Foram treze voltas intensas, embora apenas com um líder: Jorge Martin. O piloto da Prima Pramac Ducati pilotou de forma exemplar na corrida MotoGP Sprint a contar para o Grande Prémio da Tailândia, conseguindo lograr mais uma vitória nesta temporada, e voltou a aproximar-se do rival na luta pelo título da categoria rainha, Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team). Quanto a Miguel Oliveira, esta corrida Sprint no circuito de Chang International foi mais uma demonstração das dificuldades que atravessa neste período da temporada.
Quando os semáforos apagaram, Jorge Martin ainda foi obrigado a defender-se de um grande arranque de Luca Marini, com o italiano da Mooney VR46 a sair “disparado” da segunda posição na grelha de partida e a quase surpreender o espanhol que está na luta pelo título.
“Martinator”, no entanto, não se deixou surpreender, manteve a primeira posição e, numa demonstração, mais uma, da sua superioridade sobre o restante plantel de MotoGP, o espanhol foi rapidamente conquistando uma margem de segurança para os perseguidores.
A quatro voltas do fim, Jorge Martin chegou a ter mais de dois segundos de vantagem sobre o segundo classificado, mas a partir desse momento, e em vez de forçar como aconteceu noutros Grandes Prémios, o que levou a quedas e perda de pontos, o piloto da Prima Pramac Ducati optou por gerir o ritmo, evitou o desgaste exagerado dos pneus de composto médio, e mesmo cruzando a meta com menos de um segundo de vantagem sobre o segundo classificado, a vitória nunca esteve em causa nesta corrida MotoGP Sprint.
Jorge Martin foi assim um vencedor solitário e incontestado. O espanhol venceu pela sétima vez uma corrida “curta”, e conseguiu recuperar alguns pontos sobre Francesco Bagnaia, pois o italiano não foi além do 7º lugar, e assim a diferença entre ambos é agora de apenas 18 pontos. A luta pelo título de MotoGP está ao rubro!
Com Martin intocável, o interesse da corrida Sprint do Grande Prémio da Tailândia centrou-se nas posições seguintes.
Para o pódio a luta ficou entregue a Luca Marini e a Brad Binder (Red Bull KTM Factory). Marini, depois de não concretizar o assalto ao primeiro lugar e sem o ritmo para acompanhar Jorge Martin, aguentou atrás de si, enquanto conseguiu, um sempre agressivo Binder.
O sul-africano dava o máximo de si e puxava a KTM RC16 ao limite, particularmente em travagem, com a traseira da moto austríaca a protestar por diversas ocasiões.
Marini usava a potência da sua Ducati para defender-se nas retas, mas a KTM de Binder já não fica muito atrás nesse particular em comparação com a moto italiana. E foi por isso com naturalidade que o sul-africano conseguiu mesmo concretizar a ultrapassagem pela segunda posição, a seis voltas do fim das treze da corrida MotoGP Sprint.
A partir daí Brad Binder manteve o ritmo forte e Luca Marini não mais conseguiu mostrar argumentos para recuperar a posição que já tinha sido sua durante mais de metade da corrida.
Desta forma, Binder foi 2º e Marini 3º, mais duas prestações sólidas destes dois pilotos no fim de semana de GP da Tailândia.
Para além desta batalha Binder / Marini, a corrida MotoGP Sprint ficou também marcada pela luta que envolveu Marc Márquez (Repsol Honda) e Aleix Espargaró (Aprilia Racing). O espanhol da moto de Noale rodou muito tempo em 4º e parecia ter essa posição controlada.
Porém, Marc Márquez, assim que se desenvencilhou de Marco Bezzecchi (Mooney VR46) para assumir a quinta posição a 3 voltas do fim, conseguiu elevar o seu ritmo ao ponto de se aproximar bastante de Aleix recuperando de uma desvantagem que era de mais de um segundo na entrada para a última volta.
Após um primeiro ataque de Márquez, prontamente respondido por Aleix Espargaró, as posições finais apenas ficariam decididas na última curva: Marc Márquez, numa manobra bem calculada, trava um pouco mais tarde e mete a sua Honda RC213V pela trajetória interior da curva 12 do circuito de Chang International. Aleix Espargaró não teve outra hipótese que não fosse alargar a trajetória, tentando capitalizar numa aceleração mais cedo para vencer a “drag race” até à meta.
Mas Márquez manteve o controlo da posição do compatriota em pista, delineou uma trajetória perfeita e acelerou forte na saída da curva 12 para receber a bandeira de xadrez em 4º e com Aleix Espargaró visivelmente irritado a ser então o 5º classificado na MotoGP Sprint.
Quanto a Miguel Oliveira, e no seguimento do que vimos tanto nos treinos de sexta-feira como depois na qualificação, a corrida MotoGP Sprint a contar para o Grande Prémio da Tailândia não apresentou melhorias para o piloto português da CryptoData RNF Aprilia.
Na verdade, no momento inicial após o arranque, Miguel Oliveira chegou a ascender até à 17ª posição, mas esse momento não durou muito.
Ainda nos momentos iniciais da corrida o #88 voltou a descer a 20º, a mesma em que tinha arrancado da grelha de partida. A partir daí subiu algumas posições beneficiando das quedas e abandonos de alguns pilotos à sua frente, incluindo Takaaki Nakagami (Idemitsu LCR Honda) – caiu e regressou à corrida –, Augusto Fernandez (GasGas Factory Tech3) ou Fabio di Giannantonio (Gresini Racing), e viria a terminar a Sprint em 17º, longe dos lugares dos pontos e a mais de 17 segundos do vencedor.
Veremos se para a corrida principal do Grande Prémio da Tailândia o piloto português consegue encontrar algo diferente na sua moto para melhorar a sua performance. E aguardamos agora também pela reação de Miguel Oliveira ao que aconteceu nesta corrida Sprint.
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Resultados da corrida MotoGP Sprint do GP da Tailândia
1 – Jorge Martin (Prima Pramac Ducati)
2 – Brad Binder (Red Bull KTM Factory)
3 – Luca Marini (Mooney VR46)
4 – Marc Márquez (Repsol Honda)
5 – Aleix Espargaró (Aprilia Racing)
6 – Marco Bezzecchi (Mooney VR46)
7 – Francesco Bagnaia (Ducati Lenovo Team)
8 – Alex Márquez (Gresini Racing)
9 – Johann Zarco (Prima Pramac Ducati)
10 – Jack Miller (Red Bull KTM Factory)
17 – Miguel Oliveira (CryptoData RNF Aprilia)
Classificação de MotoGP após a Sprint do GP da Tailândia
1 – Francesco Bagnaia – 369 pontos
2 – Jorge Martin – 351 pontos
3 – Marco Bezzecchi – 297 pontos
4 – Brad Binder – 233 pontos
5 – Aleix Espargaró – 190 pontos
6 – Johann Zarco – 188 pontos
7 – Maverick Viñales – 170 pontos
8 – Luca Marini – 155 pontos
9 – Jack Miller – 144 pontos
10 – Fabio Quartararo – 134 pontos
14 – Miguel Oliveira – 76 pontos
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