorge Martin, por sua vez, e tendo em conta a luta pelo título, ganha muitos pontos a Bagnaia, que, por razões já explicadas, não pontuou este domingo e fica com “Martinator” a 50 pontos de diferença.
Resta saber se as lesões de Bagnaia o vão impedir (ou não) de participar já no próximo fim de semana no Grande Prémio de São Marino. Uma situação que iremos acompanhar de perto nas próximas horas.
Resultados do Grande Prémio da Catalunha
1 – Aleix Espargaró (Aprilia Racing)
2 – Maverick Viñales (Aprilia Racing)
3 – Jorge Martin (Prima Pramac Ducati)
4 – Johann Zarco (Prima Pramac Ducati)
5 – Miguel Oliveira (CryptoData RNF Aprilia)
6 – Alex Márquez (Gresini Racing)
7 – Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha)
8 – Jack Miller (Red Bull KTM Factory)
9 – Augusto Fernandez (GasGas Factory Tech3)
10 – Fabio di Giannantonio (Gresini Racing)
Classificação de pilotos de MotoGP após GP da Catalunha
1 – Francesco Bagnaia – 260 pontos
2 – Jorge Martin – 210 pontos
3 – Marco Bezzecchi – 189 pontos
4 – Brad Binder – 166 pontos
5 – Aleix Espargaró – 154 pontos
6 – Johann Zarco – 141 pontos
7 – Luca Marini – 125 pontos
8 – Maverick Viñales – 113 pontos
9 – Jack Miller – 104 pontos
10 – Alex Márquez – 102 pontos
14 – Miguel Oliveira – 55 pontos
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