Para além da segunda moto híbrida, a Z7 Hybrid, e sobre a qual a Revista MotoJornal já aqui lhe contou todos os detalhes, a Kawasaki aproveitou o Salão de Milão EICMA para mostrar ao mundo das duas rodas as novas propostas de média cilindrada. A Ninja 500 e a Z500 reforçam os argumentos que conhecemos das versões 400 cc, e por isso prometem emoções mais fortes e adaptadas às necessidades de motociclistas que estão a subir de categoria vindos de cilindradas mais baixas.
As novas Ninja 500 e Z500 dão uso a um novo motor bicilíndrico paralelo de 451 cc com refrigeração por líquido, com a Kawasaki a anunciar que esta unidade motriz consegue gerar uma potência máxima de 45,4 cv às 9.000 rpm, enquanto o binário de 42,6 Nm é atingido às 6.000 rpm.
A marca de Akashi refere que em comparação com as 400 cc que são agora substituídas pelas 500 cc, estes modelos disponibilizam um binário mais “forte” a médios regimes, o que irá traduzir-se uma sensação de condução mais entusiasmante.
O motor fica instalado num quadro tubular em aço, uma estrutura tipo treliça, já muito utilizada pela Kawasaki noutros modelos e há muitos anos evoluída, com geometria e rigidez concebidas para garantir que tanto a desportiva Ninja 500 como a naked Z500 oferecem um “feedback” equilibrado, polivalente, e sempre sem esquecer o caráter desportivo que nos habituámos a sentir nos modelos destas gamas da marca japonesa.
Na zona do pivot do braço oscilante, a Kawasaki opta por reforçar a estrutura recorrendo a placas de alumínio fundido por gravidade.
A transmissão conta com uma embraiagem do tipo “Assist & Slip”, que facilita acionar a manete de embraiagem devido à menor força que é preciso exercer na manete, mas também ajuda a embraiagem a gerir as reduções de caixa mais bruscas graças à função deslizante. A transmissão fica completa com uma caixa de 6 velocidades e relações adaptadas a explorar o potencial do motor que equipa a Ninja 500 e a Z500.
As funções de suspensão ficam a cargo de uma forquilha telescópica de bainhas de 41 mm, enquanto na traseira destaca-se o amortecedor tipo Uni Trak com link inferior, ajustável em 5 posições na pré-carga.
De acordo com a Kawasaki, as suspensões da Ninja 500 e Z500 apresentam afinações de fábrica específicas e otimizadas de acordo com o peso destas novidades. Curiosamente, e ao contrário do habitual, até por não estar coberta por carenagens integrais, a Z500 é anunciada como pesando exatamente o mesmo que a Ninja 500: 172 kg a cheio.
A travagem fica a cargo de um disco de 310 mm à frente mordido por pinça de dois pistões, enquanto na traseira a Kawasaki optou por usar um disco de 220 mm, sendo que o ABS é garantia de maior segurança mesmo quando o piso é mais escorregadio.
Convém também ter em conta que a marca japonesa apresenta nestas duas “quinhentos” um novo par de jantes. Adotam um novo design de cinco braços divididos, de aparência mais desportiva, e com a Kawasaki a referir que para além do peso menor, estas jantes apresentam uma rigidez lateral otimizada que contribui para que o condutor da Ninja 500 ou da Z500 sinta maior estabilidade em curva.
As duas motos partilham exatamente a mesma plataforma em termos de ciclística, e isso é confirmado pela altura do assento que está posicionado a 785 mm de altura do solo, mas também na distância entre eixos que se fixa nos 1375 mm.
Para além das óbvias diferenças entre a variante naked, que deixa os elementos mecânicos à vista, ao contrário da desportiva que conta com carenagens integrais e de acordo com as linhas seguidas pela restante gama Ninja, a Kawasaki criou duas versões de cada uma destas novidades. As versões Special Edition ou SE.
Neste caso o painel de instrumentos deixa de ser um LCD e passa a ser um ecrã TFT a cores, uma pintura específica, no caso da Z500 um spoiler inferior do motor, ou ainda a ligação ao smartphone.
Em alguns mercados a Z500 SE pode incluir de série outros elementos como uma pequena cobertura escurecida do painel de instrumentos, coberturas de radiador, proteções de quadro, tampa do assento do passageiro ou apoios no depósito mais aderentes para os joelhos.
No caso da Ninja 500 SE os proprietários podem contar adicionalmente com ignição “keyless”, para além dos elementos já referidos para a Z.
Quanto a preços e disponibilidade em Portugal, a Multimoto, importador da Kawasaki para p nosso País, ainda não revelou estas informações, pelo que teremos de aguardar pelas informações oficiais para poder atualizar este artigo.
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