A fabricante chinesa de carros Xpeng quer incluir um sistema multi-paraquedas nos seus modelos de carros voadores, que se encontram em desenvolvimento. O sistema pretende minimizar possíveis estragos, humanos e materiais, caso algo não corra conforme planeado em pleno ar.
Segundo a plataforma Carscoops, o sistema já ultrapassou a fase de pré-desenvolvimento e encontra-se, atualmente, em testes aéreos, tal como é possível ver num vídeo partilhado pela própria Carscoops nas redes sociais.
No vídeo, é pode ver-se o ‘carro’ a voar a uma altitude de 50 metros, quando é acionado o sistema multi-paraquedas, que está guardado num compartimento frontal isolado. Uma vez abertos os paraquedas, que estão conectados ao carro através de quatro cabos, o veículo, que estava em queda livre, estabiliza-se, descendo até à terra a uma velocidade de 5,2 metros por segundo, o suficiente para minimizar fortes danos materiais ou físicos, diz a marca.
Assim, numa altura em que não é certo quando é que os carros voadores chegarão às estradas – ou, neste caso, aos ares – das cidades, pelo menos é garantido que as tecnologias para os manter no ar estão já a ser estudadas e desenvolvidas.
Leia Também: Parceria sino-brasileira quer começar a produzir carros voadores em 2026