Em dias de chuva, como aqueles que se vivem em Portugal continental, torna-se imperativo redobrar a atenção na estrada durante o exercício da condução. Desta forma, a Guarda Nacional Republicana (GNR) decidiu lembrar os condutores sobre os principais cuidados a ter nestas circunstâncias.
Através das redes sociais, a força de segurança notou que “a má visibilidade, a perda de aderência e o maior desgaste da viatura são os principais fatores que concorrem para uma maior perigosidade da condução com condições climatéricas adversas”.
Desta forma, a GNR aconselha a uma adaptação da condução ao estado do piso, às condições de visibilidade, ao estado e carga do veículo e à intensidade do trânsito.
Além disso, antes de iniciar uma viagem deve verificar “se os pneus estão em bom estado de conservação e pressão”, certificar-se de que o “sistema de iluminação e sinalização estão em boas condições de funcionamento” e verificar “o bom funcionamento do sistema de travagem e do limpa para-brisas, e o estado de conservação das escovas”.
Já durante a condução deve aumentar “a distância de segurança entre veículos”, moderar “a velocidade” e circular “com os ‘médios’ ligados”.
Leia Também: De 19€ para 96€: IUC sobe 400% em carro a gasolina com 900 de cilindrada