O caso das autoestradas alemãs é um caso único na Europa.
A sua história remonta aos anos 70, do século passado, altura em que foram cridas as grandes autoestradas do país e onde se estabeleceu que não haveria limites de velocidade. Porquê? Porque “conduzir sem limites é sinónimo de liberdade”, afirmava o Automóvel Clube Alemão.
Nos últimos anos, porém, têm surgido cada vez mais vozes discordantes que alertam para a grande quantidade de emissões poluentes e os riscos para a segurança rodoviária desta medida, em vigor há mais de meio século, lembra o 20minutos.
Assim sendo, como funciona a circulação nas autoestradas alemãs?
Importa primeiro explicar que, desde 2008, cada região alemã pode determinar os seus próprios limites de velocidade. Contudo, na generalidade, as autoridades do país aconselham a que não se ultrapasse os 130km/h (embora se possa andar a velocidades superiores).
Existe um alerta para os riscos de circular a velocidades próximas de 200km/h, dado que o risco de fatalidades torna-se elevado em casa de acontecer um acidente.
Além disso, em caso de acidente, um tribunal pode considerar a condução acima dos 130 km/h como uma responsabilidade agravada e exigir uma indemnização mais elevada ao condutor que causou o acidente.
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