A forte chuva que se fez sentir nos últimos dias – e que ainda se avizinha – provocou estragos em vários pontos do país. Houve ruas e casas alagadas, e também os carros não passaram imunes à tragédia.
Se o seu carro foi afetado pela chuva e não sabe como fazer frente aos danos causados, a DECO esclarece-lhe três das principais dúvidas que assolam os condutores nestas ocasiões.
São elas:
– O seguro paga os estragos?
No que diz respeito aos estragos causados, saiba que o seu seguro só cobrirá os estragos se tiver ativado a opção de cobertura em caso de “fenómenos da natureza”, o qual diz respeito aos eventos climatéricos extremos dos últimos dias.
– Posso ligar o carro em segurança?
Se o seu carro ficou submerso, tenha cuidado. Ligá-lo pode ser perigoso, uma vez que a água pode ter ficado acumulada na zona de admissão ou no tubo de escape e provocar danos graves internos no motor e nos catalisadores. Assim, o melhor será chamar o reboque, para que o carros seja visto por um profissional.
O mesmo acontece se tiver um carro elétrico. As baterias dos carros elétricos têm um isolamento para as proteger da chuva, no entanto, é aconselhado a chamar um profissional que confirme que está tudo OK.
– Como enxugar os estofos?
Secar ao ar livre, sobretudo no Inverno, não será a solução mais rápida para resolver o problema. Assim, o melhor é contactar oficinas que possuam um serviço de secagem de estofos.
Leia Também: Sindicato da indústria automóvel dos EUA protesta em Chicago. As imagens