A Royal Enfield Bullet 350 ganha uma nova vida com a apresentação da nova geração, mais evoluída e sofisticada, deste modelo que se destaca por conseguir resistir à passagem do tempo mantendo-se em produção, e mostrando capacidades únicas para enfrentar os desafios mais inesperados em cenários extremos. De acordo com o importador da marca em Portugal, a Motorien, não teremos de esperar muito mais para ver esta novidade nas nossas estradas, mas a data de chegada ao nosso país não está confirmada.
Aproveitando a nova plataforma “J”, a marca indiana confere uma nova vida à Bullet com o lançamento da Bullet 350, novidade que em breve chegará aos concessionários da marca em todo o mundo, repleta de destaques interessantes, e mantendo sempre o charme desta proposta mais clássica.
Se alguma vez existiu uma moto que resiste à passagem do tempo, é sem dúvida a lendária Royal Enfield Bullet. Quando foi lançada em 1932, as suas características avançadas revelaram-se na vanguarda do design de motos. Radicalmente atualizada em 1948, a sua então inovadora suspensão traseira com braço oscilante surpreendeu o mundo das duas rodas.
Há muito pouco que não se possa fazer numa Bullet!
Ao longo do seu percurso de nove décadas, a Bullet realizou praticamente todas as tarefas imagináveis.
Conquistou prémios em competições, tais como a “Sei Giorni Internazionale”, estabeleceu recordes de velocidade na Ilha de Man, atravessou as áreas montanhosas mais elevadas, foi companheira em todos os tipos de viagens, desde escapadelas de fim de semana a aventuras à volta do mundo, usada como meio de transporte fiável e resistente, usada como plataforma versátil para personalização e companhia enquanto parceira leal de mais de um milhão de apaixonados por motos em todo o mundo.
Para continuar este legado histórico, a Royal Enfield decidiu agora renovar a Bullet 350.
A Bullet 350 conta com o popular motor monocilíndrico arrefecido a ar-óleo de 349 cc, que também alimenta a Meteor, a Classic e a HNTR, modelos já testados pela Revista MotoJornal e que apresentam uma performance bem interessante.
Com injeção de combustível, esta unidade motriz produz 20,2 cv às 6.100 rpm e 27 Nm de binário às 4.000 rpm, com a Royal Enfield a focar-se na capacidade de resposta a baixas rotações, entregando a potência de uma forma linear e suave.
Para reduzir as vibrações conta no seu interior com um eixo de equilíbrio primário. Este monocilíndrico tem um comportamento otimizado graças a esta acoplado a uma caixa de velocidades renovada, que garante trocas de caixa mais suaves. A caixa é de 5 velocidades com relações específicas para maximizar o prazer de condução e permitirem explorar facilmente o potencial deste motor da Bullet 350.
O chassis desta série “J” foi concebido para proporcionar uma melhor condução e manobrabilidade.
Mais firme do que nas versões anteriores da Bullet, oferece mais confiança ao conduzir em curvas a maior velocidade, revelando-se equilibrado e estável em estradas rápidas. Para garantir esse melhor comportamento dinâmico a Royal Enfield instala uma forquilha dianteira com bainhas de 41 mm e pelos pneus de secção mais larga, um 100/90-19 à frente e um 120/80-18 atrás, em comparação com as outras versões da Bullet.
No eixo dianteiro encontramos ainda um sistema de travão de disco de 300 mm e a traseira com travão de disco tem 270 mm. O conforto é garantido pela nova abordagem ao assento individual, que, a par dos guarda-lamas redesenhados, contribui para o estilo inerente a esta proposta mais clássica.
A Bullet 350 de nova geração chega à Europa em duas edições distintas, com acabamentos “premium” feitos à mão.
A Bullet Standard (PVPR 5.287€) em Black ou em Maroon está equipada com ABS de duas vias, com elegante depósito com acabamentos à mão e componentes da cor do chassis, bem como símbolos cromados e dourados.
A Bullet Black Gold (PVPR 5.387€) é uma variante “premium” com acabamentos baseados numa combinação de depósito preto mate e brilhante, símbolo 3D em cor de cobre e dourado, riscas cor de cobre, e inclui também sistema de ABS de duas vias.
Ambas as versões europeias da Bullet 350 incluem um original depósito em forma de gota de 13 litros de capacidade, e a tradicional estrutura Royal Enfield, que inclui um novo farol e os “olhos de tigre”, ou luzes piloto, característica marcante das motos da marca indiana desde 1954.
Os destaques mais contemporâneos incluem o novo grupo de instrumentos digital/analógico que integra um painel informativo LCD e um ponto de carregamento USB montado abaixo do guiador. Os comandos receberam atenção especial para garantir que o design, o conforto e o acabamento são de alta qualidade, incluindo cubos de comutadores rotativos que combinam facilidade de utilização com um interessante estilo retro.
Para mais informações e encontrar o concessionário Royal Enfield mais perto de si apenas tem de clicar aqui !
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. A não perder!
O conteúdo Royal Enfield Bullet 350 – Todos os detalhes e preços aparece primeiro em MOTOJORNAL.