Keiichi Tsuchiya é conhecido como o ‘Rei do drift’ e foi a ele que a Hyundai entregou o seu mais recente desportivo elétrico, o IONIQ 5 N.
Sem grandes expectativas, o piloto japonês revelou que o elétrico o deixou muito surpreendido, até em termos de peso.
“A agilidade foi o que mais me surpreendeu, o que é impensável num carro com 2.200 kg”, disse.
O IONIQ 5 N conta com dois motores elétricos por eixo e em modo boost há 650 cv à disposição – modo boost dá um incremento de potência durante cerca de 10 segundos. Quando este não é ativado, o IONIQ 5 dispõe de 608 cv (226cv + 383 cv).
Equipado com uma N e-shift, o Hyundai IONIQ 5 N tem uma caixa de dupla embraiagem de oito velocidades virtual. Esta simula as passagens de relações, que até podem ser controladas manualmente. Como? Através do controlo de saída de binário dos motores elétricos. Conforme avança a marca, o IONIQ 5 N pode até simular o solavanco dado pelas mudanças de relações.
Curioso pelas imagens? Veja o vídeo na galeria acima.