O cenário estava preparado, e conforme esperado a CFMoto aproveitou o Salão de Milão EICMA para apresentar ao mundo das duas rodas uma série bastante diversificada de propostas que nos mostram no que a marca de Hangzhou está a trabalhar para o futuro.
As novidades CFMoto vão desde as motos conceptuais até aos modelos de produção e motos especiais que visam realçar o espírito de competição da marca, incluindo nakeds e trails. Mas a marca chinesa, representada em Portugal pelo grupo Multimoto através da subsidiária CFPT, apresentou na EICMA muito mais do que apenas motos!
Novo motor tricilíndrico 675 cc
Conforme a Revista MotoJornal já aqui lhe tinha contado em detalhe, a CFMoto prepara-se para lançar uma nova série de modelos equipados com um motor desenvolvido pela marca. Trata-se de um tricilíndrico de 675 cc que será aplicado a motos do tipo naked e desportiva.
Neste caso, e de acordo com a CFMoto, o três cilindros destaca-se pelo bloco de motor de peso baixo, e que graças à utilização de uma cambota especifica e de inércia reduzida garantirá uma aceleração rápida ao mesmo tempo que a embraiagem deslizante FCC ajudará a gerir de forma suave a entrega de potência e binário.
O motor disponibilizará um binário máximo de 68 Nm às 8.250 rpm e uma potência máxima de mais de 100 cv (valor final ainda por definir), e, além disso, atingirá um pico máximo de 12.300 rpm.
Esta performance será suficiente para garantir uma aceleração de 0-100 km/h em apenas 3 segundos.
Refira-se que esta unidade motriz tricilíndrica 675 cc está prevista entrar ao serviço em novos modelos para a temporada 2024.
CFMoto 450MT
Para os motociclistas que desejam arrancar estrada fora, e fora de estrada, sempre com a ambição de desfrutar de grandes aventuras aos comandos de uma moto, a CFMoto apresentou a trail 450MT.
Equipada com o motor bicilíndrico 449 cc, neste caso afinado e aperfeiçoado para a diversão e emoção da condução de aventura, esta unidade motriz da 450MT debita 32,5 kW às 8.500 rpm e 44 Nm de binário máximo atingidos às 6.250 rpm.
Para garantir que esta trail se revela o mais dócil possível em condução, o motor está equipado com dois veios de equilíbrio que melhoram a suavidade da resposta aos impulsos no acelerador, e simultaneamente ajudam a reduzir drasticamente as vibrações.
Com uma cambota de 270°, o som caraterístico do motor CFMoto está trabalhado para garantir maior emoção em cada aceleração. Do ponto de vista da experiência de condução, a 450MT promete ser fácil de explorar se considerarmos que o conjunto terá um peso em ordem de marcha de 175 kg.
A maneabilidade em estrada e fora de estrada é complementada com 200 mm de curso oferecidos pelas suspensões KYB, ajustáveis na pré-carga e em 20 níveis de amortecimento, e que proporcionam melhores capacidades para ultrapassar mesmo os pisos mais extremos sem afetar a estabilidade da 450MT.
A ergonomia desta trail foi afinada para proporcionar proteção aerodinâmica a velocidades mais elevadas, mas também para garantir o controlo total nos trilhos mais difíceis, com um guiador mais elevado que permite que o condutor da 450MT possa chegar facilmente aos punhos para um controlo facilitado nos momentos de condução em pé.
A alma todo-o-terreno desta moto é expressa através das especificações técnicas, bem como no estilo das suas carenagens que seguem as mais recentes tendências do segmento trail.
E como boa trail que é, a nova CFMoto 450MT conta com jante dianteira de 21″ e traseira de 18″, sendo a distância livre ao solo de 220 mm, e por outro lado o assento fica posicionado a 820 mm de altura do solo (800 mm caso o cliente opte pelo assento opcional).
Para melhorar as capacidades todo-o-terreno, o ABS de dois canais fornecido pelos especialistas da Bosch pode ser desligado apenas na roda traseira através de um botão dedicado no guiador. Além disso, a Bosch também fornece o imprescindível controlo de tração que pode ser desativado através do ecrã TFT a cores de estrutura curva e de 5″, que além do mais permite ligação ao smartphone graças à conectividade Bluetooth.
CFMoto MT-X Concept
Prosseguindo no estilo trail, a MT-X Concept é o manifesto da CFMoto com destino às grandes aventuras concentrado numa visão de alta tecnologia. O estilo único dos gráficos e das cores confere personalidade, e no caso desta concept a marca chinesa opta por destacar a cor definida como “octanium”.
A frente desta moto é caracterizada por um farol totalmente em LED, enquanto o ecrã tátil TFT vertical de 8″ é inspirado na torre de navegação das motos de rali raid.
Além disso, as carenagens laterais “flutuantes” conferem a esta concept um estilo muito particular, mas que tem as suas origens nas motos de competição, revelando uma clara aposta da CFMoto também a nível das prestações aerodinâmicas.
A jante dianteira é de 21″, com a MT-X Concept a apostar numa elevada distância ao solo e um curso de suspensões extra longo, algumas das características cruciais para ultrapassar todos os obstáculos que possam ser necessários ultrapassar nos percursos fora de estrada. O assento adota uma forma completamente plana para total liberdade de movimentos, desde a zona dedicada ao condutor até terminar na traseira esguia.
A CFMoto destaca também que todos os elementos de design desempenham um papel fundamental para encaixar na perfeição o depósito de combustível, colocado numa posição mais baixa em comparação com outros modelos da gama MT que já conhecemos.
Com o posicionamento mais baixo do depósito (e da gasolina), a MT-X Concept apresenta um melhor equilíbrio geral graças ao centro de gravidade mais baixo, o que se traduz numa melhoria da experiência de condução em todas as condições.
CFMoto 125NK Concept
Das trail passamos para as naked. Neste caso mais uma moto apresentada na EICMA em formato conceptual. Com o 125NK Concept a CFMoto está pronta para preencher o vazio no segmento das 125 cc apresentando uma visão ousada, concretizada numa máquina concebida para a diversão.
A identidade da 125NK Concept baseia-se no design introduzido pela NK-C22 Concept. O braço oscilante do tipo monobraço permite destacar a cobertura em fibra de carbono da roda traseira, enquanto a traseira esguia segue as linhas do assento do condutor, junto ao qual encontramos um sistema de escape desportivo assinado pelos especialistas da SC Project.
As dimensões, ainda que compactas, do depósito, são realçadas por painéis laterais bastante salientes e que praticamente envolvem toda a frente desta 125NK concept, onde é colocada uma ótica de design agressivo e iluminação em LED.
Na roda dianteira, a cobertura em fibra de carbono do disco de travão remete diretamente para uma moto de elevado desempenho, enquanto o guarda-lamas dianteiro é um dos detalhes imediatamente reconhecíveis da família NK.
Todas estas características de design são realçadas por um esquema de cores que transmite o dinamismo que a marca pretende integrar na naked 125NK Concept, uma proposta que antecipa um dos modelos que permitirá aos mais jovens experimentarem as sensações de conduzir uma moto da família NK.
CFMoto 800NK GP
A moto naked mais potente da gama NK está recheada da ambição e essência por detrás do projeto de competição Moto3 da CFMoto. A 800NK GP está pronta para entrar na pista com uma posição de condução desportiva e características técnicas desenvolvidas pelos mesmos fornecedores que apoiam a equipa de competição.
Desde pneus até aos travões, suspensões ajustáveis de alta qualidade, sistema de escape com ponteira em fibra de carbono fabricada pela SC Projeect, poisa-pés elevados para permitir atingir ângulos de inclinação mais pronunciados sem raspar os poisa-pés no asfalto, guiador rebaixado, peças maquinadas, proteção da forquilha e do braço oscilante e configuração de assento apenas para o condutor.
Tudo na 800NK GP é orientado para um ambiente de competição, e não apenas a pintura especial Moto3.
CFMoto CL-C Low Ride e CL-X Spirit
A família de cariz scrambler CL continua a crescer, e a 450CL-C fez na EICMA a sua primeira aparição em solo europeu.
O novo modelo “Cool Life Cruising” da CFMoto é apoiado pela família 700CL-X, apostando aqui numa maior liberdade de expressão com recurso ao programa Custom Work, onde a marca chinesa aplica técnicas mais artesanais para conseguir um resultado especial.
A CL-C Low Ride pega em todos os traços estilísticos da linha CL-C e adiciona o estilo bobber, com uma secção traseira realçada pela jante lenticular que combina com um pneu de grandes dimensões, enquanto a configuração monoposto é embelezada por costuras contrastantes.
A atitude agressiva da Low Ride é reforçada pelo sistema de escape de dupla ponteira, enquanto o bloco do motor mantém o estilo típico das motos custom adotando um acabamento em preto. O tradicional depósito de combustível em forma de lágrima da CL-C é no entanto cromado e modificado para resultar numa imagem exclusiva.
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