Cada vez mais, os conta-quilómetros são digitais, provando a crescente modernização dos automóveis, que contemplam cada vez mais dispositivos tecnológicos. Contudo, para quem ainda tem um carro antigo, com o conta-quilómetros de agulha, há um pequeno pormenor que possivelmente já se terá questionado para que serve.
Referimo-nos às linhas vermelhas aí existentes e que, por muito discretas que sejam, fornecem informações úteis ao condutor. Sabia?
A primeira coisa a saber é que as linhas vermelhas no velocímetro nem sempre estão intercaladas na mesma posição em todos os automóveis, mas têm todas a mesma função: indicam os limites de velocidade mais comuns.
Assim, o traço vermelho localizado entre os 30 e os 50 Km/h indicam o limite de velocidade máxima em ambientes urbanos, na maioria dos países europeus.
Já as linhas entre os 90 km/h e 130 km/h, indicam a velocidade máxima que é normalmente permitida nas autoestradas e vias rápidas.
No mesmo painel de instrumentos, encontra-se o conta-rotações, que indica o nível de potência exigido pelo motor. Este dispositivo também tem linhas vermelhas, embora ligeiramente diferentes das do conta-quilómetros, mas que também fornecem informações importantes, indica a secção ‘Motor e Movilidad’ do 20 minutos.
A um determinado número de rotações, perto do fim do conta-rotações, as linhas começam a ficar vermelhas, o que significa que se deve usar a embraiagem para mudar a mudança, antes de chegar a essa zona, para não “esforçar” demasiado o motor e ser muito mais eficiente na condução.
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