Com a ausência imprevista de Martim Ventura, o atual campeão António Maio tinha na Baja TT Sharish Gin uma excelente oportunidade para se destacar do seu maior rival na atual temporada do Campeonato Nacional de Todo-o-Terreno. Os dois pilotos em Yamaha dividiam, à entrada para esta ronda do CNTT, a liderança da classificação, mas um imprevisto de última hora deixou Martim Ventura fora de ação e António Maio mais “descansado” na prova que no passado fim de semana se disputou nas pistas de Reguengos de Monsaraz, Mourão e Redondo.
Numa prova verdadeiramente apoteótica, o piloto de Serpa puxou dos “galões” para colecionar mais um triunfo aos seus registos, conquistando, de forma dominadora, a vitória absoluta na Baja TT Sharish Gin, e também na categoria TT2.
Aos comandos de uma Yamaha WR 450, António Maio não deixou nada ao acaso.
O alentejano de Serpa encarou a prova da Secção de Motorismo da Sociedade Artística Reguenguense com a mesma disciplina e destreza com que encara o seu dia a dia profissional, até porque o major da Guarda Nacional Republicana (GNR) aproveitou a quinta prova pontuável para o CNTT para acumular experiência tendo em vista a participação na edição de 2024 do Rali Dakar.
António Maio terminou com sucesso a missão este fim de semana nas duas rodas, com o tempo total de 4H20m43.7s, fruto de um planeamento rigoroso, depois de uma intensa batalha com Tomás Dias (Fantic XEF), vencedor na categoria Júnior, e Gustavo Gaudêncio (Honda CRF 450 RX), segundo e terceiro classificados à geral, respetivamente.
“Apesar de um pouco perigosa e exigente do ponto de vista físico, a corrida foi gira e um bom teste para a nossa moto, em que acabámos por obter um bom resultado. Não cometemos nenhum erro, fundamental para o desfecho conquistado, porque a prova estava traiçoeira, o que nos obrigou a ter alguma contenção no andamento para que não correr riscos desnecessários e, naturalmente, estou feliz por ter vencido mais uma prova”, começou por referir António Maio após a conquista da vitória na Baja TT Sharish Gin.
Conforme está no plano de preparação do piloto da Yamaha, esta foi mais uma prova que foi encarada “Como preparação para o Dakar, esta prova foi um excelente treino e estou confiante para o próximo compromisso, a Baja do Oeste. Agradeço a todos os patrocinadores que têm apoiado ao longo dos anos e esta vitória é dedicada a todos eles”, concluiu um muito satisfeito António Maio.
Tomás Dias e Gustavo Gaudêncio mantiveram uma toada bastante enérgica durante todo o fim de semana e, no derradeiro setor seletivo de 133,93 km, Gustavo Gaudêncio ficou na frente de Tomás Dias, ainda que a vantagem que o piloto de Reguengos da Fantic dispunha tenha sido suficiente para garantir o degrau intermédio do pódio, a 4m06.2s de António Maio. Já Gustavo Gaudêncio ficou a 4m42.8s do vencedor da Baja TT Sharish Gin.
Na quarta posição terminou Bruno Santos, a 10m07.8s do topo da classificação, mas o piloto da Husqvarna FE regressou a casa com a vitória da classe TT3, cabendo a Miguel Castro, em Husqvarna FE 450 encerrar os cinco primeiros, terminando a prova alentejana a apenas 1s do 4º lugar.
Fábio Magalhães, em Honda CRF 450 RX, terminou em sexto lugar – ficando a 7s da vitória na classe TT3 – com Bernardo Megre, aos comandos de uma KTM EXC F, a encerrar a sua participação no sétimo posto, conquistando em Reguengos a vitória na classe TT1.
Enquanto isso, e aos comandos de uma Kawasaki KX 450 X, David Megre, 11º à geral, venceu a seu bel-prazer a FIM Baja European Championship, com o tempo de 4H41m36.1s, com a segunda posição a pertencer a Bruno Borrego, em KTM 950 Adventure, que na competição nacional triunfou na classe dedicada às Trail.
Na classe Promo, André Calado, 10º à geral, conduziu a sua KTM 500 EXC ao primeiro lugar, com Christophe Lajouanie, em Sherco SEF-R 450, a vencer a classe de Veteranos.
Das duas para as quatro rodas, a vitória implacável nos Quads pertenceu a João Vale.
Adotando um ritmo intocável pelos rivais, e mantendo uma postura igual a si próprio, João Vale não deixou meter a “foice em seara alheia”, como se costuma dizer, até porque, a única diferença entre um dia bom e um dia mau é a atitude e o piloto de Santo Tirso aplicou essa máxima para conquistar a vitória na Baja TT Sharish Gin.
Aos comandos de um Can-Am Renegade 1000 XXC, o atual campeão nacional da disciplina triunfou com mais de dois minutos de vantagem sobre o jovem Rodrigo Alves (Yamaha YFZ 450 R), o que traduz na perfeição do andamento imposto, não concedendo grandes hipóteses aos rivais mais diretos de sequer tentarem um ataque à sua liderança.
No final desta ronda do CNTT, João Vale referiu que “Foi uma corrida bastante positiva. Começámos com o segundo lugar no prólogo de sexta-feira, ontem (sábado) arrancámos para o setor seletivo de 180 km em que, passados apenas 30 km, furei o pneu da frente e fui obrigado a rolar cerca de 150 km nessas condições, que nos deixou na terceira posição, lugar em que arrancámos hoje (domingo)”, sublinhou.
“Ao invés do que aconteceu anteriormente, este domingo arrancámos bem e não tive azar nenhum até final – furámos já na parte final, mas sem prejudicar a nossa prestação – e conseguimos ganhar, o que era o nosso objetivo este ano, visto que tivemos problemas no início da temporada e ficou difícil de ganhar o campeonato”, concluiu o experiente piloto de Santo Tirso.
A luta pela segunda posição foi imprópria para cardíacos, com Rodrigo Alves a vencer este desafio por 2,2 segundos sobre Rafael Carvalho (Yamaha YFZ 450 R), piloto que nunca baixou os braços.
Rodrigo Alves foi também o mais rápido entre o pelotão do contingente Júnior, com o tempo de 4H38m5.5s, relegando para a segunda e terceira posição Rafael Carvalho e Tiago Ferreira, em máquina idêntica, a 2,2s e 9m31.2s, respetivamente.
Fábio Ferreira (ATV Racing YFZ) e Fernando Cardoso (Yamaha YFZ R) garantiram o 4º e 5º lugar, respetivamente, a 3m26.7s e 3m32.3s do vencedor, também eles bastante animados pela disputa de uma posição, ficando separados por 5,6 segundos de diferença.
Na FIM Baja European Championship, o francês Antoine Sanchez (Yamaha YFM 700 Raptor) foi o vencedor, com o tempo de 4H55m03.6s, cabendo a Luís Fernandes (Yamaha YFZ 450 R) a segunda posição, a 27m57.4s.
Por fim, na Classe Promo, Tiago Ferreira, em Yamaha YFZ 450 R, chamou a si o triunfo na Baja TT Sharish Gin, com o tempo de 4H48m23.7s, secundado por Hélder Sá (Moto STAR TR), a 14m16.9s. No que concerne aos Veteranos, Marco Pedroso (Yamaha YFZ R) venceu com o tempo de 5H08m00.5s, com Carlos Reguinga (Yamaha YFZ 450 R), a ficar muito distante.
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