Falta pouco para que o renovado circuito Buddh International acolha o primeiro Grande Prémio da Índia, de 22 a 24 de setembro. O traçado indiano foi bastante renovado e alterado para poder integrar o calendário 2023 de MotoGP, sendo que o processo de homologação do circuito será completado com sucesso em breve, e assim os pilotos terão a oportunidade de rodar com toda a segurança no circuito indiano. Entre eles estará Miguel Oliveira.
O piloto português da CryptoData RNF Aprilia enfrenta o GP da Índia, a primeira das rondas asiáticas, em plano de igualdade com os restantes pilotos de MotoGP. Na verdade, ainda ninguém rodou com uma moto desta categoria no circuito Buddh International, pelo que será um fim de semana de absoluta descoberta.
Alguns pilotos (se não todos!) já têm estado durante várias horas a tentar aprender o layout do circuito em simuladores, mas apenas quando se chegar ao primeiro treino na próxima sexta-feira e os protótipos dos diversos fabricantes pisarem o asfalto pela primeira vez.
Um ponto a destacar neste circuito é a sua longa reta.
De acordo com Rohit Sharma, diretor de marketing da FairStreet Sports, empresa promotora do Grande Prémio da Índia de MotoGP, os protótipos da categoria rainha não deverão ter grandes dificuldades em ultrapassar o atual recorde de velocidade máxima (366 km/h). Para o conseguirem têm à disposição uma longa reta com mais de 1,1 km de comprimento (o circuito tem 5 km de extensão), pelo que, de acordo com Sharma, as MotoGP deverão chegar facilmente aos 370 km/h!
Será então neste cenário que os pilotos e equipas de MotoGP terão de pensar, sendo certo que as obras realizadas no circuito indiano tiveram como principal foco o aumento do nível de segurança. Novas escapatórias, asfalto renovado, novos corretores a delimitarem o traçado, entre muitas outras medidas e obras, permitiram ao Buddh International receber novamente uma prova de cariz mundial, depois da Fórmula 1 o ter visitado há uma década.
Refira-se também que este Grande Prémio da Índia vai acontecer sob um contexto de alerta sanitário na região onde está localizado o circuito.
O vírus Nipah tem feito muitas vítimas, sendo que este vírus se destaca pela elevada taxa de mortalidade, não existindo vacina ou tratamento específico contra os sintomas que vão desde a febre, dores de cabeça ou dificuldades respiratórias, apenas para mencionar os sintomas menos graves.
Horários do Grande Prémio da Índia de MotoGP
Sexta-feira 22 de setembro
05H00 – 05H50 – Moto3 – Treino 1
06H05 – 07H00 – Moto2 – Treino 1
07H15 – 08H25 – MotoGP – Treino Livre 1
09H15 – 10H05 – Moto3 – Treino 2
10H20 – 11H15 – Moto2 – Treino 2
11H30 – 13H00 – MotoGP – Treino
Sábado 23 de setembro
04h40 – 05H10 – Moto3 – Treino 3
05H25 – 05h55 – Moto2 – Treino 3
06H10 – 06H40 – MotoGP – Treino Livre 2
06H50 – 07H05 – MotoGP – Qualificação 1
07H15 – 07H30 – MotoGP – Qualificação 2
08H50 – 09H05 – Moto3 – Qualificação 1
09H15 – 09H30 – Moto3 – Qualificação 2
09H45 – 10H00 – Moto2 – Qualificação 1
10H10 – 10H25 – Moto2 – Qualificação 2
11H00 – MotoGP – MotoGP Sprint
Domingo 24 de setembro
06H40 – 06H50 – MotoGP – Warm Up
08H00 – Moto3 – Corrida
09H15 – Moto2 – Corrida
11H00 – MotoGP – Corrida
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