Sem categoria Quase dois terços dos carros em Portugal tem 10 ou mais anos

Quase dois terços dos carros em Portugal tem 10 ou mais anos


Numa altura envolta em polémica devido à reforma proposta pelo Governo para o Imposto Único de Circulação (IUC), que prevê que carros anteriores a 2007 passem a pagar a ‘componente ambiental’, os dados da Pordata apontam que a grande maioria dos carros em circulação em Portugal, mais de dois terços, têm 10 anos ou mais.

Os dados, que incluem valores que vão desde 2010 a 2021, dizem que, no último ano contabilizado, havia em Portugal 5.648.121 veículos ligeiros e pesados de passageiros em circulação (ou seja, não estão incluídos os veículos de mercadorias).

Destes, 3.656.623 – cerca de 64,7% do total – tinham 10 ou mais anos em 2021. E, comparando com os valores dos últimos anos, reparamos que o peso de veículos de passageiros mais velhos na totalidade destas viaturas em circulação é algo regular, representando nos últimos cinco anos 64,4% (em 2020), 62% (2019), 64,2% (2018), 63,3% (2017) e 63,2% (2016) dos carros de passageiros em circulação.

Em contrapartida, a fatia de veículos de passageiros com menos dois anos é cada vez mais reduzida. Em 2021, foram registados 293.296 em circulação, um valor substancialmente inferior aos mais de 370 mil registados em 2020 e os mais de 455 mil registados em 2019 e 2018.

Quase dois em cada três carros de passageiros em circulação têm 10 ou mais anos e só 5,2% possuem menos de dois anos.

— FFMS | PORDATA (@ffms_pordata) October 21, 2023

A proposta do Governo para o Orçamento do Estado de 2024 (OE2024) implica uma “reforma ambiental do IUC” para carros mais antigos, com o documento a explicar que “é incrementado o IUC para veículos anteriores a 2007, como medida complementar para o reforço da renovação das frotas nacionais”. Isto abrange cerca de três milhões de veículos ligeiros (categoria A) e meio milhão de motociclos (categoria E).

O aumento máximo fica limitado a 25 euros por ano, o que equivale a cerca de dois euros por mês, mas o executivo deixou claro que este limite é para ir aumentando ao longo dos anos, para que o IUC “represente a totalidade da tributação relativa ao CO2 emitido por estes veículos”.

Leia Também: Polémica com o IUC continua e mais de 340 mil já assinaram petição contra

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