A visita à Indonésia e ao circuito de Mandalika assinalou o início do famoso “triple header” de MotoGP, três fins de semana consecutivos onde os pilotos e equipas da categoria rainha têm de competir em três circuitos diferentes nesta que é denominada a ronda asiática.
E num momento em que o título de MotoGP está a ser disputado ponto a ponto, corrida a corrida, com Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team) a segurar a liderança da classificação de pilotos garantindo uma vitória no GP da Indonésia, a verdade é que o paddock não tem tempo para descansar e está já a caminho do circuito de Phillip Island, onde de 20 a 22 de outubro se vai disputar o Grande Prémio da Austrália.
O sempre belo traçado que fica lado a lado com o mar vai ser palco da décima sexta ronda da temporada 2023 de MotoGP.
Com os dois primeiros classificados separados por apenas 18 pontos, com vantagem de Bagnaia sobre Jorge Martin (Prima Pramac Ducati), com Marco Bezzecchi (Mooney VR46) a mostrar toda a sua resiliência e a não estar completamente afastado do título, mas também com outros nomes como Fabio Quartararo (Monster Energy Yamaha) a mostrar-se em melhor forma com dois pódios consecutivos, as duas Aprilia Racing de Aleix Espargaró e Maverick Viñales, ou ainda as duas KTM de fábrica, com Jack Miller a querer brilhar em frente ao seu público, o Grande Prémio da Austrália de MotoGP tem todos os ingredientes para ser um grande espetáculo.
Entre os pilotos a ter em conta convém não esquecer o “nosso” Miguel Oliveira. O piloto português conseguiu somar pontos na corrida de domingo em Mandalika, e garante que em conjunto com a CryptoData RNF Aprilia conseguiram encontrar novas soluções e afinações para tornar a Aprilia RS-GP 22 #88 numa moto mais competitiva já no GP da Austrália.
Como nota de destaque, convém ter em conta que no próximo fim de semana vários pilotos estarão sob o olhar atento dos Comissários de MotoGP. Tudo por causa das pressões mínimas dos pneus.
Desde a introdução do sistema de controlo da pressão dos pneus em MotoGP, Maverick Viñales (Aprilia Racing) já tinha sido avisado formalmente de que tinha competido abaixo da pressão mínima. Isso aconteceu na Catalunha. Depois foi Dani Pedrosa (Red Bull KTM Factory) a receber o aviso oficial no GP de São Marino.
Porém, e após o Grande Prémio da Indonésia, a estes juntaram-se na lista de piloto que já têm um aviso mais quatro pilotos: Aleix Espargaró, Franco Morbidelli, Raúl Fernández e Marco Bezzecchi.
Recordamos que após o primeiro aviso, os pilotos que voltem a competir com a pressão dos pneus abaixo do mínimo serão penalizados em 3 segundos no final da corrida.
Caso voltem a ocorrer na situação, a penalização sobe para 6 segundos, e na vez seguinte será de 12 segundos. Significa que durante o GP da Austrália, cinco dos seis pilotos com aviso, pois Dani Pedrosa não compete, terão de ajustar na perfeição a pressão dos pneus das suas motos.
Horários completos do Grande Prémio da Austrália de MotoGP
Quinta-feira 19 de outubro
23H00 – 23H35 – Moto3 – Treino 1
23H50 – 00H30 – Moto2 – Treino 1
Sexta-feira 20 de outubro
00H45 – 01H30 – MotoGP – Treino Livre 1
03H15 – 03H50 – Moto3 – Treino 2
04H05 – 04H45 – Moto2 – Treino 2
05H00 – 06H20 – MotoGP – Treino
22h40 – 23H10 – Moto3 – Treino 3
23H25 – 23h55 – Moto2 – Treino 3
Sábado 21 de outubro
00H10 – 00H40 – MotoGP – Treino Livre 2
00H50 – 01H05 – MotoGP – Qualificação 1
01H15 – 01H30 – MotoGP – Qualificação 2
02H50 – 03H05 – Moto3 – Qualificação 1
03H15 – 03H30 – Moto3 – Qualificação 2
03H45 – 04H00 – Moto2 – Qualificação 1
04H10 – 04H25 – Moto2 – Qualificação 2
05H00 – MotoGP – corrida Sprint
23H40 – 23H50 – MotoGP – Warm Up
Domingo 22 de outubro
01H00 – Moto3 – Corrida
02H15 – Moto2 – Corrida
04H00 – MotoGP – Corrida
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