Foi no passado fim de semana que a cidade de Penacova, no distrito de Coimbra, acolheu aquela que foi a ronda de abertura do Campeonato Nacional Enduro Sprint, que em simultâneo foi também a quinta prova pontuável para o sempre muito animado e participado Troféu Beta, organizado pelo importador da marca no nosso país, a Moto Espinha.
Ao todo, 210 pilotos marcaram presença nesta competição que animou as muitas centenas de fãs que fizeram questão de apoiar os seus pilotos favoritos nos percursos desenhados na Serra da Atalhada.
Entre os pilotos inscritos e em maior destaque esteve Steve Holcombe.
O sete vezes campeão do mundo de Enduro confirmou a sua presença na prova de abertura do nacional de Enduro Sprint a poucos dias do arranque da prova lusa, mas nem por isso se atrasou a mostrar as capacidades de pilotar a sua Beta de forma mais eficiente do que os seus rivais mais diretos.
Holcombe levou a Beta RR 350 Racing a vencer 8 das 10 especiais da ronda de Penacova, e isso, naturalmente, permitiu-lhe confirmar a vitória final na classificação Elite com mais de 50 segundos de vantagem sobre o português Diogo Ventura em Beta RR 250 Racing da Moto Espinha / Beta Portugal, ele que esta temporada está a competir em “part time”, mas vai sempre mostrando o talento que o tornou num dos principais nomes da modalidade em Portugal e além-fronteiras.
Lado a lado com os pilotos mais veteranos e experientes esteve André Sérgio, também ele em Beta da equipa do importador nacional, neste caso uma RR 300 Racing. O estreante no Enduro Sprint não deixou os seus créditos por mãos alheias e garantiu o terceiro lugar em Elite no final da prova de Penacova, mostrando que esta temporada, e apesar de competir nas mais diversas competições “off-road”, tem uma capacidade incrível para se adaptar bem a qualquer tipo de disciplina.
Refira-se que a Beta garantiu um domínio avassalador da prova de abertura do Campeonato Nacional Enduro Sprint, pois as motos da marca terminaram nos cinco primeiros lugares da classificação Elite, sendo o 4º classificado Ruben Ferreira, a regressar de lesão, e o 5º melhor foi Renato Silva, todos da equipa Moto Espinha / Beta.
Os restantes vencedores nas várias classes em Penacova foram Bruna Antunes (Senhoras), Tiago Sousa (Verdes 1), João Rafael (Verdes 2), Fernando Ferreira (Veteranos), Pedro Rodrigues (Super Veteranos), Tiago Sena (Promoção) e Luís Cardoso (Hobby).
Também entre estes vencedores estiveram em destaque as motos da marca italiana, com a Beta a festejar vitórias de Tiago Sousa, Pedro Rodrigues e Luis Cardoso.
Simultaneamente ao Campeonato Nacional Enduro Sprint disputou-se também a quinta prova pontuável para o animado Troféu Beta promovido pela Moto Espinha. Tal como tem vindo a acontecer noutras provas já realizadas em 2023, mais uma vez houve grande aderência, com mais de 50 motos Beta em prova, e com o piloto Tiago Sousa na sua RR 250 Racing a obter o primeiro lugar na classe 2 Tempos e o piloto Luis Cardoso na sua RR 350 Racing a vencer a classe 4 Tempos.
A última ronda do Troféu Beta 2023 vai disputar-se em Vilar de Mouros, no dia 15 de outubro, onde, mais uma vez, se prevê um domínio quase absoluto dos pilotos que integram a equipa Moto Espinha / Beta Portugal.
Fique atento a www.motojornal.pt para estar sempre a par de todas as novidades do desporto em duas rodas. A não perder!
O conteúdo CN Enduro Sprint – Steve Holcombe e Beta Portugal dominam em Penacova aparece primeiro em MOTOJORNAL.