Sem categoria Sonho tornado realidade: Idoso volta a conduzir aos 98 anos

Sonho tornado realidade: Idoso volta a conduzir aos 98 anos


Na maioria dos países europeus, não há limite de idade para continuar a conduzir. O mais comum é que, a partir dos 65 ou 70 anos, a frequência com que as cartas devem ser renovadas aumente. O que se pretende com esta medida é aumentar a frequência dos controlos médicos e de aptidão, para que continuar a conduzir seja seguro para todos.

Não há dúvida de que a segurança rodoviária é uma prioridade máxima em todos os países europeus. Sem exceção. No Reino Unido, os exames de controlo são mais curtos a partir dos 70 anos, mas a idade não é um obstáculo para que qualquer condutor apto possa sentar-se ao volante.

É o que nos garante Don Mitchell, um antigo condutor de 98 anos, que realizou o seu sonho de voltar a conduzir. Fê-lo quatro anos depois de ter entregue a carta de condução, pondo fim a mais de cinco décadas ao volante, graças à iniciativa Together We Can. Trata-se de uma organização que se dedica a realizar os desejos de pessoas idosas em lares de idosos, permitindo-lhes concretizar os seus sonhos e desejos mesmo nas fases mais avançadas das suas vidas.

Mitchell frequentou o Leconfield Defence Transport College, perto de Beverley, Yokshire, como aluno da escola de condução Young Driver. Ao longo do dia, o idoso passou algum tempo com alunos com pelo menos 17 anos, a idade a partir da qual se pode conduzir no Reino Unido.

O que é mais surpreendente é que, ao lado dos jovens condutores que estavam a ter o seu primeiro gosto pela condução há algumas semanas, Mitchell também estava a cumprir o seu desejo de voltar ao volante. O idoso, que entregou a sua carta de condução às autoridades de trânsito em 2019, pondo fim a mais de cinco décadas ao volante, tornou-se o aprendiz da Young Driver mais velho, ultrapassando um homem de 92 anos que já tinha tido aulas anteriormente.

“Foi ótimo ver que não tinha esquecido todas as minhas capacidades de condução. É como andar de bicicleta – nunca se esquece, por mais anos que passem”, disse Mitchell à imprensa britânica. 

Leia Também: Carro antigo? Petição contra o aumento do IUC já tem 200 mil assinaturas

Related Post

Generated by Feedzy