Quando em 2015 a Honda mostrou no Salão de Milão EICMA o protótipo CB4, estávamos longe de imaginar as repercussões que essa proposta conceptual teria no futuro da marca japonesa. E, muitos anos depois, a Honda continua a fazer evoluir os conceitos iniciados com a CB4, desta feita adaptando-os a uma nova CB650R, a Neo Sports Café minimalista.
O minimalismo retro da CB650R tem um aspeto fresco e renovado. O novo farol, as novas proteções de radiador, o novo banco para o condutor e para o passageiro, a nova unidade traseira e o novo farolim trazem uma energia mais dinâmica, e o depósito de combustível continua a ser uma presença forte por cima do motor de quatro cilindros em linha.
A nova Honda CB650R conta com o mesmo motor quatro cilindros em linha de 649 cc. Na verdade, esta unidade motriz não sofre qualquer alteração, pelo que continua a disponibilizar uma potência de 95 cv às 12.000 rpm, enquanto o binário máximo também se mantém nos 63 Nm às 9.500 rpm.
Com um motor inalterado na sua performance, o grande destaque a nível mecânico na nova CB650R vai inteiramente para a estreia do sistema de embraiagem eletrónica, o denominado E-Clutch, sobre o qual a Revista MotoJornal já aqui lhe contou todos os destaques.
Esta embraiagem eletrónica permite que o condutor usufrua da caixa de velocidades sem recorrer à embraiagem, como se tivesse um quickshift, mas para além disso o E-Clutch faz a gestão também nos momentos de parar a moto ou arranque, e por isso torna o acionamento da embraiagem totalmente autónomo.
O condutor pode optar por usar, se preferir, a manete da embraiagem a qualquer momento, e a Honda refere mesmo que o E-Clutch permite que seja ajustada a sensação de “dureza” das trocas de caixa em três níveis: Hard, Medium ou Soft.
A embraiagem opcional E-Clutch adiciona 2 kg ao peso do conjunto, sendo que a versão de caixa manual da CB650R pesa, a cheio, 205 kg.
O quadro tipo diamante em aço da CB650R recorre a chapas prensadas na zona do pivot para fixar o braço oscilante, e traves duplas elípticas com um equilíbrio de rigidez (mais rígido na zona da coluna da direção e mais flexível nas zonas das traves) especificamente preparado para oferecer a melhor versatilidade entre maneabilidade e alto nível de feedback ao condutor.
Continuando pela ciclística, a Honda continua a confiar os serviços de suspensão a uma forquilha invertida Showa SFF-BP com bainhas de 41 mm de diâmetro, um componente que foi escolhido por garantir melhores reações numa ampla gama de situações.
Já o monoamortecedor trabalha diretamente no braço oscilante em alumínio fundido formado por gravidade, oferecendo a possibilidade de afinar a pré-carga em 10 níveis.
Ao nível da travagem, a nova Honda CB650R conta com pinças dianteiras radiais de quatro pistões que atuam em discos flutuantes de 310 mm de diâmetro. No eixo traseiro está instalado um disco de 240 mm e mordido por uma pinça de êmbolo simples. O ABS é um sistema de dois canais.
A evolução do estilo Neo Sports Café da CB650R apresenta as proporções compactas trapezoidais aplicadas à nova traseira que ganha uma aparência mais acutilante, ou ainda a nova iluminação LED, com destaque para a ótica frontal mais inclinada.
Vista de frente, com os novos resguardos de radiador, o aspeto geral é de que estamos perante uma moto mais musculada, mais dinâmica. O depósito de combustível mantém a sua aparência alongada e é um dos principais motes de design deste modelo.
Outra das novidades para 2024 é o assento redesenhado para o passageiro e para o condutor, com formas revistas para combinar com a nova traseira, sendo que a altura do assento do condutor mantém-se nos 810 mm. Debaixo do assento esconde-se uma ficha USB do tipo C.
A tecnologia está sempre presente numa moto moderna, e assume a forma de um novo ecrã TFT a cores de 5 polegadas, fabricado com recurso ao conhecido processo de colagem ótica, para eliminar brilhos ou reflexos que possam dificultar a leitura das informações apresentadas.
O ecrã pode ser personalizado entre os modos Bar, Circle e Simple, e também, pela primeira vez para a CB650R, oferece conetividade para smartphones através da aplicação Honda RoadSync.
Por último, mas não menos importante, convém ter em conta que a Honda disponibiliza três conjuntos de equipamento que visam potenciar as diferentes facetas da nova CB650R:
Pack Style
Concebido para complementar o aspeto e o estilo da CB650R, este pack adiciona componentes em alumínio, por exemplo, painéis para o guarda-lamas dianteiro, tampas para os resguardos de radiador, tampas laterais e autocolantes laterais do depósito para maior aderência e proteção. Uma vareta anodizada vermelha para ver o nível do óleo com o logótipo Honda acrescenta um toque de cor e contraste.
Pack Sport
Este pack aumenta o dinamismo com um sistema Quickshifte (para o modelo sem E-Clutch), um visor que oferece maior proteção contra o vento, uma tampa para o assento do passageiro com placa de alumínio própria, uma carenagem inferior que melhora o aspeto desportivo e, por fim, uma proteção para o depósito que acrescenta mais caráter prático.
Pack Comfort
A capacidade de condução em tempo frio é melhorada com a adição de punhos aquecidos de 5 níveis com função de memória, para além da capacidade de transporte flexível e fácil de fixar dada por um saco de depósito com bolso transparente, útil para dispositivos móveis, e um saco de 17 litros para o assento do passageiro que pode ser expandido até 22 litros.
Aguardamos ainda pela confirmação oficial por parte da Honda Portugal sobre preço e disponibilidade da nova CB650R no nosso País. Iremos atualizar este artigo com essas informações assim que possível.
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