Em muitos países, estacionar incorretamente é punível com multa. O valor é pago e o infrator segue o seu caminho.
Contudo, a China achou que esse método era insuficiente e optou por um sistema com o qual expõe todos os motoristas que não respeitam as regras ao estacionar um veículo.
Tendo em conta a dimensão da China, não é claro que esta medida esteja a ser aplicada em todo o país, uma vez que existem diferentes regras de trânsito consoante a região. No entanto, alguma zonas começaram a aplicar uma punição insólita.
Como? Colocando grandes ventosas, semelhantes a um sifão, que, não impedindo a movimentação do veículo, torna evidente que o condutor está a cometer a infração. O objetivo desses dispositivos é apontar motoristas que não estacionaram corretamente… e deixá-los constrangidos.
A tática foi descoberta através da versão chinesa do TikTok. Um vídeo mostra agentes a colocar a ventosa num veículo mal estacionado.
No seu interior há um GPS e um cronómetro, que serve para acompanhar há quantos dias o sistema está ativo: dessa forma, é calculado o valor da multa financeira. Já segundo usuários do Reddit, este também vai rastrear o infrator caso ele não pague a multa. De notar que a ventosa só pode ser retirada quando for efetuado o pagamento correspondente.
Leia Também: Hamilton volta a dar nas vistas no Grande Prémio do Brasil de Fórmula 1