A BMW Motorrad prepara-se para renovar profundamente a sua maxitrail. Será a 28 de setembro que a marca germânica vai revelar oficialmente ao mundo das duas rodas a mais recente geração da famosa GS, neste caso a R 1300 GS. Um evento que vai contar com a presença da Revista MotoJornal e por isso fique atento pois vamos contar-lhe tudo sobre esta novidade!
Porém, e pese embora todos os esforços da BMW Motorrad em manter em segredo os detalhes e imagens da R 1300 GS, a verdade é que a moto não ficou “escondida” por muito tempo, e na internet já circulam diversas imagens desta novidade.
A BMW Motorrad lançou o “isco” ao divulgar aquela que foi a primeira imagem oficial da nova R 1300 GS. Infelizmente, nessa imagem aparece mais água e salpicos de água do que propriamente a moto em si, pelo que a partir desse “teaser” não nos é possível perceber grandes detalhes da maxitrail.
Mas não foi preciso esperar muito mais tempo para que mais fotos e informações técnicas da moto cheguem ao domínio público, numa fuga de imagens que escaparam ao controlo apertado da BMW Motorrad.
Do que sabemos, e partindo também das imagens espia das motos de testes e desenvolvimentos que já aqui partilhámos ao longo do último ano, a nova R 1300 GS contará com um novo quadro tubular, um novo monobraço, e também um novo motor que mantendo a arquitetura tipo boxer e de dois cilindros, ganha um novo sistema de refrigeração 100% líquido e abandona o sistema de ar / água.
Com uma cilindrada que vai subir para os 1300 cc, a potência gerada pelo renovado motor será de 145 cv às 7.750 rpm, praticamente 10 cv a mais do que a atual R 1250 GS, enquanto o binário sobe dos 143 Nm para uns mais saudáveis 149 Nm, embora neste caso o binário seja atingido mais acima nas rotações.
A melhoria nas prestações é também relevante se tivermos em conta que o peso do conjunto irá descer.
A acreditar nas informações dos documentos de homologação do modelo na Austrália, o peso a cheio da R 1300 GS será de 237 kg, uma dúzia de quilos a menos do que a R 1250 GS que substitui.
Por outro lado, a BMW Motorrad prepara-se para atualizar uma série de componentes da ciclística. O maior destaque será um novo conjunto de suspensões. O Dynamic ESA deixará de existir neste modelo, passando a ser usado o sistema SAF Next, que permite ao condutor da R 1300 GS optar por mais e novos modos de funcionamento das suspensões, diferentes parâmetros de afinações e, mais do que isso, desbloqueia um novo modo de funcionamento que baixa a altura da traseira da moto em 30 mm quando a R 1300 GS circula a baixa velocidade ou está parada.
Desta forma, os condutores de menor estatura terão a sua vida facilitada no momento de manobrar a R 1300 GS, em particular quando a moto estiver equipada com as malas e passageiro.
A tecnologia dará também um passo em frente. Nomeadamente a utilização de dois radares, um dianteiro e um traseiro, que para além de permitirem à BMW Motorrad instalar na nova R 1300 GS o “cruise control” adaptativo, oferecem a possibilidade ao condutor de perceber melhor o que se passa atrás de si graças ao sistema de deteção de objetos no angulo morto.
Em termos de design, é impossível fugir ao grande destaque desta maxitrail.
Para esta geração os designers da marca alemã apostam numa linguagem mais agressiva, mais desportiva, com ângulos mais vincados, e, sobretudo, com uma frente que claramente se destaca de tudo o que temos visto. A ótica dianteira assume um desenho de luzes diurnas LED em forma de X, com uma pequena luz ao centro.
Claro que a BMW Motorrad não pensa apenas numa versão base R 1300 GS.
As informações não oficiais apontam para que também seja apresentada uma variante mais aventureira com denominação R 1400 GS, que apesar da denominação mantém a mesma cilindrada, sendo ainda de esperar uma variante mais exótica com o nome de M 1300 GS, que receberá atenção e preparação especial por parte dos especialistas da M Motorsport.
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do mundo das duas rodas. A não perder!
O conteúdo BMW R 1300 GS – Mais fotos da nova maxitrail aparece primeiro em MOTOJORNAL.