O Autódromo do Estoril já se veste de gala para receber dezenas de veículos de competição que vão marcar presença no Estoril Classics 2023, evento que este ano se realiza de 6 a 8 de outubro. Serão assim três dias repletos de máquinas, umas mais clássicas do que outras, de duas ou quatro rodas, que farão as delícias dos milhares de fãs esperados no traçado que tem a Serra de Sintra como cenário de fundo.
Como não poderia deixar de acontecer, e tal como já vimos em anos anteriores, algumas das maiores estrelas em destaque no Estoril Classics serão as motos que vimos em ação nos melhores campeonatos mundiais ou nacionais.
Ao todo, a organização anuncia já mais de 50 motos de competição, numa lista que inclui modelos icónicos, motos que nos transportam para outras épocas douradas do motociclismo de competição, e que estarão novamente em ação, ainda que em ritmo de exibição apenas, no Autódromo do Estoril.
A máquina mais antiga será uma Linto 500 GP de 1968. A moto italiana foi concebida por Lino Tonti, o consagrado engenheiro transalpino que foi o criador de inúmeras motos de competição durante os anos 1960 e 1970. O modelo, cujo um dos seus exemplares estará no Autódromo do Estoril, permitiu a Alberto Pagani vencer pela primeira vez no Campeonato do Mundo de Motociclismo, no Grande Prémio da Nações, realizado em Imola, em 1969.
A moto mais recente será a Suzuki GSX-R750 que venceu este ano o Manx Grand Prix pelas mãos do consagrado Michael Dunlop. O piloto britânico é o segundo mais bem-sucedido no tortuoso circuito da Ilha Man, com vinte e cinco vitórias, uma a menos que o seu tio, Joey Dunlop, tendo em 2023 triunfado na prova composta por seis corridas de quatro voltas ao traçado de 60,7 quilómetros.
Entre os anos relativos a estas duas máquinas são muitas as motos que só por si constituem uma motivação para uma visita ao Autódromo do Estoril entre os dias 6 e 8 de outubro para as poder ver no paddock e a exibir-se em pista.
Uma das motos que centrará mais atenções neste Estoril Classics será, seguramente, a Suzuki GSX-R750 de 1999. Esta moto venceu as famosas 24 Horas de Liége de 1999, realizadas no majestoso Spa-Francorchamps, uma prova do Campeonato do Mundo de Resistência FIM. A máquina japonesa ostentava as cores do Team Shell Portugal e aos seus comandos estiveram os franceses Bruno Bonhuil e Michel Graziano e o português Telmo Pereira, sendo, portanto, um ícone do motociclismo do nosso país.
Do Mundial Superbike vem a fabulosa Ducati Panigale Aruba.it F18 com que Marco Melandri participou na temporada de 2018. O italiano conquistou dois triunfos, na Austrália e em Singapura, tendo terminado no quinto lugar da classificação de pilotos dessa temporada.
Da Suzuki e da Yamaha vêm quatro motos icónicas do Mundial de Velocidade e da categoria de 500 cc.
A marca de Hamamatsu terá no Estoril Classics uma 500 RG MK1 de 1976 e uma 500 RGV XR75 de 1989. A primeira foi pilotada por Giacomo Agostini, aquele que é considerado o melhor piloto de motociclismo de todos os tempos.
A Suzuki 500 RGV XR75 foi usada por Kevin Schwantz ao longo da temporada de 1989, durante a qual foi o piloto que mais Grandes Prémios venceu. Apenas os abandonos impediram o americano de lutar pelo título, acabando em quarto lugar atrás de Eddie Lawson, o campeão, em Honda, Wayne Rainey e Christian Sarron, ambos em Yamaha.
O construtor de Iwata terá no Autódromo do Estoril uma 500 Akai 0W53 de 1981 e uma 500 YZR 0WF2 de 1993.
A máquina do início dos anos 1980 esteve nas mãos do celebrado piloto Barry Sheen, bicampeão mundial de 500 cc, e considerado o ‘James Hunt das motos’, dado o seu estilo vida, sendo grande amigo do campeão mundial de Fórmula 1 de 1976. Aos comandos desta Yamaha, o inglês venceu o Grande Prémio da Suécia, terminando no quarto posto do mundial de 500 cc de 1981.
A Yamaha 500 YZR 0WF2 promove memórias antagónicas aos adeptos de motociclismo, uma vez que terminou com a carreira de Wayne Rainey.
O americano parecia ser capaz de conquistar o seu quarto título mundial, com quatro vitórias, mas no Grande Prémio de Itália de 1993 sofreu uma queda que o deixou paraplégico, nunca mais conseguindo voltar a andar. Ainda assim, foi vice-campeão mundial.
A ‘cereja no topo do bolo’ será a KTM RC16 de MotoGP que permitiu a Miguel Oliveira vencer o Grande Prémio da Catalunha na temporada de 2021, após uma épica batalha com Fabio Quartararo em Yamaha. A moto austríaca estará em exibição no paddock e durante os três dias do evento será explicada a sua conceção e tecnologia, dando assim a possibilidade aos fãs do MotoGP de ficarem por dentro dos segredos desta moto tão especial.
Estas são apenas algumas das motos mais emblemáticas que marcarão presença no Autódromo do Estoril nos dias 6, 7 e 8 de outubro, que criarão um foco de interesse incrível entre os adeptos das duas rodas que não deixarão de marcar presença no Estoril Classics.
Ao longo dos três dias serão ainda feitas apresentações da história e das especificações técnicas de cada uma das motos, o que permite aos fãs mais ávidos conhecerem todos os segredos das fantásticas máquinas que fizeram história nas pistas mundiais.
Preços dos bilhetes do Estoril Classics 2023
Os bilhetes para o paddock estão já à venda (no website oficial do Estoril Classics – clique aqui , na BoL, e também fisicamente na FNAC, Worten, El Corte Inglês e CTT Correios) e alguns estão já à beira de esgotar, sendo cada vez mais claro que o número de mais de trinta mil pessoas que estiveram na edição de 2022 será ultrapassado. As últimas previsões apontam para 35.000 pessoas!
O acesso à bancada A é gratuito, ao passo que a entrada no paddock terá o custo de 20 euros na sexta-feira e 30 euros nos restantes dias, ou 50 euros para todo o evento, podendo os seus titulares ver as máquinas e as equipas de perto, para além de todas as atividades, incluindo “Pitstop Village”.
Horários do Estoril Classics 2023
Sexta-feira 6 de outubro
– 10H45 – 11H45 – Apresentações & Warm Ups
– 15H55 – 16H15 – Demonstração em pista
Sábado 7 de outubro
– 10H30 – 11H30 – Apresentações & Warm Ups
– 12H30 – 12H50 – Demonstração em pista
– 15H00 – 16H00 – Apresentações & Warm Ups
Domingo 8 de outubro
– 10H00 – 11H00 – Apresentações & Warm Ups
– 11H45 – 12H05 – Demonstração em pista
– 15H00 – 16H00 – Apresentações & Warm Ups
Lista completa das motos do Estoril Classics 2023
AD Majora 250 ex Roland Freymond 1981 Italia
Aermacchi Harley-Davidson 250 de 1971 ex Renzo Pasolini (Bélgica)
Aprilia 250 ex Bulega Campeão Europeu 1997-98 – Biaggi Evocation (Itália)
Aprilia RSV4 Mundial Superbike 2018 ex Eugene Laverty (Itália)
Ducati 749 RS 2006 – ex Stuart Easton / BSB Supersport (Inglaterra)
Ducati Desmosedici GP06 ex Sete Gibernau 2006 (Inglaterra)
Ducati Panigale 1199R Campeonato Italiano de Velocidade Michele Pirro 2016 (Itália)
Ducati Panigale F18 Aruba.it Mundial Superbike ex Marco Melandri 2018 (Inglaterra)
Ducati Panigale V4 R Mundial Superbike ex Michelle Pirro 2019 (Itália)
Gilera Saturno 500 Bialbero 1988 Sound of Singles (Itália)
Harley-Davidson 500 RR 1976 (Bélgica)
Honda 125 RS 1988 (França)
Honda CB 750 Racing 1972 (Portugal)
Honda CBR1000RR SP2 Fireblade Factory 111 Mundial de Resistência FIM 2019 (França)
Honda SP1 (Irlanda)
Honda-Gresini NSF250R 2018 Moto3 ex Jorge Martin (Itália)
Kawasaki 500 H1R-A 1970 (França)
Koenig 500 réplica (França)
KTM RC16 de MotoGP de Oliveira vencedora do GP da Catalunha 2021 (Portugal) *apenas estática
Linto 500 – 1968 (França)
Matchless G50 réplica (França)
Minarelli 50 cc ex Ascareggi (Itália)
Morbidelli 350-4 réplica (Itália)
Paton 500 BIC V8 (Bélgica)
Paton 500 BIC V8 (Itália)
Suter Honda Moto 2 ex Stefan Bradl 2011 (Itália)
Suter Honda Moto2 ex Jules Cluzel 2011 (Itália)
Suzuki 500 RG MK1 ex Giacomo Agostini 1976 (Itália)
Suzuki 500 RG MK2 Team Life ex Teuvo Lansivuori 1977 (Itália)
Suzuki 500 RG Mk8 ex Con Law no Senior TT Ilha de Man 1983 (Irlanda)
Suzuki 500 RG MK9 ex Théo Louwes 1984 (Itália)
Suzuki 500 RGV Lucky Strike 1997 ex Antony Gobert (Inglaterra)
Suzuki 500 RGV XR75 Pepsi Cola ex Kevin Schwantz 1989 (Inglaterra)
Suzuki 500 RGV XRB0 ex Kenny Roberts Jr. 2000 (Inglaterra)
Suzuki 500 XR34 ex Graziano Rossi 1980 (Portugal)
Suzuki GSX-R1000 Yoshimura réplica 1980 (França)
Suzuki GSX-R750 Michael Dunlop vencedora no Manx GP 2023 (Inglaterra)
Suzuki SERT GSX-R1000 de 2005 campeã do Mundial de Resistência FIM (Portugal)
Team Shell Suzuki Portugal 1999 vencedora das 24H SPA (Portugal)
Yamaha 0W01 750 Road Races 1989-94
Yamaha 250 TD3 1972 (França)
Yamaha 250 TZ reverse U 1988 (França)
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