Como sempre acontece, a MV Agusta, a “jogar em casa”, aproveitou o Salão de Milão EICMA para mostrar ao mundo as suas mais recentes novidades. Por entre propostas exóticas como a Rush, a Brutale 1000 RR ou a Superveloce 98, a marca de Varese confirmou a produção da Superveloce 1000 Serie Oro, mas, principalmente para os fãs do “off road”, revelou ao mundo a nova LXP Orioli.
Aproveitando a popularidade dos modelos dedicados às grandes aventuras, a MV Agusta decidiu homenagear as conquistas de Edi Orioli, lendário piloto italiano, que utilizando o icónico esquema tricolor e decoração Lucky Explorer, dominou no mundo dos ralis numa era dourada desta competição nos anos 90 do século passado.
A produção da LXP Orioli será limitada a apenas 500 unidades, todas montadas à mão na histórica fábrica em Schiranna, adornadas com a assinatura de Edi Orioli. O antigo piloto vai assinar pessoalmente cada unidade, pelo que não vão existir duas motos absolutamente iguais. Até porque cada unidade será numerada, o que a torna numa moto particularmente interessante para colecionadores.
A MV Agusta define a LXP Orioli como sendo a primeira trail de luxo, não apenas pelo seu motor, mas por dar uso a um conjunto de argumentos técnicos e tecnológicos que a fazem destacar-se nos mais diversos cenários.
O motor é um novo tricilíndrico inteiramente desenvolvido em Varese. Trata-se de uma unidade motriz de 931 cc, concebido para ser mais leve (apenas 57 kg), que consegue gerar uma potência de 124 cv às 10.000 rpm e um binário máximo de 102 Nm às 7.000 rpm. No entanto a MV Agusta realça que 85% do binário máximo da LXP Orioli fica disponível logo às 3.000 rpm.
Continuando a nossa análise desta novidade pelo motor, o tricilíndrico conta com um novo cárter, novo sistema de lubrificação e refrigeração, sem esquecer modificações importantes ao nível da cambota, ignição, ou ainda da caixa de velocidades que, ao melhor estilo das motos de competição, pode ser facilmente removida do conjunto.
A distribuição é feita por duas árvores de cames à cabeça, que contam com tratamento DLC para menor fricção, sendo que a cambota é do tipo contrarrotante, uma solução técnica usada nas motos de competição de MotoGP, e que permite contrariar os efeitos da inércia do movimento da cambota sobre o eixo dianteiro na LXP Orioli, facilitando as trocas de inclinação.
Acoplado ao motor está um sistema de escape específico e trabalhado para extrair do motor tricilíndrico 950 a máxima performance, e em simultâneo garantir que o condutor da MV Agusta LXP Orioli usufrui de uma sonoridade muito particular e musculada.
Do ponto de vista da eletrónica, esta aventureira recorre a uma plataforma de medição de inércia de 6 eixos.
Esta plataforma ajuda a MV Agusta a criar um avançado e completo pacote eletrónico. Isso inclui um acelerador “ride-by-wire” que funciona gerindo o binário de acordo com uma série de parâmetros pré-definidos, enquanto os modos de condução ajustam automaticamente diferentes opções e ajudas à condução.
Os modos de condução disponíveis de série são: Urban, Touring, Off Road e Custom All-Terrain.
Em termos de ajudas eletrónicas a LXP Orioli conta com controlo de tração ajustável em 5 níveis para uso em asfalto e dois níveis para uso fora de estrada, podendo mesmo ser desligado. Existe ainda um modo Rain que será o mais interventivo de todos.
O efeito travão-motor também pode ser ajustado, e neste caso a MV Agusta permite optar por dois níveis de funcionamento. A travagem ABS com função em curva, para além de poder ser desligada por completo ou apenas na roda traseira, integra o sistema de mitigação do levantar da roda traseira em situações de travagem mais forte.
Nota particular para este ABS, pois a marca italiana garante que o sistema inclui parametrizações que o tornam particularmente eficiente quer quando as jantes estão cobertas por pneus mais apropriados para asfalto, ou pneus cardados apropriados para pisos de terra.
A LXP Orioli inclui ainda um valioso “cruise-control”.
Tudo isto é controlado através de um painel de instrumentos TFT a cores, com 7 polegadas, e que permite a conexão com smartphones e outros dispositivos móveis através de ligação Bluetooth e Wi-Fi, podendo mesmo a moto ser ajustada mesmo antes do motor estar a trabalhar graças à app MV Ride. Convém também não esquecer que, tal como as motos mais exóticas da MV Agusta, também a LXP Orioli conta com geolocalização Mobisat.
Na ciclística podemos destacar a utilização de um quadro duplo berço, de rigidez estrutural otimizada graças à diferente grossura dos tubos, pensado para garantir um comportamento equilibrado, quer nos momentos de turismo a dois, quer numa condução mais exigente fora de estrada.
A função de digerir as imperfeições do piso fica a cargo de uma forquilha Sachs totalmente ajustável, enquanto na traseira encontramos um amortecedor da mesma marca, conectado a um link para um comportamento mais progressivo. Tanto no eixo dianteiro como traseiro a LXP Orioli conta com um curso de 210 mm para as jantes de 21’’ e 18’’.
A travagem está a cargo de pinças Brembo Stylema, que aplicam a sua força a discos de 320 mm à frente e 265 mm atrás.
E um dos aspetos sempre a ter em conta numa moto deste tipo, o assento pode ser posicionado em duas alturas diferentes: 850 ou 870 mm de altura. E por falar em distância ao solo, refira-se que a LXP Orioli tem uma distância livre ao solo de uns generosos 230 mm.
Ao nível do equipamento de série podemos ainda referir que esta MV Agusta vem equipada com pneus de inspiração aventureira, os Bridgestone Battlax AX41, jantes de raios “tubeless” derivadas das jantes usadas no mundo do “hard enduro” e com cubos maquinados em alumínio, e malas laterais em alumínio.
E se tudo isto não for suficiente para despertar o seu interesse, convém também não esquecer que em conjunto com a moto, o cliente recebe uma caixa que contém um kit da Termignoni com um sistema de escape fabricado em titânio, homologado, completo com uma proteção térmica em fibra de carbono, e que quando está instalado permite poupar 4 kg em comparação ao escape de série.
Nessa mesma caixa a MV Agusta inclui ainda uma cobertura para proteger a moto quando está guardada na garagem, e ainda um certificado de autenticidade que comprova que a LXP Orioli é mesmo uma moto especial.
Conforme já referimos, a marca italiana anuncia que vai apenas fabricar 500 unidades, sendo que as primeiras LXP Orioli serão entregues aos respetivos proprietários durante o primeiro trimestre de 2024.
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